Homem contou à TV TEM que era funcionário público, mas se afastou do trabalho para tratar da dependência química.
Por TV TEM
Homem prestou um concurso público em Piracicaba (SP) e, já na casa de Passagem, soube da aprovação — Foto: Reprodução/TV TEM
Um morador em situação de rua se tornou exemplo de determinação em Votorantim (SP). Ex-funcionário público, ele buscou acolhimento na Casa de Passagem da cidade e, pouco tempo depois, recebeu a notícia da grande conquista: a aprovação em um concurso público.
Acolhido no local há pouco mais de duas semanas, o morador, que preferiu não se identificar, contou à TV TEM que era funcionário público, mas se afastou do trabalho para tratar da dependência química.
No começo deste ano, ele prestou um concurso público em Piracicaba (SP) e, já na casa de Passagem, soube da aprovação. Agora, ele sonha em retomar os estudos e se reaproximar da família.
"A esperança é bem grande, sabe, de poder reconquistar... Porque o financeiro a gente vai conseguindo, mas esse trabalho, essa conquista pode me ajudar a me reaproximar da família e, principalmente, estar bem comigo mesmo", diz.
Segundo uma pesquisa feita pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais de 184 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. Quem vive nessa situação precisa de ajuda para voltar ao convívio da família, superar vícios e trabalhar.
É o que a Casa de Passagem de Votorantim (SP) busca fazer. O local já realizou aproximadamente seis mil atendimentos desde o ano passado. No espaço, existem dez vagas para que as pessoas em situação de rua recebam alimentação, tomem banho, durmam e tenham acesso a acompanhamento de saúde e assistência social.
O espaço pretende ampliar o número de vagas para 15 a partir de janeiro. Durante o inverno, o número de atendidos é maior. Segundo a secretária de Cidadania e Geração de Renda da cidade, Sandra Pinesso Cianfarani, o local também possui uma equipe de abordagem social que trabalha convidando, orientando e falando sobre o local para os moradores em situação de rua.
"Essa equipe, tanto da abordagem, como da casa, foi capacitada para fazer um trabalho de fortalecimento de vínculos com essa população. É mostrar para as pessoas em situação de rua que eles também têm direitos como cidadãos."
Os interessados em ajudar o local podem doar roupas em bom estado e produtos de higiene pessoal para o projeto. Para isso, basta levar a doação até a casa de Passagem de Votorantim, localizada na Avenida Reverendo Manoel da Conceição, número 1.739, na Vila Protestantes. A equipe está disponível 24 horas. O telefone para contato é (15) 3243-0040.
Nenhum comentário:
Postar um comentário