sábado, 22 de junho de 2024

Resumo da assembléia dos servidores da Fundação CASA







Assembléia aprova proposta referente ao dissídio 2024


Em assembleia realizada neste sábado, no auditório do Sindicato dos Químicos, no bairro da Liberdade, em São Paulo, os servidores da Fundação Casa representados  pelo Sitsesp, aprovou em assembleia por ampla maioria, a proposta do dissídio 2024. 


Os principais pontos aprovados:


Reajuste Salarial: Aplicação integral do índice de reajuste de 3% (três por cento) para reposição salarial, incluindo benefícios, com base no IPC-FIPE acumulado de março de 2023 (data-base) a fevereiro de 2024. Este reajuste será aplicado a partir de março de 2024.


Benefícios Incluídos: A reposição salarial de 3% inclui os benefícios de vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e auxílio-funeral, conforme especificado na Sentença Normativa.


Avaliação de Desempenho: Além do reajuste salarial, a Fundação CASA dará continuidade aos processos de avaliação de desempenho dos servidores para a evolução salarial prevista no Plano de Cargos e Salários da Instituição, referente aos exercícios de 2020, 2021 e 2022.


O presidente Neemias de Souza deu início à assembleia em primeira chamada às 9h, com um intervalo de 30 minutos, conforme edital, para a segunda chamada às 9h30. A mesa solene foi composta pelos advogados Silmar Dutra e Ronaldo Pagotto, além de Benjamin representando a comissão de negociação, Jessita, Brito, Aline e Neemias.


Neemias iniciou a assembleia apresentando as principais ações em andamento  da gestão. A pesquisa de satisfação foi apresentada pela diretora Angela reafirmando a importância da categoria se fazer presente,  respondendo e estimulando os colegas.


Após abrir para plenária foram feitas 4 inscrições, não havendo contraproposta da plenária, o presidente Neemias de Souza colocou em votação, com a proposta sendo aprovada por mais 80% da assembleia.


Agradecemos pela participação.


 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

PM de SP cria sistema de inteligência artificial para agilizar atendimentos do 190

 


Projeto piloto foi implementado para receber demandas de perturbação de sossego e liberar policiais para solicitações emergenciais

Sex, 21/06/2024 - 10h08 | Do Portal do Governo 
DownloadGoverno de SP
Atendimento do Copom (190) da Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo implementou uma ferramenta inovadora de inteligência artificial (IA) para agilizar os atendimentos em chamados do 190. O objetivo da iniciativa é liberar os policiais para atender ocorrências de maior gravidade, enquanto o assistente virtual orienta as vítimas de demandas relacionadas a perturbação de sossego — que representa cerca de 25% de todas as ligações que o 190 recebe atualmente.

O projeto ainda é piloto e atende, inicialmente, a capital e a região metropolitana de São Paulo. Desde abril, o “Mike”, nome dado à inteligência artificial do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), realizou cerca de 186 mil atendimentos, sendo que já atendeu quase 200 ligações de forma simultânea.

“Aos finais de semana, principalmente no período noturno, as ocorrências de barulho chegam a quase 70% de toda a demanda do Copom. Isso causa filas no atendimento e, às vezes, impede que uma vítima que passa por uma situação de urgência seja atendida imediatamente”, explica o comandante do Copom, coronel Carlos Lucena.

Ao direcionar as demandas de perturbação de sossego para a IA, os atendentes ficam livres para o dar suporte necessário nas ocorrências que envolvem risco à vida ou a integridade física das pessoas. O fato do atendimento ser realizado por um robô não prejudica a eficácia da prestação do serviço.

“Como o cadastro das ligações não emergenciais atendidas pela IA são de preenchimento de formulários, não traz qualquer prejuízo para o atendimento daquela ocorrência”, observa o coronel.

Como funciona o atendimento?

O atendente do 190 recebe a ligação e, ao identificar que se trata de uma demanda de perturbação de sossego, transfere o chamado para o assistente virtual. O “Mike” realiza as perguntas de praxe para identificar o endereço da vítima, o motivo da ligação e o resumo da ocorrência.

As respostas são registradas no Sistema de Informações Operacionais da PM (Siopm) e gera uma ocorrência, da mesma forma que um atendente humano faria, entrando na fila de ocorrências para despacho para as viaturas.

“O principal ganho com o sistema é o nível de serviço para ligações emergenciais. Agora, as emergências poderão ser atendidas imediatamente, mesmo nos horários mais críticos”, diz o comandante da PM. “Nossa meta é atender os chamados emergenciais instantaneamente”, afirma Lucena.

Em 2023, na capital e região metropolitana de São Paulo, foram atendidos 727 mil chamados de perturbação de sossego via 190, o que corresponde a 24,7% do total de todas as demandas do Copom.

O número é quase o dobro das ocorrências de desinteligência (discussões em geral), segunda colocada no ranking. Foram 367 mil ligações recebidas no ano.

Em seguida aparecem as demandas de averiguação de atitude suspeita com 311 mil casos, violência doméstica com 215 mil casos, furtos com 137 mil e roubos com 127 mil chamados respondidos

Comunicado da Fundação CASA aos servidores


 COMUNICADO

Nº do Processo: 161.00180937/2024-47

Interessado: Divisão de Recursos Humanos

Assunto: Comunicado DRH 041/2024 - Data de Pagamento

do AVALIA- 2019

A Comissão de Avaliação de Competências, instituída pela Portaria

Administrativa 175/2022, representada neste ato pela Diretoria de Recursos

Humanos da Fundação CASA-SP, no uso de suas atribuições;

Considerando o processo de Avaliação de Competências 2019 – AVALIA-

2019, aberto por meio da Instrução DRH 001/2024; e

Considerando a classificação final do processo do AVALIA-2019, publicada

por meio do Comunicado DRH 040/2024.

COMUNICA

1 – O pagamento do AVALIA-2019 será realizado na folha de pagamento de

junho, com crédito no 5º dia útil de julho/2024, a todos os servidores

contemplados no processo de Avaliação.


EDUARDO FRANCISCO CANDIDO DA COSTA

Diretor de Divisão de Recursos Humanos

Documento assinado eletronicamente por Eduardo Francisco

Candido da Costa, Diretor de Divisão I, em 21/06/2024, às

15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no

Decreto Estadual nº 67.641, de 10 de abril de 2023.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

https://sei.sp.gov.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 , informando

o código verificador 0031598849 e o código CRC C1CEC8D0.

Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do IR 2024; saiba se vai receber

 

Por Daniel Cristóvão, Valor Investe — São Paulo

 


Receita Federal libera nesta sexta-feira (21), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024, no site restituicao.receita.fazenda.gov.br. O fisco vai pagar R$ 8,5 bilhões a 5,7 milhões de contribuintes no dia 28 de junho.

Para fazer a consulta simples, basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024). O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada.

Quem recebe a restituição do IR 2024 neste lote?

Por conta da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita incluiu os gaúchos na grupo prioritário para receber a restituição do IR 2024.

Vão receber a restituição do IR neste lote os contrinuintes do grupo prioritário - veja lista completa abaixo. Depois das prioridades legais, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix - desde que o mesmo seja o CPF - também tem prioridade.

  • 140.360 contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
  • 1.024.071 pessoas com mais 60 anos;
  • 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 459.444 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 252.738 moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes
  • 3.812.767 pessoas que fizeram a pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. Quem entregou antes, recebe antes (confira abaixo o calendário completo de restituição do IR 2024).

Bom lembrar que é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair.

A consulta do Imposto de Renda nos canais da Receita é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina. Assim também se evitam sustos ou o clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024

  • 1º lote de restituição - pago em 31 de maio
  • 2º lote de restituição - consulta a partir de 21 de junho e pagamento em 28 de junho
  • 3º lote de restituição - pagamento em 31 de julho
  • 4º lote de restituição - pagamento em 30 de agosto
  • 5º lote de restituição - pagamento em 30 de setembro

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, vá ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar o e-Cac é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.