13 DE JULHO DIA DO AEVP, 15 ANOS DA LEI COMPLEMENTAR 898/2001
Era 13 de Julho de 2001, há exatos 15 anos atrás, a administração penitenciária estava sob comando do Dr. Nagashi Furukawa, em seu primeiro ano como Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckimin inova, publica a Lei Complementar 898/2001 criando o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária.
Era um contexto em que o sistema prisional estava caótico, após o massacre do Carandiru o estado precisava dar uma resposta inovadora e segura a sociedade, as fugas eram insuportáveis, então 4.000 homens são selecionados em concurso público, e em Agosto de 2002 começam a ser treinados para em meados de Dezembro de 2002, assumirem definitivamente as muralhas dos presídios enviando às ruas cerca de 4000 policiais militares.
Era um momento crucial de teste diário, pairava um espírito de desconfiança, será que esses homens seriam capazes de substituir uma instituição centenária?
Será que os criminosos respeitariam esses novos membros da segurança publica?
As apostas estavam abertas, contrários e a favor, confiantes e desconfiantes e todos esperavam ver acertaria, quem verdadeiramente venceria essa aposta.
Assim se vai uma década e meia, buscando provar o seu valor, hoje 5975 homens não só com a responsabilidade da vigilância externa, mas agora com as escoltas de presos na capital, custódia em hospitais e fóruns, mais de 400 apresentações por dia, aproximadamente 124 unidades prisionais sobre vigilância dos AEVPs e os números falam por si, 97% de eficiência em escoltas e fuga zera nas muralhas e nas escoltas.
Os equipamentos ainda não são adequados, o efetivo muito inferior ao necessário, a infra-estrutura precária, o plano de carreira ainda inadequado, os salários congelados, o reconhecimento menor do que o de mérito, mas impondo respeito, honra, comprometimento e principalmente orgulho em ser AEVP, o projeto de desmilitarização mais bem sucedido do país.
O SINDESPE parabeniza em nome de sua diretoria a cada profissional da escolta e vigilância prisional paulista, por 14 anos de efetivo exercício, e agradece a Assembleia Legislativa do Estado por ousar aprovar há 15 anos a Lei Complementar 898/2001.
Se com todas as dificuldades, impomos nosso valor, certamente se os investimentos na carreira forem feitos podemos ir mais além e ser um projeto pioneiro de sucesso e resultados em segurança pública não só para o Estado de São Paulo mas para tantos outros países.
Ser AEVP é mais que ser um servidor público, ser AEVP é servir com a vida aqueles que muita das vezes nem conhecemos.
Fica aqui nossa homenagem a todos aqueles que um dia se vestiram desse uniforme, horaram sua missão e hoje não estão mais em nosso meio, a eles e a todos seus familiares JUSTIÇA!
Aos demais FELIZ DIA DOS AEVPs!
#AEVPforçaehonra
#AEVPforçaehonra
A diretoria Sindespe
Nenhum comentário:
Postar um comentário