sexta-feira, 7 de junho de 2024

Brigas entre internos deixam feridos na Fundação Casa em Ribeirão Preto, SP

 

Por g1 Ribeirão Preto e Franca

 

Ao menos um adolescente e um servidor público ficaram feridos depois de brigas entre internos da Fundação Casa na tarde de quarta-feira (5) em Ribeirão Preto (SP). Boletins de ocorrência registraram duas confusões distintas no mesmo dia no complexo socioeducativo. Os envolvidos tiveram atendimento médico e estão fora de risco.

Ouvido pelo g1, o servidor Ricardo de Oliveira, que se feriu em uma dessas confusões, reclama do recente aumento das tensões entre os adolescentes e afirma que não é a primeira vez que brigas ocorrem no local. Ele cita que houve outro incidente há pouco mais de um mês.

"Teve uma outra briga generalizada onde dez ou mais adolescentes partiram para cima de três. Nessa mesma sala, no mesmo lugar, na mesma unidade", afirma.

Em nota, a Fundação Casa informou que as ocorrências foram pontuais e que a Corregedoria apura os fatos (veja o posicionamento completo mais abaixo).

Servidor fica ferido após briga entre adolescentes na Fundação Casa de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Arquivo EP e Arquivo pessoal

Servidor fica ferido após briga entre adolescentes na Fundação Casa de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Arquivo EP e Arquivo pessoal

Brigas na Fundação Casa

As brigas ocorreram em unidades localizadas na Rodovia Geovana Aparecida Deliberto, segundo boletins de ocorrência.

A primeira foi por volta das 15h. Ricardo, que é agente socioeducativo, relatou que estava com outros dois servidores monitorando uma sala com 17 internos, quando, sem motivação aparente, uma briga generalizada se instaurou entre eles.

"Começaram a agredir um adolescente de Bebedouro [SP]. Foram vários adolescentes, não deu pra fazer contagem. Não teve discussão, foi sem motivo", diz.

Os internos não obecederam à voz de comando, segundo Ricardo, que alegou ter sido agredido com socos no rosto por um dos adolescentes ao tentar separar a briga. Com as agressões, o funcionário perdeu um dente. Ele também relatou que ao menos um adolescente ficou ferido durante a confusão.

"Nessa agressão, acabaram acertando a minha face, cortou meus lábios, perdi um dente e machucou a minha mão", afirma o agente.

Um pouco mais tarde, às 16h15, outra confusão entre internos ocorreu na Fundação Casa de Ribeirão Preto e deixou um interno de 18 anos ferido, socorrido com um edema na cabeça, segundo boletim de ocorrência.

O que diz a Fundação Casa

Em nota, a Fundação Casa informou que a Corregedoria Geral apura os desentendimentos entre os adolescentes, mas que não houve internos feridos.

"As situações foram pontuais e controladas rapidamente pelos servidores dos centros socioeducativos, que também orientaram os jovens."

Segundo a instituição, os adolescentes envolvidos passarão por comissões de avaliação disciplinar e terão sanções cabíveis.

"Para reforçar a segurança dos servidores e também dos adolescentes, a Fundação Casa está realizando estudos para a instalação de câmeras dentro das salas de aula das unidades", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário