segunda-feira, 28 de julho de 2025

Novos cursos para profissionais do Susp abordam políticas públicas de segurança

 

Capacitações lançadas na segunda-feira (28) serão on-line e terão 30 h de aulas. Matrículas estão abertas da Rede EaD Senasp e, para participar, é preciso estar inscrito na Plataforma Sinesp
Publicado em 28/07/2025 14h03Atualizado em 28/07/2025 15h08
Novos cursos para profissionais do Susp abordam políticas públicas de segurança

Senasp lança dois cursos sobre políticas públicas para profissionais do Susp. Aulas serão on-line e as matrículas estão abertas na Rede EaD Senasp. Foto: banco de imagens

Brasília, 28/07/2025 – Dois novos cursos sobre políticas públicas voltados para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) vão contribuir para o fortalecimento das ações estratégicas em todo o território nacional. As capacitações foram lançadas, nesta segunda-feira (28), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa.

“Estas formações traduzem a importância de cada etapa do ciclo da política pública e destacam o papel estratégico que o profissional de segurança pública exerce na formulação, no acompanhamento e na execução dessas ações”, destaca a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos.

Os dois cursos são gratuitos e on-line, têm carga horária de 30 h/a e estão divididos em dois módulos. O conteúdo é apresentado em formato multimídia, incluindo videoaulas, apostilas, textos complementares e exercícios para avaliação, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, da Rede EaD Senasp.

O curso Políticas Públicas de Segurança: Noções Introdutórias busca capacitar os participantes para compreender a origem, estrutura e aplicação do ciclo de políticas públicas no campo da segurança. Os alunos aprenderão a diferenciar as etapas do processo e analisar o impacto das políticas na eficiência dos serviços de segurança pública.

Já o Políticas Públicas de Segurança: da Definição da Agenda à Avaliação oferece uma abordagem aprofundada sobre cada etapa do ciclo de políticas públicas, com foco especial na formulação, na implementação e na avaliação. Os conteúdos abrangem desde fundamentos teóricos até ferramentas práticas para a elaboração de projetos e indicadores de impacto social.

Metodologia e avaliação

A metodologia dos cursos valoriza a autonomia do aluno e estimula o aprendizado ativo. A avaliação é dividida em duas etapas: exercícios ao final de cada módulo (50% da nota) e prova final (50%). Para obter o certificado, o participante deve alcançar pelo menos 70 pontos.

Ao concluir as formações, os profissionais estarão mais preparados para atuar na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que impactem diretamente a segurança e o bem-estar da população, promovendo uma atuação mais estratégica, ética e eficaz.

As matrículas estão abertas na Rede EaD Senasp. Para participar, o profissional interessado precisa ter cadastro na Plataforma Sinesp, do MJSP.

Após inscrição, o aluno terá até 60 dias para concluir o curso. O prazo mínimo necessário para certificação dos usuários que obtiverem nota mínima de 70 pontos será de sete dias.

As iniciativas estão alinhadas à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e à Carteira de Políticas Públicas do MJSP, reforçando o compromisso da pasta em oferecer formação contínua e qualificada aos servidores da segurança pública, contribuindo para um serviço mais eficiente e alinhado às necessidades da sociedade brasileira.

Justiça e Segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário