quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Parabéns, São Paulo! Capital paulista completa 469 anos

 CIDADES



Nascida nos arredores de um colégio, “Sampa” hoje é uma das maiores cidades do mundo e foi palco de momentos marcantes da história brasileira


São Paulo é a maior cidade brasileira e uma das maiores do mundo (Kaique Rocha/Pexels)

São Paulo é a maior cidade brasileira e uma das maiores do mundo (Kaique Rocha/Pexels)



A aniversariante desta quarta-feira, 25 de janeiro, é uma gigante. A cidade de São Paulo, ou “Sampa”, para os íntimos, completa 469 anos.

A capital paulista é a maior cidade brasileira e uma das maiores do mundo. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população da cidade em 2021 era estimada em mais de 12 milhões de habitantes. Contabilizando a Região Metropolitana de São Paulo, são mais de 20 milhões de pessoas que por ali vivem e nutrem seus sonhos.




Outro fato que chama bastante a atenção de quem anda pelas ruas paulistanas é a sua diversidade. Pessoas de mais de 70 nacionalidades escolheram a cidade como novo lar, isso sem contar gente de todos os cantos do Brasil que foi para lá em busca de oportunidades.

Para os paulistas, ela é uma referência. Por mais que muitos a achem caótica, a gama de serviços e opções de cultura e lazer que ela oferece a faz ser muito procurada por turistas, que muitas vezes vêm de cidades próximas. Também não é possível deixar de mencionar a sua força econômica. Um ícone dessa força é a Bolsa de Valores, no coração do Centro Velho da capital.

História

A fundação da cidade de São Paulo está muito ligada à História da hoje Região Metropolitana da Baixada Santista. A colonização do Brasil teve seu início oficial em 1532, com a fundação da Vila de São Vicente por Martim Afonso de Souza. Após vencerem a quase intransponível Serra do Mar, os padres jesuítas, entre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, decidem construir um colégio com a intenção de catequizar os índios que viviam naquela região. Em 25 de janeiro de 1554 é fundada a cidade de São Paulo, que leva esse nome pelo fato de ser neste dia a celebração da conversão do apóstolo Paulo pela Igreja Católica.



Tela "A Fundação de São Paulo", por Oscar Pereira da Silva – Coleção Museu Paulista da USP (Reprodução – Coleção Museu Paulista da USP)

Tela "A Fundação de São Paulo", por Oscar Pereira da Silva – Coleção Museu Paulista da USP (Reprodução – Coleção Museu Paulista da USP)

A cidade foi crescendo no entorno do colégio, na região que hoje fica próxima à Catedral da Sé. Uma região com predominância de planaltos, mas com algumas formações, como o famoso Pico do Jaraguá e a Serra da Cantareira. Também é cortada por diversos rios, como o Tietê e o Pinheiros. 

Um de seus apelidos é “Terra da Garoa” que, por mais que nos dias atuais não caia com tanta frequência, era uma marca registrada da cidade no século passado. Como seu clima é considerado tropical de altitude, era comum aquela chuvinha cair nas transições das estações. 

Capital Paulista foi palco do "Grito da Independência", em 1822 (Reprodução/ Tela "Independência ou Morte", de Pedro Américo)

Capital Paulista foi palco do "Grito da Independência", em 1822 (Reprodução/ Tela "Independência ou Morte", de Pedro Américo)

Nessas quase cinquenta décadas, a cidade foi palco de muitos momentos marcantes. Desde a Independência do Brasil, declarada por D. Pedro I às margens do córrego do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, até as mobilizações pelas 'Diretas Já', na década de 1980, São Paulo é onde tudo acontece, nunca para, não dorme. Nem mesmo no feriado em homenagem ao seu aniversário. Mesmo assim, com tanta correria, não dá para deixar de dizer: parabéns, São Paulo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário