Servidor Público
Acordo foi firmado durante evento em Brasília e deve ser implementado no dia 1º de maio
Por Redação
Na última sexta-feira (24), o governo federal firmou acordo para um reajuste salarial linear de 9% aos servidores públicos federais, além de aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação. A medida foi assinada durante cerimônia realizada em Brasília, junto a entidades representativas da categoria.
Agora, o Executivo encaminhará dois projetos de lei para o Congresso Nacional, um solicitando a autorização da concessão da atualização salarial, e outro, que pede adequação às exigências da Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano. A previsão é que o reajuste seja implementado a partir do dia 1º de maio.
O acordo pela porcentagem de 9% ocorreu após três rodadas de tratativas entre União e entidades representativas dos servidores na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). A proposta inicial, apresentada pelo Executivo, era de 7,8%, com vigência em março. No entanto, a categoria reivindicava reajuste de 13,5%, não aceito pelo governo.
Segundo Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, essa foi a negociação mais célere do serviço público, realizada graças à implementação da MNNP. A mesa funciona como canal de diálogo entre governo federal e a categoria, sendo reestabelecida neste ano, após estar desativada desde 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário