Adolescentes em internação ganharam a etapa regional do campeonato de futebol do Vale do Paraíba
Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, estão em festa depois de conquistar a etapa regional da XVIII Copa CASA de Futebol e seguir para a fase estadual do campeonato de futebol da Fundação CASA.
O título veio ontem, quarta-feira (25), na vitória sobre o time do CASA Jacareí, por 3 a 0, durante a final da etapa da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), uma das oito administrações localizadas da Fundação CASA.
A partida aconteceu no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo.
Antes de chegar à final, a equipe de São José dos Campos tinha superado o time do CASA Atibaia. Já o CASA Jacareí levou a vitória sobre o time do CASA Arujá.
Na fase estadual do campeonato, os jovens do CASA Tamoios disputarão com outras sete equipes classificadas em suas etapas regionais os jogos para a semifinal e final. Até agora também se classificou a equipe do CASA Santo André II, em Santo André, que venceu a etapa da Divisão Regional Litoral (DRL)
A preparação da equipe do CASA Tamoios começou há cerca de duas semanas, com treinos específicos de futebol que ocorrem quatro vezes por semana e com duração de duas horas de duração cada. O treinamento está a cargo do profissional de Educação Física Luís Felipe dos Santos e Silva.
“Talvez mais importante do que a vitória, foi o fato de os adolescentes realizarem uma atividade externa de forma exemplar, com comprometimento deles e apoio dos servidores”, analisa o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa. “Os rapazes também tiveram fairplay durante os jogos.”
Sobre a Copa CASA
A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
Trata-se do mais tradicional campeonato da Instituição, promovido desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.
As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.
“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.
No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.
A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.
Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário