Na data de hoje tivemos a primeira reunião junto a executiva da Fundação CASA para tratarmos da Campanha Salarial.
Foram presentamos na reunião da Fundação Casa as cláusulas 01 - Data Base, 3 - Índice Inflacionário de 2020 (4,31%) e 2021 (5,45%), total 9,76%.
Cláusula 11 - Sesc. A Fundação Casa informa que foi aceito a proposta de convênio pelo Sesc e logo seremos informados.
A cláusula 23 - Dos Operacionais foi abordado a questão do baixo salário, da ausência de EPI e EPC adequados aos servidores, como também do serviço essencial que é prestado a instituição e da necessidade da atuação destes profissionais aos finais de semana e feriado. Com isso foi sinalizado a retomada da escala 2x2 para este setor.
Cláusula 33 - Escala de Trabalho dos AAS - a Fundação Casa verificará o impacto financeiro e na saúde do trabalhador da escala 24x72, como pediu ao sindicato que apresente também um estudo com proposta para viabilizar tal escala. E quanto a escala 2x2, estudará a questão das 8 folgas. E solicitado pelo sindicato o fim dos horários das 09h às 21h.
Cláusula 44 - Ausência de abertura de CAT nos casos de covid19, a Fundação insiste em dizer que há a necessidade de comprovação do nexo causal. O sindicato retomará a abordagem desta cláusula nas próximas reuniões.
Cláusula 54 - Garantia de Emprego, o Chefe de Gabinete nos posicionou que não há interesse da instituição ou do Estado na privatização, tanto é que nos Centros que estão com Gestão Compartilhada está sendo retomado as atividades de forma plena. Contudo, fomos oficializados da suspensão dos centros Rio Negro e Guaianazes 1 e 2, com a justificativa do número reduzido de adolescentes, contenção de recursos por causa da Pandemia e que as estruturas destas Unidades estão inapropriadas para execução da medida socioeducativa hoje.
Nos próximos meses a instituição irá anunciar o P.D.I. para os servidores que quiserem sair da instituição.
A Instituição ainda informa que as cláusulas sociais serão mantidas e as econômicas com impacto financeiro, serão encaminhadas a Comissão Políticas Salariais para avaliação e retorno nas próximas rodadas de negociação.
As demais cláusulas não discutidas hoje, serão pautadas nas próximas reuniões, como a jornada de trabalho da Enfermagem, Pedagogia e as questões do setor Psicossocial.
Cláusula 56 - PCCS - A instituição informa que sempre depende da Comissão de Política Salarial a aprovação do 1,5% sobre a Folha para o pagamento do PCCS. Que irá se desdobrar para buscar a aprovação e efetivação do plano no ano de 2021.
Segundo informações de um dos membros da comissão, que representou os servidores, o mesmo disse que foi apresentada a escala 24x72, porém a instituição disse que isso iria acarretar 60 milhões de reais a mais nos cofres do governo, devido a isso seria difícil essa escala, porém mesmo assim foi enviada a proposta.
No caso dos pdvi ( demissões voluntárias, segundo informações, o governo estaria aprovando a demissão voluntária por parte dos servidores, com isso diminuiria o quadro funcional que atualmente é mais ou menos 4 mil adolescentes pra mais ou menos 12 mil servidores.
As unidades estariam fechando devido a esse quadro de poucos adolescentes muitos servidores, além de algumas passarem por reformas, e outras serem em locais emo, colocando a vida dos servidores em risco.
No caso dos PCCs, a evolução salarial nossa que está atrasada a anos, o mesmo disse que foi enviada ao governo e estão aguardando resposta.
Pediram pra manter nosso dissídio pra primeiro de março, colocaram na mesa a indignação por terem acabado com o grupo de apoio, a segurança do trabalho, e todas questões envolvendo a segurados servidores dentro e fora dos centros.
A instituição irá manter as cláusulas sociais, em nenhum momento se opuseram, disseram que a Fundação CASA está lutando pra manter o convênio médico com a Amil, pra que seja diminuído o valor de reajuste, que a Amil está querendo 28%, esse foi o RESUMO da reunião de hoje 11 de fevereiro de 2021.
24x72 foi pra discussão
Casas fechando
Evolução salarial
Plano de demissão voluntária
Fim do grupo de apoio
Segurança do trabalho
Convênio médico
Não consigo entender a diminuição tão drástica no números de adolescentes, se a pandemia veio contra o cidadão de bem, veio muito a favor do crime de modo geral
ResponderExcluir