quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Jovens da Fundação CASA homenageiam artistas em festival de música no SESC

 


Oitenta e dois internos de unidades que fazem parte da Divisão Regional Sudoeste (DRS) da Fundação CASA, sendo os centros masculinos e femininos de Sorocaba, Botucatu, Itapetininga, Iaras e Cerqueira César (SP) irão subir ao palco para apresentações musicais.

Por g1 Sorocaba e Jundiaí

 


Jovens da Fundação CASA homenageiam artistas em festival de música no Sesc de Sorocaba (SP) — Foto: Fundação CASA/Divulgação
Jovens da Fundação CASA homenageiam artistas em festival de música no Sesc de Sorocaba (SP) — Foto: Fundação CASA/Divulgação

Em uma apresentação que, além de transmitir a música, representa a superação e uma descoberta artística, jovens que cumprem medidas socioeducativas em centros masculinos e femininos da Fundação CASA sobem ao palco no Sesc de Sorocaba (SP), nesta quinta-feira (21), no Festival de Música da Instituição, o MUSICASA 2023.

Mais de 80 internos de unidades que fazem parte da Divisão Regional Sudoeste (DRS) da Fundação Casa, que engloba cidades de Sorocaba, Botucatu, Itapetininga, Iaras e Cerqueira César, participam da apresentação.

O repertório conta com canções compostas pelos jovens, além de homenagens a artistas já falecidos, como os compositores Luiz Gonzaga (Asa Branca), Teddy Vieira (Menino da Porteira) e os cantores Tim Maia, Chorão (Charlie Brown Jr) e Bob Marley.

O Gerente Técnico da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP), Wellington do Carmo Medeiros de Araújo, explica que o tema de cada ano é indicado pela GACEP e possui relevância com preocupações educativas.

“Pensando nas muitas perdas em razão da pandemia o tema Tributos foi o escolhido. Mais, são os próprios adolescentes quem escolhem o ritmo e a música que interpretarão ou até mesmo que comporão", diz.

Wellington ainda explica que qualquer adolescente ou grupo musical do Centro pode participar, havendo apenas limitação à participação de uma única apresentação por Centro de Atendimento, podendo ser individual ou coletiva.

“Quando os Centros possuem aula de música do Projeto Guri, Programa da Secretaria de Cultura, é mais comum que a turma forme um grupo musical e com ele se apresente, mas também não são poucos os casos de adolescentes que se apresentam com servidores de todas as áreas de atuação profissional ou mesmo sozinhos.”

O evento

Há 12 anos, o MUSICASA tem sido uma forma dos adolescentes mostrarem o talento e a criatividade desenvolvidos em oficinas que acontecem nos centros de atendimento. O festival é promovido anualmente pela Instituição. As apresentações foram suspeitas durante a pandemia.

Com a retomada do evento, é um momento de celebração não apenas da música, mas também da resiliência dos jovens que continuaram a desenvolver suas habilidades artísticas mesmo diante de adversidades.

O evento não será aberto ao público. Conforme o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo, a decisão visa evitar a estigmatização dos adolescentes, devido à condição transitória deles de cumprimento de medida socioeducativa. Na plateia, estarão os jovens, servidores da Fundação CASA e alguns convidados.

Ainda de acordo com o presidente, a restrição da presença do público também tem um aspecto pedagógico. “Os servidores mostram para os jovens que, ao mesmo tempo em que são plateia, também se tornam artistas, invertendo as posições, assim como ocorre na vida real, pois exercemos diversos papéis.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário