Uma boa notícia para quem for declarar o Imposto de Renda 2021: no programa da Receita Federal será possível importar os principais dados da declaração de 2020 e agilizar o preenchimento de alguns campos, como a declaração de bens, por exemplo. Com isso, você evita de errar alguma informação, valor ou palavras com erro de digitação.
Vale lembrar que a Receita leva em consideração os últimos 5 anos de declaração, então, é sempre importante guardar esses documentos em algum lugar. Neste ano, com a novidade, basta você localizar o arquivo referente ao que foi declarado em 2020 e boa parte do trabalho estará feita.
+ Imposto de Renda: informe de rendimentos (2020) do INSS está disponível
+ Saiba como declarar o saque emergencial do FGTS no Imposto de Renda 2021
+ Quem ficou desempregado precisa declarar Imposto de Renda? Veja as regras
Caso você não encontre esse arquivo, basta seguir alguns passos:
1) O caminho mais simples é abrir o programa de preenchimento do ano passado, o IR 2020, caso você ainda o tenha instalado. Lá é possível localizar a declaração, gerar uma cópia do arquivo e salvá-lo em alguma parte do computador.
Assim que o programa abrir, você precisa localizar o item “Transmitidas”, selecionar a declaração e clicar em um ícone em formato de disquete.
Logo após salvar a declaração, abra o IR 2021, clique em “Nova”, escolha o tipo de declaração em “Ajuste Anual” e “Importar declaração de 2020”. Selecione o arquivo e complete o resto das informações da declaração deste ano.
2) Agora, se o programa foi apagado do computador, é possível que algum documento ainda esteja armazenado lá. Para isso, procure no “explorador de arquivos” do PC uma pasta chamada “Arquivos de Programas RFB”. Nela é possível que a declaração do ano passado esteja em “IRPF2020” – “Transmitidas”.
Assim que localizado, você pode copiar esses arquivos para uma outra pasta e importá-los no programa IR 2021.
3) Caso você tenha perdido todos os dados do computador recentemente, ou trocou de aparelho, você pode encontrar os documentos no site da Receita Federal em “Declaração” – “Baixar Arquivo da Declaração Entregue”. Para conseguir acessar o documento você precisa de um certificado digital. Se você não possui um certificado, será necessário agendar atendimento em um posto da Receita na sua cidade pelo número 146.
Nenhum comentário:
Postar um comentário