Durante encontro, representantes reforçaram a parceria entre as instituições, que já ocorre há 18 anos
A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou o apoio às etapas semifinais e finais da XVIII Copa CASA de Futebol, campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação CASA. A parceria com a Federação na realização dessas etapas da competição completa 18 anos em 2023.
Durante o encontro, ocorrido na Sede da FPF, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes e o vice-presidente da Federação, Mauro Silva, discutiram temas como a importância do esporte na medida socioeducativa, a ressocialização e as oportunidades oferecidas pelo futebol.
Segundo o presidente da Fundação CASA, a manutenção desse diálogo interinstitucional é muito importante. “É fundamental darmos continuidade a essa parceria, pois o futebol é uma das nossas principais atividades desportivas e é um fator preponderante na ressocialização desses adolescentes privados de liberdade”, comentou.
O vice-presidente da FPF, Mauro Silva, destaca que oferecer o apoio é uma forma da FPF colaborar com uma mudança, para melhor, na sociedade. “A Federação acredita muito na união das entidades e organizações. Manter parcerias, como essa com a Fundação CASA, são uma responsabilidade nossa, quase um dever também. A gente tem muita sensibilidade para alguns temas e sabemos que vivemos em um país com muitas desigualdades. Acho que nenhuma instituição pode estar alheia a isso”, acrescentou Silva.
O apoio da FPF no campeonato será consolidado com a cessão dos troféus e medalhas para as equipes campeãs da final e de um time de arbitragem para todas as partidas das semifinais e finais da competição.
Ao final da reunião, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo, ainda realizou um convite para a gestão da FPF. “Vamos agendar para que a Federação acompanhe a rotina de atividades educativas, escolares e desportivas de um dos centros. Será uma visita inédita, que muito alegrará os adolescentes em medida socioeducativa”, concluiu.
Sobre a Copa CASA
A realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
Neste ano, a 18ª edição reuniu cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide em duas fases: a regional e a estadual.
No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.
A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.
Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.
Estão classificados para a final os times dos centros socioeducativos Rio Dourado (de Lins), São Carlos (de São Carlos), Bela Vista (do bairro da Vila Maria, na capital paulista) e Santo André II, do ABC Paulista.
A Instituição promove o evento, anualmente, desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve uma edição.
As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.
“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário