CASA OSASCO I – MAIS UMA SAIDINHA CULTURAL COM FUGA DE ADOLESCENTES
O SITSESP, através do dirigente sindical da pasta de Política Sindical e Formação Iuri Teixeira, em visita ao Centro CASA Osasco I nesta sexta-feira (17), averiguou uma denúncia de fuga que chegou para a entidade sindical na quinta-feira (16).
O fato, mais uma vez, aconteceu em uma destas saídas culturais que acontecem aos finais de ano.
Como sempre, quatro adolescentes na saída com apenas um Agente de Apoio, ou seja, uma fuga anunciada, que a Fundação CASA insiste em deixar acontecer, com um agravante, colocando a vida do servidor em risco para o pior desfecho.
A FUGA ANUNCIADA
Dois adolescentes no local do evento cultural e na sua comunidade, aproveitando a fragilidade, empreenderam fuga, os outros dois foram contidos.
Se a Fundação CASA cumprisse com as determinações de segurança, “talvez” isto poderia ter sido evitado.
Fato é que todo final de ano os adolescentes estão ansiosos para estarem com seus familiares em suas casas, em sua maioria, imaginam que podem ter uma saidinha de final de ano como acontece no sistema penitenciário, mas quando descobrem que o sistema socioeducativo tem um modelo diferente, eles começam a colocar em plano outros métodos para tentar sua liberdade de qualquer forma, uma delas é manipular o sistema (que é frágil no sentido de efetivo) para poderem irem nessas saídas e de lá, ganhar o “mundão”, como eles mesmos colocam.
É lamentável, mas a Fundação CASA, no intuito de sucatear o sistema socioeducativo para justificar uma eventual privatização, coloca a vida do trabalhador em risco, até mesmo, de morte.
O servidor foi orientado a fazer o termo circunstanciado e o boletim de ocorrência para se resguardar de qualquer problema, o que ele já providenciou.
AS BRIGAS
Nosso diretor ainda averiguou que ocorreram duas brigas entre adolescentes, mas houve a intervenção dos servidores e foi tudo controlado. Estas brigas acontecem sempre no período de almoço onde o efetivo está ainda mais reduzido.
CONVERSANDO COM TRABALHADORES
Aproveitando a visita, o diretor sindical esteve em contato com os servidores e servidoras, esclarecendo dúvidas e entregado o informativo sindical para os trabalhadores daquele Centro.
O SITSESP se mantém à disposição dos trabalhadores e recebe as denúncias que sempre são averiguadas pela direção e delegados(as) sindicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário