FAÇA A DIFERENÇA. FAÇA DIFERENTE.
Vamos começar esta matéria com o slogan que a Fundação CASA adotou para este projeto piloto e vamos incluir no contexto geral: ”Faça a diferença. Faça diferente.”
Fundação CASA, qual é a diferença que você tem feito nas vidas dos milhares de trabalhadores, que não seja prejudicar, adoecer, descumprir a sentença normativa e tirar benefícios destes trabalhadores?
Por que vocês não fazem diferente? Valorizem seus trabalhadores, cuidem da saúde física e psicológica destes colaboradores, cumpram com aquilo que é direito dos servidores, usem da humanização para valorizar e incentivar cada vez mais estes sofridos e calejados servidores que, muitas vezes, dão suas vidas para defender o seu trabalho!
O PROGRAMA
O projeto faz parte do Programa de Enfrentamento ao Absenteísmo e neste início será testado em três Centros, CASA Vila Leopoldina, São Paulo e Paulista, a partir de 27 de novembro de 2023 até 26 de janeiro de 2024, já com a promessa de expandir, no primeiro trimestre de 2024, para todos os Centros do estado. Mas a Fundação CASA só veio a soltar o comunicado DRH n° 049/2023, às 18h08, já no início da noite, padronizando a entrega de atestados eletronicamente através do eCASA.
Por enquanto, só estes três Centros, o restante continua como está.
O objetivo deste programa e fazer com que o trabalhador lance no sistema seus atestados, suas declarações de ausência. Uma verdadeira forma de prejudicar aquele que não tem familiaridade com o sistema eletrônico.
O PODER DA PREVISÃO E ADIVINHAÇÃO
Este programa ainda quer que o trabalhador e trabalhadora que já está, em sua grande maioria, com sequelas advindas do trabalho, das perseguições e assédios faça a previsão ou adivinhe quando estará doente, mostrando passo a passo para a Fundação CASA, os motivos da sua ausência no trabalho, mesmo antes de chegar a ficar ou não doente.
Se o trabalhador passar mal durante a noite ou madrugada e resolver ir ao médico pela manhã, deverá antes comunicar, por meio do sistema, os passos para justificar sua ausência no trabalho.
Sem falar que já constam reclamações que em alguns Centros gestores estão ligando para servidores, perguntando se o servidor vai trabalhar no outro dia.
Um absurdo sem precedentes.
É a Fundação CASA sendo diferente, como sempre, em detrimento do seus trabalhadores.
TECNOLOGIA
A Fundação CASA esquece que grande parte de seus servidores e servidoras estão com a idade avançada por conta da falta de concurso público, renovação do quadro funcional e estão sobrecarregados com toda a inércia desta instituição.
Muitos deles sequer tem um telefone celular, quando no máximo, tem aqueles modelos que fazem e recebem ligações, sem qualquer tecnologia avançada e redes sociais, muito menos um computador em suas casas.
Além disso, não conseguem mais assimilar os avanços que a tecnologia lança dia a dia.
Será um festival de constrangimentos causados por esta instituição.
Para piorar, junto com o comunicado DRH 049/2023, a Fundação CASA elaborou um Manual do Usuário com 24 páginas que mostra como fazer o procedimento da entrega do atestado no sistema.
É um verdadeiro objeto de investigação na vida do adoecido, que irá cruzar informações do paciente com o atendimento médico.
É a Fundação CASA, agora, fazendo a diferença na vida dos servidores e servidoras para adoecer de vez esta categoria.
O SITSESP está tomando as devidas providências para que a Fundação CASA respeite os seus trabalhadores.
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