Pesquisa conduzida na Faculdade de Medicina da USP busca minimizar o risco de transtornos do neurodesenvolvimento na população em desvantagem socioeconômica (foto: arquivo/Agência Brasil)
Repassada por Antônia, pasta da saúde do SITSESP
02 de março de 2023
Agência FAPESP – O projeto Intervenção Mediada por Pais de Estimulação à Comunicação Social (Impecs), conduzido por professores e pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), busca voluntários para um estudo que busca identificar sinais de dificuldade na comunicação ou interação social em crianças de 2 a 4 anos de idade (o limite para participação é 4 anos 11 meses e 29 dias).
A pesquisa é conduzida no âmbito de um Projeto Temático FAPESP coordenado pelo professor Guilherme Vanoni Polanczyk, da FM-USP. O objetivo é melhorar o desenvolvimento da comunicação social e da interação pai-filho em crianças com idade pré-escolar.
Os cientistas vão investigar os efeitos de cinco meses de aplicação da intervenção no desenvolvimento da comunicação social de crianças em risco para transtornos do neurodesenvolvimento, que vivem em desvantagem socioeconômica no Brasil.
O objetivo secundário é explorar se a Impecs está associada a melhorias em três medidas: padrões de atividade neurofisiológica medidos com eletroencefalografia (EEG) durante uma interação social ao vivo; problemas comportamentais internalizantes e externalizantes; estilo de cuidado parental na vida cotidiana.
Podem participar do projeto crianças de 2 a 4 anos em situação de desvantagem socioeconômica e que vivem na cidade de São Paulo.
As inscrições dos voluntários podem ser feitas pela página da FM-USP.
Mais informações em www.projetoimpecs.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário