Senado pode aprovar ainda hoje PEC que reconhece novas forças como parte da segurança prevista na Constituição
O Senado pode tomar uma decisão histórica nesta terça-feira (dia 27) ao votar uma proposta que amplia o conceito de segurança pública no país. A medida pretende reconhecer oficialmente as guardas municipais e os agentes de trânsito como integrantes do sistema de segurança, dando a esses profissionais o mesmo status constitucional já conferido a outras corporações, como polícias e bombeiros militares.
- União busca mudar alocações com modelo que promete 'servidor certo no lugar certo'
- Mais de 7 mil professores estaduais do Rio já migraram da jornada de 18 horas para 30 horas semanais
A proposta em questão é a PEC 37/2022, apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e tem como objetivo modificar a Constituição para incluir essas categorias no artigo que define os órgãos de segurança pública.
Atualmente, apenas instituições como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária, polícias civis e militares, entre outras, compõem essa estrutura. A votação pode acontecer em dois turnos ainda nesta tarde, graças a um rito especial aprovado pela Casa.
Recepção
A iniciativa já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde teve parecer favorável do senador Efraim Filho (União-PB). A proposta vem sendo defendida por parlamentares que argumentam que guardas municipais e agentes de trânsito exercem funções cruciais para a segurança local e merecem o devido reconhecimento legal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/o/G/RaOpfOS9qSAouM0zg4oQ/109582320-ri-rio-de-janeiro-rj-02-01-2025-guarda-municipal-na-orla-de-copacabana-foto-domingos.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário