Objetivo da medida é ampliar a oferta desse tipo de empréstimo, que hoje é mais comum entre aposentados do INSS e servidores públicos.
O governo federal lança nesta sexta-feira (21) uma linha de crédito consignado para trabalhadores CLT, da iniciativa privada. O objetivo é ampliar a oferta desse tipo de empréstimo, que hoje é mais comum entre aposentados do INSS e servidores públicos.
Atualmente, trabalhadores do setor privado já podem acessar o crédito consignado, mas dependem de convênios entre empresas e bancos, o que limita o acesso e pode tornar o processo burocrático. Com a nova plataforma, o governo pretende permitir que esses trabalhadores obtenham empréstimos consignados diretamente com os bancos, com taxas de juros mais baixas
Segundo divulgado pelo governo, o empréstimo vai poder consumir até no máximo 35% do salário bruto e a expectativa é de que mais de 40 milhões de trabalhadores possam ser beneficiados. Isso inclui trabalhadores domésticos, rurais e até os microempreendedores individuais.
A previsão é que os juros caiam até 40% e com isso essas taxas se aproximam hoje da taxa que é cobrada dos servidores públicos, está em torno de 1,8% ao mês. Atualmente, para ser uma ideia, os trabalhadores do setor privado pagam 2,8% ao mês.
Quem já tem um consignado ativo, mas conseguiu encontrar uma taxa de juros menor nessa nova modalidade, poderá fazer a migração a partir do dia 25 de abril, que é quando o trabalhador também vai conseguir fazer contratações diretamente nos canais eletrônicos dos bancos.
A ferramenta também possibilitará a comparação das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras, permitindo que o trabalhador escolha a opção mais vantajosa. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida pode beneficiar mais de 40 milhões de pessoas.
E como pedir o empréstimo consignado?
Carteira de trabalho — Foto: Marcello Casal/ABr
Para ter acesso ao crédito é preciso acessar a carteira de trabalho digital. Quem não tem cadastro precisará fazer. Ao entrar, o trabalho vai colocar todos os seus dados e autorizar para que bancos acessem a margem de salário disponível para consignação e o tempo que tem de empresa.
Dentro do app, é só clicar no símbolo de dinheiro que está em penúltimo na ordem e se chama "Empréstimos":
Área de empréstimos dentro do aplicativo da Carteira de Trabalho. — Foto: Reprodução
Depois disso, é só clicar em faça uma simulação e escolher como ela será:
Simulação dentro do aplicativo da Carteira de Trabalho digital. — Foto: Reprodução
Depois de fazer o pedido da forma que achar melhor, o aplicativo diz que o trabalhador receberá propostas personalizadas em até 24 horas. Assim, ele pode escolher a melhor opção e contratar diretamente com o banco:
Resposta sobre a simulação de empréstimo. — Foto: Reprodução
A ferramenta também possibilitará a comparação das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras, permitindo que o trabalhador escolha a opção mais vantajosa. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida pode beneficiar mais de 40 milhões de pessoas.
Resoluções da ONU foram responsáveis pela divulgação do dia e destacam a importância desse item.
Historiadora é a entrevistada da vez no programa Fim de Expediente da rádio CBN.
Serão mais de 67 milhões de doses distribuídas entre março e abril, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Monteiro também é réu por assédio e importunação sexual. O ex-PM é acusado de filmar uma relação sexual com uma adolescente de 15 anos e de expor crianças em situação de vulnerabilidade em vídeos na internet.
Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida da ouvinte Maria de Fátima, do litoral de São Paulo.
Saiba mais nas Dicas de Sexta!
Filme dirigido por Flávia Moraes acompanha última turnê do artista e revela impacto emocional da música em sua vida
O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma do STF e segue até o dia 28 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário