sexta-feira, 28 de abril de 2023

Precatórios: pagamentos podem atrasar, mas rentabilidade chega a 384% do CDI e brasileiros recebem corrigido; saiba como

 

Pagamentos podem sofrer atraso depois da PEC, mas rentabilidade dos precatórios continua alta

COMPARTILHAR ARTIGO
Imagem representando Precatórios, mostrando um cenário onde uma decisão judicial está sendo tomada

O que você faria se ficasse sabendo que é possível ter um rendimento de até 384% do CDI, com risco de título público, com a segurança de ser pago pelo governo?

Se você acha que isso é bom demais para ser verdade, pense de novo. Esse investimento existe – e todo ano o governo separa muitos milhões de reais para distribuir para alguns investidores sortudos…

Estou falando, é claro, dos precatórios – um investimento que oferece a possibilidade de ver seu dinheiro render 19,98% em apenas 5 meses – ou seja, 3,7% ao mês.

Mesmo com uma lista tão extensa de vantagens, algumas pessoas acabam optando por não investir nesses títulos, por falta de conhecimento.

Explico: os precatórios ainda são pouco conhecidos, mas estamparam manchetes no ano retrasado quando o governo anunciou que poderia atrasar os pagamentos dos investidores.

Muita gente ficou assustada e isso é natural. Mas a questão aqui é que, mesmo com esse possível atraso, ainda é possível lucrar e muito com esse investimento.

Se você se interessou por esse tipo de aplicação, continue lendo. Vou explicar como é possível buscar rendimentos de até 3,9% ao mês graças a esses títulos públicos.

CONHEÇA OS TÍTULOS PÚBLICOS AQUI

Como investir em precatórios?

Os precatórios nada mais são do que títulos de dívida da União, Estados ou Municípios, reconhecidos pela Justiça. 

Trata-se de um dinheiro que o governo deve a pessoas ou empresas, mas que costuma demorar um tempo para ser pago… 

Como forma de contornar a situação, quem tem valores a receber pode vender o título da dívida para uma corretora, e assim receber seu dinheiro mais rápido.

A corretora, então, repassa esses títulos para seus clientes, que tem a oportunidade de buscar lucros acima da média investindo em títulos públicos.

É claro, que, como eu disse lá em cima, os pagamentos podem atrasar um pouco, por conta de uma decisão do governo Bolsonaro que ainda está em voga. Mas isso não é motivo para desanimar.

O mais importante aqui é lembrar que, por mais que seja verdade que os pagamentos desses títulos podem atrasar (e, mesmo assim, isso não é certeza), os rendimentos altos que ele pode oferecer são de encher de olhos.

Sem contar que, mesmo em caso de atraso, o recebimento dos rendimentos desses ativos não será cancelado, apenas adiado.

Isso é extremamente importante quando lembramos que estamos falando de títulos emitidos pelo governo, e, por esse motivo, muito seguros em termos de crédito.

Pensa comigo: é sempre possível levar um calote de uma empresa ou um banco ao comprar um título emitido por uma dessas instituições, certo? Por mais sólidas que elas sejam, sempre existe a possibilidade de perder dinheiro – mesmo na renda fixa.

Veja o que aconteceu com as Lojas Americanas (AMER3), por exemplo. Investidores que tinham debêntures da varejista na carteira viram o valor do seu investimento despencar depois que o rombo nas contas da empresa foi noticiado.

Quando falamos em títulos emitidos pelo governo, como os precatórios, por outro lado, o risco de crédito é bem menor, simplesmente porque é muito difícil que um governo quebre.

Se estivermos falando de um título emitido pelo Governo Federal, o risco de crédito é o menor do país.

Esse é o caso de alguns dos precatórios que estamos falando aqui. Por mais que investir em uma aplicação cujo pagamento pode demorar assuste num primeiro momento, é preciso lembrar que isso não significa que você não vai receber de volta, com a devida correção, o que investiu.

E mesmo o atraso vem com uma benefício a mais: os pagamentos que forem realizados com atraso serão corrigidos pela Selic – e, em tempos de juros “nas alturas”, sem perspectiva de uma queda brusca por um tempo, isso é uma boa notícia.

Ou seja, você não vai perder dinheiro, mesmo no caso de o pagamento atrasar.

Também vale lembrar que esse é um tipo de título de médio a longo prazo, como várias outras aplicações de renda fixa mais conhecidas. Ou seja, esperar para receber já faz parte do jogo normalmente. 

É justamente por isso que os potenciais prêmios são tão altos – você já deve ter ouvido dizer que, se tratando de investimentos, quanto maior o prazo, maior o risco e, por consequência, maior o retorno.

É isso que chamamos de risco de liquidez, presente em investimentos que exigem deixar o dinheiro “parado” por períodos mais longos de tempo. 

Em aplicações como essa, o seu investimento não pode ser resgatado em caso de emergência.

Então, não é recomendado que você invista quantias que vão fazer falta. Esse título não serve como reserva de emergência, porque não tem liquidez diária e vai “travar” seu dinheiro por um tempo.

Mas o pulo do gato aqui é que os precatórios, como já dissemos, oferecem uma rentabilidade estimada de 200%, podendo chegar a até 384%. 

Investindo de maneira prudente, fazendo aportes que não farão falta no seu dia-a-dia, vale a pena arriscar um pouco de liquidez por rendimentos desse patamar, não acha?

Para você ter uma ideia, um CDB de “bancão” está rendendo cerca de 12% ao ano, na taxa de juros atual (e esse rendimento pode diminuir, se a Selic começar a cair daqui pra frente). Enquanto isso, essa carteira de precatórios já chegou a pagar quase 28% ao ano…

Mesmo as melhores opções de títulos pré-fixados no Tesouro Selic não entregam rendimentos muito maiores do que 12% ao ano.

Ou seja, esse investimento é uma raridade: tem rendimentos muito acima de outras aplicações no mercado, conta com a segurança de crédito por ser emitido pelo governo, e, mesmo em caso de atraso nos pagamentos, permite que seu dinheiro não perca valor.

QUERO CONHECER OS PRECATÓRIOS QUE PODEM RENDER ATÉ 200% DO CDI OU MAIS

Corretora vai liberar no mês que vem novo lote de precatórios capaz de pagar 200% do CDI 

Por ser um investimento com condições tão especiais, faz sentido que ele não esteja disponível em todos os lugares.

A Empiricus Investimentos é a única corretora a disponibilizar esse tipo de aplicação para pessoas comuns. Normalmente, só investidores milionários teriam acesso a essas condições, mas isso ficou no passado.

Ou seja, você pode buscar uma rentabilidade de 200% sem muita dificuldade.

O único detalhe é que todos os exemplos que eu dei acima já passaram. São dados de ofertas anteriores de precatórios, que já estão esgotadas.

Como eu já disse, esses títulos são uma raridade. Por conta disso, eles não ficam disponíveis o tempo todo, e quando há a oferta deles, é comum que todas as unidades se esgotem em pouco tempo.

Já aconteceu, inclusive, de um lote de precatórios ser disponibilizado e esgotar por completo em cerca de 30 minutos.

Sabendo disso, vou te dar uma dica: marque o dia 8 de maio na sua agenda, porque a Empiricus Investimentos vai disponibilizar um novo lote desses títulos para o público.

Para não ter erro, você pode clicar no link abaixo e cadastrar seu e-mail para ser avisado quando os títulos estiverem disponíveis. 

O cadastro é 100% gratuito, e a Empiricus Investimentos vai te avisar direto no seu e-mail sempre que novas ofertas de precatórios estiverem disponíveis.

Vou repetir: no dia 8 de maio você pode ter acesso a títulos “premium” com risco de crédito equiparável ao Tesouro Direto e possibilidade de render até 200% do CDI ou até mais. Não preciso nem dizer que essa é uma oportunidade única de mudar sua vida financeira para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário