terça-feira, 13 de novembro de 2018
Escola Nacional de Socioeducação certifica profissionais do sistema socioeducativo de Rondônia
Escola Nacional de Socioeducação certifica profissionais do sistema socioeducativo de Rondônia
12 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia
Os novos especialistas em socioeducação da esquerda para direita: Gisele, Giselda, Nádia, Dimarães e Lucival no momento de defesa do TCC.
Rondônia passa a contar com profissionais especialistas em socioeducação. Entre os dias 05 e 09 de outubro, 11 profissionais do sistema socioeducativo nos meios aberto e fechado apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) e foram certificados no Curso de Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação, realizado pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS), vinculada à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
O curso foi realizado na modalidade de ensino à distância, com orientação de professores de referência nas áreas de gestão de políticas públicas em socioeducação; justiça e direitos humanos; processo e o atendimento socioeducativo; e metodologias de pesquisa e intervenção. Todos os alunos de Rondônia foram aprovados como especialistas em políticas públicas e socioeducação, com notas entre nove e dez. Com isso o sistema socioeducativo rondoniense ganha profissionais mais capacitados para a política de socioeducação. Eles atuarão nas unidades socioeducativas de Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Rolim de Moura, Porto Velho e Vilhena.
No âmbito local, o núcleo gestor do curso é a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) que deu apoio e suporte logístico conseguindo espaços para a realização das provas, entre outras iniciativas. Para a presidente da Fease, Sirlene Bastos, a realização do curso e todo projeto foi exitoso. “Com profissionais mais capacitados e conhecedores da realidade do atendimento socioeducativo, seja no meio fechado ou aberto, a execução será mais efetiva, com reflexos positivos no cumprimento da medida e no projeto de vida dos adolescentes”, avaliou a gestora.
Willimis Alves defendendo seu trabalho sobre um estudo das trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei
Para o agente de segurança socioeducativo que atua em Ji-Paraná desde 2012, Willimis Alves Pereira, a oportunidade de participar do curso foi impar. Ele conta que ficou sabendo da pós graduação através de um e mail que recebeu da UNB/ENS, pois havia feito um curso de curta duração anteriormente e logo se interessou em fazer a inscrição. Relatou que as aulas, mesmo a distância, contavam com acompanhamento de tutores em todas as disciplinas e que no final de cada módulo era realizada uma prova online que aferia os conhecimentos adquiridos. E que também foram feitas duas avaliações presenciais, uma ocorreu em Porto Velho e outra em Ji-Paraná.
O TCC do Willimis foi sobre um estudo das trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas em Ji-Paraná. “ Agora minha maior expectativa é que meu trabalho, de alguma maneira, possa contribuir com o ensino escolar dentro das unidades de internação de Rondônia”, completa o agora especialista em socioeducação.
Outra experiência é da agente de segurança socioeducativo de Cacoal, Anderlaine Manthaya. Ela disse que houve alguns percausos a serem enfrentados, tais como distância nos encontros presenciais, alguns atrasos por parte da ENS nos módulos, prazos apertados para realizar os estudos e provas, mas que mesmo assim, valeu a pena ter concluído o curso.
No momento da defesa, Anderlaine obteve êxito, uma excelente nota e elogios de membros da banca.
Mesmo ansiosa no momento da defesa do TCC, ela obteve êxito, uma excelente nota e elogios de membros da banca. O tema defendido por Anderlaine foi: Novos passos para a formação dos atores da socioeducação. “ Meu estudo é voltado para o processo de formação dos servidores da socioeducação, com maior ênfase na formação dos socioeducadores. Essa é uma forma de mostrar nosso apelo ao sistema em Rondônia, e graças a Deus deu tudo certo e obtivemos êxito na conclusão com uma nota e as considerações sobre o meu trabalho foram muito boas”, comenta.
MOTIVAÇÃO
A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), por meio da Presidência e toda a sua equipe técnica parabeniza aos especialistas Gisele Cristiane Teles Paiva ( Vilhena); Lucival Alves de Almeida, Willimis Alves Pereira, Cristiano Estevão Cabral e Angélica Hibner de Miranda (Ji-Paraná); Maria Gizelda Grangeiro (Rolim de Moura); Dimarães Silva (Porto Velho); Nádia Maria Silva Montelo e a Anderlaine Josefa de Almeida Manthaya (Cacoal), Marcos Roberto da Silva (Presidente Médici) e a Sherlly Konsuello Prado Fernandes (Jaru).
“Parabenizo os alunos que, mesmo diante da dinamicidade do nosso trabalho, concluíram seus estudos com êxito, nas quais foram apontadas luzes para aprimorar o atendimento socioeducativo no Estado”, festejou Cássia Rodrigues, assessora da Fease, que acompanhou todo o processo da pós graduação junto aos servidores.
Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Uoston de Freitas
Secom - Governo de Rondônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário