terça-feira, 23 de maio de 2017

O que faz: Um Agente Penitenciário



O que faz: Agente Penitenciário

O Agente Penitenciário é responsável por vigiar as instituições prisionais, zelando pela segurança da sociedade, além de manter a integridade física e de saúde dos presos.

Escolaridade:Nível SuperiorSalário médio:R$ 2.600 a R$ 8.900Área de atuação:Segurança

Sobre a profissão

O profissional precisa ter bom tato para lidar com as pessoas, comunicar-se de forma expansiva e franca e deve ter equilíbrio emocional para lidar com as diferentes situações do presídio. Precisa manter o respeito às regras e normas institucionais, postura ético-profissional e capacidade de medir conflitos. Aptidão física é exigência obrigatória.

Mercado de trabalho

O Agente Penitenciário pode atuar em presídios e delegacias em qualquer parte do país.

A rotina do trabalho

Atende, orienta, dá assistência, disciplina do preso. Realiza revista nos presidiários e visitantes, realiza vigilância interna e lida com situações de conflito como rebeliões, fugas etc. Realiza contenção, escolta armada e auxilia a polícia na captura de presos foragidos do sistema penitenciário.

O profissional vigia os presos com a finalidade de assegurar à custódia, de estabelecer a ordem dentro dos presídios, impedir possíveis fugas, encaminhar demandas dos internos para a diretoria, informar possíveis ocorrências e conferir documentos. A atividade engloba também planejamento, organização e a participação de programas e ações para a socialização do preso. Conhecimento das leis e normas do sistema penitenciário são conhecimentos necessários para a atuação da profissão

E NÓS AGENTES DE APOIO SOCIOEDUCATIVO ????????????????

????????

Um comentário:

  1. Nós fazemos tudo isso, mas desarmados, além de ter que dar suporte ao trabalho de professores, agentes educacionais, psicólogos, assistentes sociais, redigir relatórios, realizar escolta desarmados, aceitar o descaso da sociedade e das autoridades em relação ao nosso trabalho... Enfim, somos como o ar, essenciais para a manutenção da ordem e disciplina, mas ninguém vê, e só se lembram da gente quando não estamos.

    ResponderExcluir