sábado, 5 de fevereiro de 2022

Homem demitido por atraso após salvar vítima de acidente segue desempregado e sonha cursar educação física

 

Por g1 Santos

 


Homem que ajudou vítima de acidente foi dispensado por atraso em Bertioga, SP — Foto: Robsom dos Santos/Arquivo Pessoal

Homem que ajudou vítima de acidente foi dispensado por atraso em Bertioga, SP — Foto: Robsom dos Santos/Arquivo Pessoal

homem que foi demitido após se atrasar para o trabalho porque parou para ajudar a vítima de um acidente em Bertioga, no litoral de São Paulo, continua desempregado, e sonha cursar educação física para dar continuidade a um projeto social que realiza e trabalhar na área. Quase um ano após o acidente, Robsom dos Santos, de 36 anos, contou ao g1, neste sábado (5), o que mudou na vida dele nesse período.

Robsom explica que, após a demissão, muitas pessoas se mobilizaram e o ajudaram financeiramente com uma campanha online. Com o dinheiro arrecadado, conseguiu comprar uma moto para trabalhar como entregador, mesmo sem habilitação.

Ele realizou entregas durante seis meses, mas pegou Covid-19, passou por dificuldade financeira e precisou vender o veículo. "Fiquei doente, não pude trabalhar. Foram outras responsabilidades por conta dos meus filhos, e tive que vender a moto no momento de crise".

Com parte do dinheiro da venda da moto, Robsom comprou alguns materiais de construção para erguer uma casa no terreno atrás de onde os pais moram.

Com Covid-19 pela segunda vez, os sintomas estão mais leves, agora que está vacinado, mas na primeira vez que pegou a doença, quando ainda não estava imunizado, ficou muito ruim.

"Estou fazendo bico sem registro, mas vou ver se levanto um dinheiro para comprar outra moto e voltar a trabalhar, agora que sou habilitado", diz.

Robsom desenvolve projeto social com crianças da comunidade onde mora em Bertioga, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Robsom desenvolve projeto social com crianças da comunidade onde mora em Bertioga, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Sonho

Morando com os pais e os filhos, Robsom conta que o sonho dele é cursar educação física e trabalhar na área. "Dar aula e viver disso. Tenho um projeto social desde 2016, mas não sou formado. Eu amo esporte desde criança".

Ele afirma que dá aulas e organiza campeonatos para incentivar as crianças da comunidade onde mora a praticarem atividades físicas, principalmente futebol. "Meu sonho é conhecer o Santos Futebol Clube e levar a molecada do projeto para conhecer também".

Robsom recebeu a visita de vítima de acidente que ajudou a socorrer em Bertioga, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Robsom recebeu a visita de vítima de acidente que ajudou a socorrer em Bertioga, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Reencontro

Robsom lembra que, no momento em que ajudou a vítima do acidente, não sabia quem era. "Só entrei no mato, pedi informações para ver se estava bem, [pois] tenho curso de primeiros-socorros, depois esperei a ambulância e fui embora".

Um dia após o acidente, ele teve a surpresa de receber a visita da vítima que ajudou a socorrer. "Ele apareceu em casa, me procurou, eu nem sabia e nem lembrava do rosto. Graças a Deus, foi em casa, foi algo natural, uma surpresa e alegria".

Robsom ressalta que parou para ajudar porque se colocou no lugar da vítima. "Eu fiz de coração. Passei por situações boas e outras ruins [depois disso], mas não me arrependo não".

Robsom agradece, ainda, ao ex-patrão, que, apesar de tê-lo demitido, sempre o ajudou bastante.

Carro capotou e ficou parcialmente submerso em vala — Foto: Robsom dos Santos/Arquivo Pessoal

Carro capotou e ficou parcialmente submerso em vala — Foto: Robsom dos Santos/Arquivo Pessoal

Relembre o caso

Robsom dos Santos foi demitido após se atrasar para o trabalho porque parou para ajudar a vítima de um acidente em Bertioga. Ele viu o momento em que o motorista perdeu o controle do carro e capotou.

O acidente ocorreu em 8 de fevereiro de 2021, após o condutor do veículo fazer uma ultrapassagem na Rodovia Rio-Santos, na altura do bairro Maitinga. O motorista perdeu o controle do carro e capotou na via, caindo em uma vala localizada em uma área de mata.

Na época, Robsom disse ao g1 que viu o acidente e se colocou no lugar da vítima. "Capotou umas cinco, seis vezes, só na pista".

Robsom contou que estava em período de experiência na empresa. Naquele dia, ele tinha saído atrasado de casa, mas, ao ver o acidente, resolveu parar e ajudar de alguma forma. Ele entrou na área de mata e viu o carro parcialmente submerso pela água da vala. O morador diz que ficou preocupado com a possibilidade de o motorista se afogar, por isso, decidiu tentar tirá-lo do veículo.

“Falei 'oi, tudo bem? Tem gente?'. Aí, ele falou 'tem, eu estou sozinho'. Mandei ele tirar o cinto, para tirar ele, porque não conseguia virar o carro”, explicou.

Com o auxílio de outros homens que desceram até o local, o motorista foi retirado do carro e deixado ao lado do veículo, enquanto aguardava as equipes de resgate.

Após o acidente, Robsom foi para o trabalho. Porém, por estar em período de experiência, acabou sendo dispensado pela empresa. Ele relata que já imaginava que poderia ser demitido, por estar em período de teste. Mesmo assim, o autônomo afirma que tomou a decisão certa.

Carro caiu em uma área de mata próxima a rodovia em Bertioga, SP — Foto: Robsom dos Santos/Arquivo Pessoal

Carro caiu em uma área de mata próxima a rodovia em Bertioga, SP — Foto: Robsom dos Santos/Arquivo Pessoal

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Governo estabelece redução da maioridade penal como prioridade

 

Governo Bolsonaro estabelece redução da maioridade penal como prioridade

Lista prioritária será apresentada aos parlamentares na sessão de abertura do Congresso Nacional; itens ainda serão discutidos com líderes partidários
Governo Bolsonaro estabelece redução da maioridade penal como prioridade
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

governo federal estabeleceu a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos como um dos itens da lista prioritária de projetos a serem aprovados pelo Congresso.

A lista, porém, ainda será discutida com as demais lideranças partidárias, segundo o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Os projetos prioritários serão apresentados aos parlamentares na sessão de abertura do Congresso Nacional. A lista também elencará a pauta econômica, com projetos como a PEC dos Combustíveis

Comunicado da superintendência de segurança da Fundação CASA aos servidores



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SUPERINTENDÊNCIA DE SEGURANÇA - SUPSEG

Comunicado SUPSEG - 001/2022

Considerando a Portaria Normativa nº 368 de 05 de outubro de 2021, 

que instituiu o videomonitoramento em todos os Centros de Atendimentos da 

Instituição; 

Considerando a necessidade de normatizar o sistema de 

videomonitoramento instalado nos Centros de Atendimento da Fundação CASA; 

Considerando que, com a instalação do sistema de CFTV, o repasse de 

informações será fundamental para entendimento das situações cotidianas; 

Considerando a necessidade de transparência com todos servidores 

do protocolo de atuação da Central de Videomonitoramento.

Comunicamos: 

1. Fica instituído o PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DA CENTRAL DE 

VIDEOMONITORAMENTO;

2. Este protocolo deve ser de conhecimento de todos os servidores da Fundação 

CASA, cabendo a gestão local a divulgação e aplicação;

3. A equipe da Superintendência de Segurança - SUPSEG, deverá realizar a constante 

atualização dos protocolos;

4. É de responsabilidade dos gestores do Centro de Atendimento Socioeducativo, a

comunicação de imediato das ocorrências graves à Sala de Situação para 

acompanhamento pelo CFTV.



PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DA CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO

Considerando o descrito na Portaria Normativa 368/2021 e o Comunicado SUPSEG 003/2021, o

sistema de CTFV tem como objetivo geral “Acompanhar diuturnamente a dinâmica e o cotidiano 

dos Centros, por meio de câmeras de CFTV, verificando a utilização dos protocolos de segurança, 

além do adequado cumprimento das diretrizes de atendimento socioeducativo, promovendo a 

imediata comunicação aos gestores responsáveis, sempre que verificadas anomalias.”

Descrevemos, a seguir, o Protocolo de Atuação da Central de Videomonitoramento.

Da Atuação

A equipe do videomonitoramento será designada pela Coordenação de Equipe responsável pelo 

plantão, a partir do sistema de Postos de Serviços.

Os Postos de Serviços, no período diurno, estão definidos conforme estrutura da Central de 

Videomonitoramento, sendo eles.

POSTO 1 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 2 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 3 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 4 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 5 – será responsável pelo monitoramento dos Centros em Atenção/apoio aos demais Postos;

POSTO 6 – será responsável pelo monitoramento dos Centros em Atenção/apoio aos demais Postos;

POSTO 7 – será utilizado para as visitas remotas, bem como, pelo apoio aos Centros em Atenção e 

Sala de Situação.

Os Centros em atenção serão definidos conforme classificação situacional, podendo haver 

solicitação específica da Regional, DGAR, AEPS ou outras instâncias.

Os POSTOS 8,9,10 – Serão distribuídos entres os servidores que atuarão com foco principal na Sala 

de Situação.

Forma de atuação nos Postos

Os acompanhamentos se darão com os seguintes formatos:

Ininterrupto - visualização em tempo integral das 16 câmeras do Centro, com foco na vigilância 

preventiva, na identificação do início de uma ocorrência, na execução dos procedimentos de 

segurança, nas atividades desenvolvidas nos espaços socioeducativos e locais vulneráveis do Centro

de Atendimento; 

Atenção na movimentação – término das aulas, refeitório, recolhimento.




Normalidade – visualização de todas as câmeras dos Centros de modo sistemático, com foco nos 

corredores, refeitórios e quadras.

Observações importantes:

 Portas abertas de salas em desuso;

 Cadeados sem utilização correta (somente no ferrolho);

 Entrada de material, sem conferência;

 Revista Pessoal nos adolescentes;

 Postos de Serviços descobertos e/ou sem correto cumprimento de suas atribuições;

 Movimentação e deslocamento de adolescentes sem acompanhamento de AAS;

 Algemas dentro do ambiente socioeducativo;

 Excesso de cadeiras, existência de materiais (escadas, andaimes, etc.);

 Deslocamento de adolescente fora do espaço socioeducativo;

 Alto número de adolescentes em um mesmo espaço;

 Realização de manutenção no Centro;

A organização dos Postos de Serviço, no período noturno, deverá considerar:

POSTO 1 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 2 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 3 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 4 – será responsável pelo monitoramento de até duas Regionais;

POSTO 5 – será responsável pela Sala de Situação/apoio aos demais Postos;

POSTO 6 – será responsável pela Sala de Situação/apoio aos demais Postos.

Gestão da Central

A Coordenação de Equipe deverá distribuir e registrar os agentes nos Postos de Serviço, 

atendimento telefônico e monitoramento de imagens.

O gestor será responsável pela orientação técnica da equipe, devendo ter conhecimento de todos

os pedidos de exportação e armazenamento – Exportação por pedido judicial, pedido da 

Corregedoria, demais setores que possam solicitar, via executiva. O armazenamento será feito em

pasta restrita à gestores SUPSEG.

Referido gestor deverá supervisionar a realização dos Descritivos das imagens – descrição e registro,

em resenha, das situações observadas nas imagens exportadas pelos agentes dos Postos de Serviço.

O Agente de Apoio Socioeducativo, concomitantemente, iniciará o registro e fará a comunicação ao

Coordenador:

I- Hora de início e conclusão da ocorrência;

II- Identificação do AAS do monitoramento;

III- Centro de Atendimento;



IV- Número da câmera-observatório;

V- Descrição sumária e isenta da ocorrência;

Informado, o Coordenador de Equipe avalia a ocorrência em andamento e entra em contato com o 

gestor do Centro de Atendimento e, se necessário, equipe da Regional e gestores da 

Superintendência.

Na sequência, será iniciado o Registro da Ocorrência (RO) conforme descritivo do Agente 

visualizador, acrescido das providências (contato com Centro – nome e RE e resposta do Centro, se 

houver.

Posteriormente, a resenha gerada pelo Centro, será adendo àquela emitida pela Sala de Situação.

SITUAÇÕES LIMITE 

O Coordenador de Equipe acionará de imediato o Centro, Divisão Regional, Gestores da SUPSEG.

Com as informações detalhadas, deverá elaborar um resumo dos fatos, encaminhado, via aplicativo 

de mensagem, às demais autoridades. 

SITUAÇÕES GRAVES:

Rebelião

Movimento de indisciplina

Princípio de Tumulto

Confronto Adolescente X Funcionário

Agressão Adolescente X Funcionário

Autoflagelo

Tentativa de suicídio

Óbito interno

Agressão Funcionário X Adolescente

Fuga Interna

Resgate

Enquadramento Interno

Enquadramento Externo (na porta do Centro)

Clima Tenso

Dano ao Patrimônio (grande monta)

As situações descritas acima, na forma tentada, também são caracterizadas como graves.



OCORRÊNCIAS MÉDIAS

Agressão Adolescente X Adolescente

Agressão Funcionário X Funcionário

Tentativa de agressão Adolescente X 

Adolescente

Abandono de Posto

Apreensões em geral 

Remanejamento de dormitório

Dano ao Patrimônio (média e pequena monta)

Ocorrência Externa (próximo ao Centro)

Suspensão de Atividades

Do contato com o Centro e Regional

Quando observadas ocorrências graves e médias, deverá ser realizado contato imediato com o 

Centro/ Regional.

Situações em desacordo com os procedimentos e que possam gerar riscos, deverão ser informadas 

ao Centro, como alerta.

O contato com a Regional deverá ser feito em face de ocorrências graves, constando:

a. Descritivo breve da situação visualizada;

b. Temporalidade da ocorrência e percepção de controle da equipe;

c. Existência de servidores, adolescentes machucados;

d. Local isolado, ou ocorrência generalizada no Centro;

e. N° aproximado de adolescentes envolvidos;

f. N° de servidores envolvidos.

Após contato com a Regional, a SUPSEG deverá ser informada e avaliará a 

necessidade/oportunidade/conveniência de contatar demais autoridades.

O contato com o Centro, direção ou coordenação de equipe, deverá ser feito em face de ocorrências 

médias e/ou alertas de riscos, constando a descrição do fato observado.



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SUPERINTENDÊNCIA DE SEGURANÇA - SUPSEG

Da organização da equipe

A equipe será organizada nos Postos citados e os momentos de descompressão fora do espaço-

alongamento, descanso da visão – seguirão o disposto na Norma Regulamentadora do Ministério 

do Trabalho - NR 17, e orientações dos técnicos da Medicina do Trabalho:

descanso e/ou refeição

REGIONAL DRL/DRVP DRMNO/DRS DRMSE/DRO DRMC/DRN ATENÇÃO/

APOIO

ATENÇÃO/

APOIO

VISITA ON-

LINE TODOS TODOS TODOS

POSTO CFTV CFTV CFTV CFTV CFTV CFTV SALA/CFTV SALA SALA SALA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

7h00

9h00

9h10 ok

9h20 ok

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17h30 ok

17h40 ok

17h50 ok

18h00 ok

19h00

ASSINADO DIGITALMENTE https://sistemas.fundacaocasa.sp.gov.br/e-casa/validar/5896330E-202202-0039821


FERNANDO LOPES 04/02/2022






Parceria entre Secretaria da Cultura e Fundação Casa resulta em programação especial de Férias

 

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Os adolescentes puderam participar de oficinas culturais de desenho, teatro, música e artesanato. Também houve exibição de filmes

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, desenvolveu, em parceria com a Fundação Casa, atividades culturais especiais durante o mês de férias.
No decorrer do mês de janeiro de 2022, os adolescentes do regime de semiliberdade puderam participar de oficinas culturais de desenho, teatro, música e artesanato. Também houve exibição de filmes.
A parceria com a Fundação Casa teve início em 2021, quando foram desenvolvidas Oficinas-Aula de música com os educandos. “Neste ano de 2022, continuaremos as ações, que tem como objetivo oferecer aos jovens experiências culturais, fundamentais para o processo de educação e importante meio de transformação social”, disse o secretário da Cultura, André Gomes.
A programação foi realizada na Casa de Cultura de Marília e contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, do ator Cacá Luís, do escritor e desenhista André Jundi, do maestro Otávio Caprioli e da artesã Kyrieh Tonelli.
“Acreditamos no papel transformador que a cultura tem na educação dos indivíduos. Essas experiências certamente farão a diferença no processo de reintegração dos jovens do semiliberdade”, destaca o coordenador da Casa de Cultura, Johnny Walkman.
Também participaram das atividades de férias na Casa de Cultura os jovens da Casa do Pequeno Cidadão, que acompanharam a oficina de primeiros socorros promovida pelo Corpo de Bombeiros.


CASA DE CULTURA DE MARÍLIA
A Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”, localizada na Av. Santo Antônio, 136, abriga o projeto Teatro da Cidade e o Projeto Guri. A Casa também é utilizada para a realização de oficinas culturais, além de ser sede das exibições gratuitas de filmes dos Pontos MIS.
Para conferir a programação da Casa de Cultura e de outros equipamentos culturais de Marília, acesse a agenda cultural do município no link < https://www.marilia.sp.gov.br/agenda-cultural >

 

Fotos: Divulgação