quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Plano de governo do governador Márcio França

PROGRAMA DE GOVERNO MÁRCIO FRANÇA GOVERNADOR (2019 A 2022) 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 03 I. DESENVOLVIMENTO SOCIAL ............................................................................... 06 A. Educação .......................................................................... 06 B. Saúde ................................................................................ 11 C. Segurança e Administração Penitenciária ......................... 15 D. Cultura................................................................................ 19 E. Esporte e Lazer ................................................................. 22 F. Assistência Social e Cidadania.......................................... 24 G. Juventude........................................................................... 27 H. Mulheres............................................................................. 29 I. Negros................................................................................ 31 J. LGBTI+............................................................................... 33 K. Pessoas com Deficiência................................................... 34 L. Idosos .................................................................................36 II. DESENVOLVIMENTO URBANO................................................................................... 38 M. Habitação......................................................................... 39 N. Mobilidade Urbana (Transporte e Trânsito)...................... 41 O. Saneamento Básico.......................................................... 43 III. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL......................................................................... 45 P. Crescimento Econômico e Economia Criativa.................. 47 Q. Ciência, Tecnologia e Inovação......................................... 50 R. Ensino Superior e Ensino Profissionalizante...................... 52 S. Logística e Transporte........................................................ 54 T. Energia............................................................................... 56 U. Agricultura e Abastecimento.............................................. 57 V. Turismo.............................................................................. 59 W. Trabalho, Renda e Empreendedorismo............................. 61 IV. MEIO AMBIENTE E PROTEÇÃO AOS ANIMAIS........................................................ 63 V. GESTÃO PÚBLICA...................................................................................................... 66 3 INTRODUÇÃO São Paulo é um retrato do Brasil: para aqui vieram brasileiros de várias partes do país e de vários países do mundo. A economia dinâmica, as oportunidades oferecidas atraíram essas pessoas de origens diversas, gerando uma sociedade bastante plural. Nos últimos anos, o governo de São Paulo trabalhou bastante e muito se fez para tornar São Paulo melhor. É necessário continuar trabalhando muito, melhorando a qualidade dos serviços públicos e democratizando as oportunidades, principalmente para os jovens. Oportunidades de trabalho, de educação, de saúde, de cultura, de esporte, etc. É preciso investir na infraestrutura, no padrão de qualidade das universidades, dos hospitais, das escolas, da rede de transporte, etc. É preciso estender o padrão de atendimento do Poupatempo e Metrô para outros serviços estaduais: o que já funciona bem precisa funcionar melhor. Para São Paulo continuar participando da nova Revolução Tecnológica, é preciso investir bastante na qualificação da mão de obra, através das universidades, das Etecs e Fatecs ou de outros cursos técnicos, do ensino médio profissionalizante, da ampliação da rede paulista de parques tecnológicos e empresas inovadoras. É preciso desenvolvimento com conhecimento e inovação. Mas precisa ser um desenvolvimento sustentável, que preserve os recursos para as gerações futuras: com energia limpa, com 4 tratamento dos resíduos, com redução das emissões de carbono, etc. É preciso estimular o setor privado na inovação, na eficiência e na sustentabilidade, agregando mais valor, produzindo mais, exportando mais e gerando bons empregos. A produção limpa, a economia criativa, a química verde, o complexo aeronáutico, a farmacêutica, os equipamentos de automação, as atividades de computação e software devem ser estimuladas. Devemos cuidar bem das coisas e das pessoas: aplicar bem os recursos públicos, ter metas e cobrar resultados. Queremos uma sociedade mais justa: a luta contra as desigualdades, seja de sexo, seja de cor, seja de raça, sejam regionais ou seja de renda, serão constantes com políticas públicas estaduais adequadas. Para o bem de São Paulo, manteremos um diálogo permanente com os trabalhadores, as classes médias, os empresários, os trabalhadores rurais, os religiosos, os jovens, os idosos, os servidores, os negros, as pessoas com deficiências e demais setores da sociedade paulista. Os municípios, as regiões administrativas, as regiões metropolitanas terão papel importante na definição das diretrizes do governo estadual, com participação respeitosa e ativa. Queremos uma política digna, que se expresse na transparência das ações administrativas. Destacamos nesta introdução algumas diretrizes gerais: 5 1- Melhorar a qualidade dos serviços públicos de educação, saúde, segurança e transporte (mobilidade urbana), etc. 2- O atendimento público deve ser feito de forma respeitosa e eficiente em relação ao cidadão e à cidadã. 3- Democratização das oportunidades: criar condições para todos, em especial ao jovem, assegurando direito ao estudo e ao trabalho. 4- As desigualdades sociais e regionais serão combatidas para serem reduzidas, construindo um ambiente social de maior solidariedade. 5- Assegurar a transparência do dinheiro público (receitas e despesas) e garantir a participação do cidadão e da cidadã por meio dos Conselhos Estaduais e outras formas de acompanhamento. 6- Lutar pelo desenvolvimento sustentável, para que os recursos existentes atendam às necessidades das gerações atuais e das futuras. 6 I – DESENVOLVIMENTO SOCIAL A– EDUCAÇÃO Na atual situação, a economia brasileira vem se especializando em gerar postos de trabalho de baixa qualificação e remuneração, o que se associa a um sistema educacional repleto de deficiências. Em São Paulo, é necessário revitalizar a escola pública, devolver a dignidade dos professores, incrementar um processo intensivo de estímulo à criação e difusão do saber, para que os avanços mundiais da ciência e da técnica sejam assimilados, reprocessados internamente e integrados em um acervo de conhecimentos e práticas. São Paulo precisa, como o Brasil, estar preparado para a nova revolução tecnológica, a “quarta revolução industrial”: mas é preciso garantir oportunidades educacionais para todos. A educação de qualidade assegura às pessoas os conhecimentos, as competências e as aptidões necessárias para questionar-se, conceituar e solucionar problemas que ocorrem. A educação de qualidade é chave para a geração de um espírito crítico que permita conhecer, compreender e lutar pelos direitos da cidadania. É preciso estimular as crianças e os jovens, mobilizar a sociedade e valorizar os professores para que a educação paulista corresponda às necessidades do atual momento histórico. Um dos princípios básicos de uma educação pública com qualidade social é o de garantir a todos e a todas as condições 7 necessárias para um pleno desenvolvimento intelectual, humano e ético. Para isto, são necessários o diálogo com a família, o trabalho colaborativo, a inclusão efetiva, o reconhecimento das potencialidades individuais. É necessária uma educação que supere a desigualdade e a exclusão, atendendo a todos e, em especial, aqueles que mais necessitam de uma aprendizagem que possibilite a formação humana com qualidade social, o respeito aos direitos individuais e sociais e o cultivo de valores fundamentais, como o respeito ao outro, a tolerância, a solidariedade, a justiça social, a inclusão e a pluralidade de visões. 1- Valorização social, funcional e salarial dos professores de forma permanente. 2- Formação inicial e continuada dos profissionais da educação com programa permanente de qualificação e evolução na carreira. 3- Aprimorar o programa de concessão de bolsas de estudo para formação dos profissionais da educação básica estadual em nível de pós-graduação. 4- Aperfeiçoar os mecanismos de concessão de licenças para aperfeiçoamento e formação continuada, sem ferir a aprendizagem dos estudantes. 5- Incentivar a progressão na carreira a partir da titulação e habilitação profissional. 6- Melhorar as condições de trabalho dos educadores e prevenir a incidência de doenças profissionais. 8 7- Reestruturar o plano de carreira dos profissionais da educação, através do diálogo com a categoria. 8- Criação dos centros regionais e permanentes de formação continuada dos professores. 9- Aperfeiçoamento da gestão escolar. 10- Elaborar subsídios para implementar gestão sustentável nas escolas (economia de energia, destinação de resíduos, etc.). 11- Ampliar a rede de creches em conjunto com a União, os municípios e as associações comunitárias, repassando prédios ociosos do Estado para esta finalidade. 12- Alfabetização das crianças até os 7 anos. 13- Aumentar as vagas no Ensino Médio, ampliando a escola de tempo integral e estimulando a formação técnico-profissional. 14- Integração das universidades com a rede estadual de ensino para colaborar na formação continuada dos profissionais da educação e melhorias educacionais. 15- Ampliar o ensino de jovens e adultos visando à formação profissional e o uso de plataformas e recursos digitais com adequação de currículos e horários. 16- Implantação da Base Curricular Comum na rede estadual de ensino fundamental e apoio aos municípios neste processo. 17- Dar suporte às escolas para elaborar o Projeto Político Pedagógico, com as especificidades regionais e locais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. 18- Integrar educação, saúde, assistência social, cultura e esporte na rede estadual de ensino. 9 19- Utilizar as novas tecnologias e a inovação como ferramentas pedagógicas e de gestão. 20- Garantir o acesso e a permanência de todos na escola, respeitando a diversidade e estimulando a inclusão. 21- Adoção do processo de avaliação contínua durante o ano. 22- Executar o Plano Estadual de Educação e acompanhar os municípios na elaboração e execução de seus Planos Municipais de Educação. 23- Garantir uma manutenção eficiente nas escolas, com infraestrutura física e tecnológica adequadas. 24- Aumentar a segurança nas escolas e desenvolver uma cultura de paz. 25- Incentivar a democratização das escolas por meio da participação da família e da comunidade, com gestão democrática e participativa, através das APM’s, conselhos de escola, grêmios estudantis, etc. 26- Criar programas de acompanhamento e intervenção nas dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, reduzindo as desigualdades educacionais com aulas de reforço, classes de aceleração, recuperação nas férias, etc. 27- Estimular o intercâmbio entre cidades e países para os alunos do ensino médio. 28- Desenvolver metodologias próprias para pessoas com deficiências de diversas naturezas e garantir sua permanência e inclusão na rede estadual. 10 29- Dar grande ênfase à melhoria da qualidade do ensino, especialmente do ensino médio, tornando a escola mais atrativa aos estudantes. 30- Desenvolver a educação ambiental na rede estadual de ensino. 31- Ampliar a oferta dos programas de apoio e formação dos conselheiros dos diversos conselhos de acompanhamento e controle de área de educação. 32- Estimular a educação integral, oferecendo oficinas de música, teatro, dança, esporte, robótica, cinema, etc., para o contraturno escolar. 11 B – SAÚDE Na questão da saúde, é importante fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo, buscando a universalização dos serviços com a qualidade que todo cidadão e cidadã merecem, em parceria com a União e os municípios. Um desafio importante a ser enfrentado nos próximos anos nessa área é o envelhecimento da população: haverá maior incidência de doenças crônicas. Hoje, as principais causas de morte são as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Depois vêm o câncer, os homicídios e os acidentes de trânsito. Além de bom atendimento ambulatorial e hospitalar, é fundamental articular ações de prevenção específicas das enfermidades, através do incentivo a uma alimentação saudável, saneamento ambiental, prática esportiva, etc. 1- Implantar o Cartão SUS em São Paulo para 100% da população. 2- Valorizar os profissionais da saúde com programas de capacitação permanente e salários dignos. 3- Atuar em parceria com a União para ampliar o número de médicos e profissionais de saúde, com pisos salariais condizentes e fixação dos profissionais nos municípios distantes. 4- Instituir serviço civil solidário na área da saúde em regiões de maior exclusão social. 12 5- Ampliar o acesso aos serviços especiais de saúde como a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, Rede de Reabilitação Lucy Montoro, etc. 6- Organizar a rede estadual de prevenção e tratamento dos pacientes com DST/AIDS e hepatites. 7- Ampliar a rede especializada de internação para tratamento de dependentes químicos. 8- Apoiar os municípios para expandir o Programa de Saúde da Família, agentes comunitários de saúde e outras ações de prevenção à saúde. 9- Ampliar a rede de saúde mental, valorizando experiências da sociedade civil nesta área. 10- Criar programas de informação e de tratamento de doenças crônicas comuns entre os idosos e prevenir doenças ligadas ao envelhecimento. 11- Construir novos hospitais, ampliando a cobertura em todas as regiões do Estado; 12- Apoiar o atendimento nos hospitais filantrópicos e manter as Santas Casas de Misericórdia. 13- Em parceria com os municípios, construir e reformar UBS’s – Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 14- Modernizar os hospitais do Estado de São Paulo, construir novos centros médicos especializados. 15- Dar apoio aos hospitais universitários. 13 16- Estimular o Instituto Butantã para a ampliar a produção de vacinas e pesquisas. 17- Regionalizar os serviços de atendimento à saúde da mulher e apoiar os programas de controle de câncer de colo de útero e de mama, entre outros. 18- Estimular programas de prevenção da gravidez na adolescência nas escolas, nas associações comunitárias, etc. 19- Apoiar programas próprios de atendimento à saúde dos idosos. 20- Apoio a programas de saúde do trabalhador, envolvendo a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças decorrentes do trabalho. 21- Aperfeiçoar o programa de fornecimento de medicamentos gratuitos, garantindo regularidade e pontualidade. 22- Estimular, por meio da articulação dos setores públicos, privados e acadêmicos, a produção de equipamentos e dispositivos médicos de alta tecnologia, de fármacos e biofármacos. 23- Investir na prevenção para a saúde mediante um meio ambiente salutar, alimentação adequada, boas condições de higiene e sanitárias, etc. 24- Intensificar a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, como forma de prevenção e de controle de doenças. 25- Revisão do Código Sanitário Estadual. 26- Humanização dos serviços de saúde pública, com atendimento ágil, digno e respeitoso. 14 27- Fortalecer o Conselho Estadual de Saúde e outros Conselhos Gestores de Saúde, estimulando uma participação cidadã de qualidade. 28- Estimular programas de amamentação materna e combate à obesidade infantil. 15 C – SEGURANÇA E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA A violência tem causas psicológicas, causas sociais, etc. As causas sociais estão no desemprego, na concentração de renda, na exclusão social, no crime organizado, no crescimento desordenado das grandes cidades, na desestruturação da família, no abandono das crianças, nas frustrações dos jovens. É incentivada pela impunidade, pela lentidão da justiça, pela corrupção policial e pela crise do sistema penitenciário. É preciso atacar as causas sociais que produzem a violência, a criminalidade. É necessário agir de forma coordenada: ações sociais e melhorias do sistema judicial, policial e prisional. Além de oportunidades, principalmente para os jovens, é necessário promover uma cultura de paz e valorização da vida: uma sociedade segura, com menos violência e criminalidade. Uma sociedade justa, equilibrada e protegida, com boa segurança pública, garante os direitos fundamentais da cidadania, a democracia e a dignidade da pessoa humana. Essa melhoria da qualidade dos serviços prestados tem como base princípios como “proteger as pessoas”; “fazer cumprir as leis”; “combater o crime e preservar a ordem pública”. 1- Investir com prioridade no Serviço de Inteligência Policial, com ações coordenadas entre as esferas federal, estadual e municipal. 16 2- Ampliar a integração entre as polícias civil e militar, aprimorando a capacidade de investigação. 3- Criar sistemas de metas de redução de crimes, em especial, de crimes violentos. 4- Investir forte em tecnologia, dotando as polícias das ferramentas necessárias à ação policial (preventiva, ostensiva e investigativa), aperfeiçoando suas competências. 5- Combater a corrupção, aperfeiçoando os mecanismos de transparência e controle interno. 6- Dar continuidade ao processo de valorização das carreiras policiais e dos servidores penitenciários. 7- Estabelecer convênios com as universidades do Estado para a formação de policiais e de estudos avançados sobre a violência e criminalidade. 8- Atuar em conjunto com os municípios nos programas de videomonitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, integrando bancos de dados. 9- Implantação de novas Bases Comunitárias de Segurança, com reestruturação e reforma das já existentes. 10- Implantar o “Programa Vizinhança Solidária”, aumentando o vínculo polícia-comunidade. 11- Criar a “Ronda Maria da Penha” para combater a violência contra a mulher. 12- Ampliar o sistema detecta, com aporte logístico, para fortalecimento da capacidade preventiva, fiscalizadora e de combate ao crime. 17 13- Equipar adequadamente a área de segurança pública. 14- Reformular o gozo de licença-prêmio podendo, converter todo o período em pecúnia e atualizar a indenização para os casos de morte ou invalidez dos policiais. 15- Aperfeiçoar as Delegacias de Defesa da Mulher, com acolhimento humanitário. 16- Criação do Fundo Especial da Polícia Civil e Polícia Técnico- Científica. 17- Ampliar o Programa Estadual de Vídeo Conferência. 18- Construção de presídios específicos para cumprimento de penas no regime semiaberto. 19- Ampliar programa de inserção dos detentos no mercado de trabalho. 20- Incentivar a aplicação de prestação de serviços à comunidade com penas alternativas. 21- Enfrentar o tráfico de armas, o tráfico de drogas, o contrabando e a lavagem de dinheiro. 22- Ampliar a política estadual de educação sobre drogas nas escolas e nas comunidades, ampliando o conhecimento e a orientação dos jovens e suas famílias. 23- Combater a pedofilia, a exploração sexual e a pornografia infantojuvenil pela internet e na sociedade. 24- Modernizar as delegacias, com atendimento respeitoso e de qualidade, ampliando as Delegacias de Defesa da Mulher, com atendimento humanitário. 18 25- Estimular e garantir a participação da sociedade civil na política de segurança pública, fortalecendo a prevenção primária. 26- Criação de mais Centros de Detenção Provisória no Estado de São Paulo. 19 D – CULTURA São Paulo tem uma diversidade cultural muito grande. É necessário preservar esse pluralismo aberto a todas as manifestações culturais e valorizar a cultura. É necessário democratizar a cultura partindo da ideia de que os bens culturais são direitos de todos e não privilégios de alguns. São direitos de acesso e usufruto das obras culturais: direito à informação, direito à formação e direito à produção cultural. É preciso preservar conhecimentos, memórias, a transmissão dos repertórios de uma geração a outra. Dar prioridade a museus, arquivos, bibliotecas, aos registros escritos, sonoros e visuais de tradições orais e da produção contemporânea, assim como aos tombamentos, à preservação e à revitalização ambiental, a tudo que é indispensável ao desenvolvimento do nosso estado. As novas tecnologias digitais têm base e potencial para democratizar o acesso ao conhecimento e às atividades culturais. 1- Ampliar o Programa Fábricas de Cultura, em parceria com os municípios. 2- Fortalecer a difusão da produção cultural no interior e no litoral do Estado. 3- Fortalecer a rede paulista de museus, arquivos e novas formas de preservação da memória material e imaterial. 4- Preservar o Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo. 20 5- Consolidar a rede de bibliotecas públicas municipais, incentivando a produção e a circulação do livro. 6- Estimular a formação de música no Estado de São Paulo, incentivando os conservatórios musicais e as orquestras sinfônicas nos municípios. 7- Estimular o cinema e o teatro nos municípios. 8- Apoiar empreendimentos no segmento do turismo cultural e sustentável. 9- Incentivar o artesanato, em parceria com os municípios, com feiras e exposições. 10- Estimular as ações de cultura nas periferias das grandes cidades do Estado. 11- Ofertar cursos técnicos na área da arte e da cultura e aumentar as vagas de graduação e pós-graduação. 12- Apoiar o Memorial da América Latina. 13- Ampliar a programação e modernizar a Fundação Padre Anchieta. 14- Incluir o desenvolvimento cultural no Programa de Ensino Integral nas escolas do Estado. 15- Capacitar arte-educadores, bibliotecários, coordenadores de espaços culturais e outros profissionais da cultura. 16- Facilitar a criação de redes e plataformas para integrar profissionais das artes e da cultura. 17- Desenvolver Sistema de Indicadores Culturais. 18- Estimular a criação artística estadual em ação conjunta com os municípios e sociedade civil. 21 19- Estabelecer parcerias com o setor privado em ações que beneficiem o público em geral. 20- Ampliar o Programa de Formação Cultural Ademar Guerra, com circulação de profissionais de dança e teatro em todo o Estado. 21- Organizar um calendário de Festivais de Arte no Estado. 22- Incentivar os programas de iniciação artística para as populações de risco. 23- Publicar e-books com edições de roteiros cinematográficos, textos teatrais, partituras musicais de domínio público. 24- Criar um edital PRO AC para realizadoras mulheres: diretoras, autoras, coletivos femininos, etc. 22 E– ESPORTE E LAZER O Estado apoiará e incentivará as práticas esportivas formais e não formais, o lazer como direito de todos e como forma de integração social. Eles são importantes instrumentos de desenvolvimento humano e social, capazes de causar impactos profundos, tanto na vida do indivíduo, melhorando a saúde e o desempenho escolar, como na vida comunitária, reduzindo a violência e promovendo a inclusão. É preciso democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, um direito de todos. 1- Investir em construção, reforma e adequação das praças esportivas. 2- Adaptar a infraestrutura e os equipamentos esportivos para atender os atletas paralímpicos e os praticantes com deficiência. 3- Implantar, em parceria com as prefeituras, projetos de esporte e lazer nos parques públicos. 4- Oferecer esporte de qualidade em todas as escolas estaduais, valorizando a importância da disciplina e promovendo atividades inclusivas. 5- Organizar as olimpíadas estudantis de São Paulo. 6- Estimular a formação e a iniciação esportiva no contraturno escolar. 7- Desenvolver o Bolsa Atleta e a concessão de bolsas-auxílio. 8- Desenvolver o Programa Bolsa Talento Esportivo. 9- Efetivar a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. 23 10- Ampliar o programa de academias ao ar livre em parceria com as prefeituras. 11- Incentivar a atividade física na terceira idade, em parceria com academias de ginástica e clubes esportivos. 12- Fortalecer os jogos regionais e os jogos abertos do Interior. 13- Apoiar o esporte educacional, o esporte comunitário e o esporte de alto rendimento. 24 F- ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA As ações na área de Assistência Social e Cidadania serão organizadas, elaboradas, executadas e acompanhadas com base nas ideias de participação da comunidade, de descentralização administrativa e da integração das ações dos órgãos e entidades da administração estadual e destes com a União e os municípios. É necessário garantir os direitos e o acesso a bens e serviços a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade e risco social, com parcerias, transparência e geração de renda. Cerca de 6,7 milhões de pessoas vivem em situação de alta e muito alta vulnerabilidade social no Estado: desestruturação familiar, desemprego, drogas, renda insuficiente, violência doméstica e social, insegurança alimentar, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, famílias com dificuldade de acesso aos serviços públicos, moradias em áreas de risco, egressos do sistema prisional, calamidades públicas, etc. Para superar isto é necessário: 1- Fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) promovendo a integração entre as esferas federal, estadual e municipal. 2- Intensificar as ações estaduais para combater a extrema pobreza em parcerias com o terceiro setor e outras áreas da sociedade. 25 3- Ampliar os programas de transferência de renda, incentivando a inclusão produtiva com programas de geração de trabalho e renda. 4- Estabelecer o cadastro único estadual das pessoas em situação de vulnerabilidade social. 5- Ampliar o acesso a serviços e políticas públicas para populações vulneráveis, em especial a inserção profissional dos jovens. 6- Estimular a Rede Social de Solidariedade através de projetos sociais alternativos e parcerias diversas. 7- Atender às famílias e aos usuários de drogas, ampliando a rede de serviços e qualificando as equipes técnicas. 8- Implementar o Plano Decenal de medidas sócio educativas. 9- Ampliar as ações destinadas a concretizar os direitos, a igualdade e a dignidade das mulheres, da população negra e indígena e da população LGBTI+. 10- Estimular o envelhecimento ativo da população. 11- Capacitar os servidores públicos na temática dos direitos humanos. 12- Ampliar a rede de proteção e defesa dos direitos dos consumidores. 13- Ampliar o atendimento da Defensoria Pública para a assistência judiciária gratuita. 14- Garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. 26 15- Acolher os imigrantes com dignidade e respeitar as garantias do Estatuto do Imigrante. 16- Garantir o controle social das políticas públicas de direitos fundamentais mediante a ampliação dos esforços de participação da cidadania. 17- Fortalecer e revisar o Programa Estadual de Direitos Humanos. 18- Fortalecer os movimentos sociais de defesa dos direitos humanos. 27 G- JUVENTUDE A juventude representa mais de um quarto da população, mas ainda faltam espaços públicos suficientes para acolher os jovens e dar vazão às suas necessidades de se expressar e se reinventar. Eles querem se fazer ver, ouvir, ler, escrever sobre seus sonhos e projetos; querem participar e intervir nas políticas públicas que lhe são dirigidas, querem aprender competências e conteúdos que lhes parecem importantes. Não tem futuro a sociedade que não garante educação de qualidade a seus jovens e condena parte deles à delinquência, negando-lhes emprego e esperança, presente e futuro. É preciso combater a desigualdade no acesso à educação, ao mercado de trabalho, ao empreendedorismo, às oportunidades de lazer, à cultura e à ciência. 1- Incentivar a criação de grêmios escolares, centros acadêmicos e outras formas de participação dos jovens na gestão da escola e da universidade. 2- Garantir “passe livre” para os estudantes que têm renda menor. 3- Estimular os jogos escolares do Estado de São Paulo. 4- Implantar programa para os jovens de 16 a 20 anos de alistamento civil voluntário em atividades culturais e comunitárias, com bolsa e curso profissional. 28 5- Estimular a formação de grupos e projetos culturais com diferentes linguagens artísticas. 6- Incentivar o empreendedorismo dos jovens em suas diferentes dimensões. 7- Inserir os jovens no mundo do trabalho pelo incentivo às empresas quanto a política de primeiro emprego. 8- Estimular a implantação de secretarias e conselhos de juventude nos municípios. 9- Estimular a Secretaria Estadual de Juventude. 10- Estimular as olimpíadas de ciências das escolas públicas, estimulando a curiosidade científica e o entendimento dos desafios do avanço do conhecimento. 29 H- MULHERES Cerca de 35% dos lares paulistas são chefiados por mulheres, que representam 52% da população e 46% da população com registro em carteira, recebendo 75% do salário do homem pelo mesmo trabalho. Nos últimos anos, vários avanços ocorreram na luta das mulheres por igualdade. Mais mulheres concluíram o ensino superior e reduziram a taxa de fecundidade. Houve avanços também nas leis de proteção à mulher. No entanto, ainda persiste um grau de violência relativamente elevado, notadamente a violência doméstica; a carência de creches, onde as mães possam deixar os filhos para poder estudar e trabalhar; a pequena participação das mulheres em cargos de direção das empresas e na política. É necessário reduzir a violência contra as mulheres e garantir sua autonomia e liberdade. 1- Combater a discriminação contra as mulheres no mercado de trabalho, estabelecendo salários iguais para funções iguais. 2- Fomentar o empreendedorismo das mulheres. 3- Fortalecer as agricultoras familiares com crédito e assistência técnica. 4- Estimular, nas escolas, materiais didáticos que preguem a igualdade entre homens e mulheres. 5- Aprimorar as ações de saúde pública preventiva e promover os direitos reprodutivos e sexuais das mulheres. 30 6- Reforçar os mecanismos de prevenção e tratamento de doenças que atingem as mulheres, em especial, o câncer de mama. 7- Ampliar o programa de redução da mortalidade materna. 8- Prevenir a gravidez infantil e juvenil. 9- Combater toda e qualquer forma de violência contra a mulher, em especial a violência sexual e doméstica. 10- Ampliar a rede de atendimento às mulheres tais como delegacias, juizados, centros de referência, assistência médica e psicológica e assistência jurídica. 11- Criar, em parceria com os municípios e consórcios municipais, casa abrigo para as mulheres vítimas de violência, garantindo o sigilo sobre sua localização. 12- Combater o tráfico de pessoas e o turismo sexual. 31 I- NEGROS Nossas raízes estão também na África, de onde vieram milhões de negras e negros como escravos. Com a abolição da escravatura, em 1888, os afrodescendentes foram lançados à própria sorte, quando teve início dupla discriminação. De um lado, eram expatriados, desempregados, sem estudo, sem a devida qualificação para o mercado de trabalho, de outro, eram menosprezados pela cor da pele e pela origem étnica. As desigualdades de renda, de sexo e étnicas continuam em nossa sociedade. As mulheres negras, os trabalhadores negros, os jovens negros são vítimas dessa desigualdade. 1- Lutar contra toda a forma de racismo e de discriminação baseada em preconceitos de raça, sexo, cor, etnia, etc. 2- Fiscalizar a aplicação da lei que instituiu o ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas. 3- Estimular o conhecimento do calendário das tradições e da cultura afro-brasileiras. 4- Garantir o sistema de cotas nas universidades estaduais e outros órgãos públicos. 5- Auxiliar no reconhecimento, regularização e certificação das terras de quilombos. 6- Ampliar a cobertura dos serviços públicos básicos em áreas quilombolas, melhorando o abastecimento de água, a rede de esgoto e a coleta de lixo. 32 7- Coibir a especulação imobiliária nas áreas quilombolas. 8- Inserir mais, com políticas públicas, a população negra no mercado de trabalho. 9- Estabelecer política própria para combater a violência contra os negros, em especial o jovem com baixa escolaridade. 33 J- LGBTI+ A Constituição de 1988 prega a liberdade e a igualdade de todos os brasileiros e de todas as brasileiras, sem distinção de qualquer natureza. Não se pode permitir que os direitos e a dignidade das minorias sexuais sejam violados em nome do preconceito. O direito de vivenciar a sexualidade e o direito às oportunidades devem ser garantidos a todos, indistintamente. 34 K- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O conceito de “pessoas com deficiência” envolve condições variadas. Podem ser físicas, auditivas, visuais, intelectuais ou múltiplas. É fundamental ampliar o exercício da cidadania às pessoas com deficiência, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e aprimorando os serviços públicos que lhes são oferecidos. 1- Garantir o percentual de cargos e de empregos públicos estaduais, respeitando os critérios de admissão. 2- Exigir o cumprimento efetivo da Lei de Cotas nas empresas estaduais, assegurando a reserva de vagas para a pessoa com deficiência. 3- Oferecer programas de qualificação profissional para os candidatos às vagas inclusivas das empresas. 4- Respeitar a legislação de acessibilidade com firmeza e rigor. 5- Desenvolver metodologias próprias de ensino para pessoas com deficiência de diversas naturezas. 6- Esclarecer educadores, gestores, toda a comunidade escolar, famílias com crianças e jovens com deficiência sobre a perspectiva da Educação Inclusiva. 7- Ampliar os Centros de Reabilitação e de estimulação precoce. 8- Ampliar programas de interação de pessoas com deficiência visual e auditiva mediante cursos de libras e braile. 35 9- Capacitar de forma continuada profissionais da educação e da saúde sobre deficiências intelectuais. 10- Garantir política estadual de prevenção das deficiências de forma descentralizada e regionalizada. 11- Garantir atendimento ambulatorial e hospitalar especializado, incluindo o fornecimento de órteses, próteses, bolsas de ostomia e materiais auxiliares. 12- Assegurar o oferecimento de atividades esportivas, culturais, recreativas e de lazer adaptadas às pessoas com deficiência, sob a orientação de profissionais especializados. 13- Reservar 7,5% em conjuntos habitacionais para pessoas com deficiência, com reserva preferencial dos andares térreos. Aqui estão muitas das propostas do Márcio França

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