terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DETENTOS FOGEM APÓS REBELIÃO EM PENITENCIÁRIA DE BAURU

DETENTOS FOGEM APÓS REBELIÃO EM PENITENCIÁRIA DE BAURU

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, os presos colocaram fogo no prédio de dois pavilhões e conseguiram fugir.
Um vídeo registrado por um morador mostra o momento em que policiais abordam um carro com detentos que tinham fugido. O Corpo de Bombeiros está no local para controlar as chamas e o helicóptero Águia sobrevoa a cidade para localizar os fugitivos.
Segundo o presidente do Sindicado dos Agentes Penitenciários, Gilson Pimentel Barreto, a rebelião começou por causa de uma apreensão de celular dentro da penitenciária. “Durante uma ação dos funcionários no alojamento e pegaram um preso com um celular e a revolta começou devido a isso. Os funcionários estavam retirando o preso e o resto da população não aceitou.”
Barreto informou que não há uma estimativa de quantos presos fugiram. “Foi colocado fogo em papelões, tem alguns feridos, funcionários não ficou ninguém refém, mas não foram muitas fugas”, afirma.
Ainda segundo Barreto, os detentos do CPP 3 não estavam sendo monitorados com tornozeleira eletrônica depois que o convênio entre o estado e a empresa não foi renovado.
A Secretaria de Administração Penitenciária informou que a situação já está controlada e que está realizando a contagem dos presos, pois alguns deles aproveitaram-se da confusão para fugir do presídio. A SAP afirma que não houve reféns. Parte dos evadidos já foi recapturada e será levada ao Centro de Detenção Provisória de Bauru.
O CPP 3 “Prof. Noé Azevedo”, antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), funciona em regime semiaberto e tem capacidade para 1124 pessoas, mas abriga atualmente 1427 presos.
Pelo menos dois pavilhões do CPP 3 ficaram danificados (Foto: Arquivo Pessoal)
Fogo foi ateado em penitenciária (Foto: Reprodução/TV TEM)
Rebelião no Centro de Progressão Penitenciária de Bauru (Foto: Arquivo Pessoal)
Polícia Militar trabalha na recaptura dos homens (Foto: Carolina Abelin/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário