Comunicado DRH nº 003/2024 apresenta a lista após resultado da interposição de recursos da classificação prévia
A Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Fundação CASA divulga nesta quinta-feira (11) o Comunicado DRH nº 003/2024, com a classificação final dos servidores habilitados para as movimentações horizontal e vertical/transversal ou por tempo de antiguidade da Avaliação de Competências 2018 (Avalia 2018) no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
O resultado é apresentado após a abertura de prazo para interposição de recurso quando da divulgação da classificação prévia, conforme o Comunicado DRH nº 057/2023.
O novo Comunicado retifica lista de inabilitados por já terem sido contemplados com decisão judicial ou por terem sido desligados da Fundação CASA; a habilitação de servidor que apresentou recurso à Comissão de Avaliação de Competências; e a retificação de nota de avaliação de servidor.
Preso sente frio em audiência e juíza dá café e blusa: "está tremendo"
Magistrada recusou iniciar audiência enquanto o acusado não estivesse aquecido.
Da Redação
quinta-feira, 11 de janeiro de 2024
Atualizado às 16:19
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"O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado". Foi assim que a juíza de Direito do TJ/RR, Lana Martins, iniciou o diálogo com um custodiado em audiência. A cena viralizou nas redes sociais, pelo tratamento humanizado dispensado pela magistrada ao preso. Mas a gentileza, e o tratamento cortês, não pararam por aí.
A juíza requisitou que as algemas fossem retiradas do acusado. Depois, pediu um café e uma blusa de frio para ele. "Pega um café para o 'seu' Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo", afirmou a juíza.
Como o casaco não foi localizado com facilidade, um ocupante da sala, aparentemente o próprio advogado de Luan, ofereceu o paletó do terno.
A magistrada só iniciou a audiência quando se certificou que o custodiado estava bem. "Melhorou um pouco, 'seu' Luan?", perguntou a juíza. "Melhorou, senhora", respondeu Luan.
Veja o vídeo:
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Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/400204/preso-sente-frio-em-audiencia-e-juiza-da-cafe-e-blusa--esta-tremendo
O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) entrou com ação judicial contra uma plataforma digital que está vendendo atestados médicos pela internet, sem consulta, por R$ 29. Com sede em Hamburgo, na Alemanha, o site atestadomedico24.com está sendo divulgado nas redes sociais e em buscadores.
Para obter o atestado, basta o interessado responder a um questionário e selecionar uma doença entre 21 de uma lista. Na relação constam gripe, Covid-19, gastroenterite, estresse, enxaqueca, dor nas costas, cólica menstrual, luto entre outras.
Depois, a pessoa responde a perguntas de múltipla escolha sobre os sintomas e escolhe se precisa de uma primeira licença médica (por um período máximo de sete dias) ou se necessita de uma licença médica de acompanhamento da doença.
Na etapa seguinte, a plataforma pede os dados pessoais e, por fim, pede que a pessoa escolha uma referência médica no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, aparece a opção do Hospital das Clínicas.
Após concluir o pagamento, em até cinco minutos o atestado médico em PDF é enviado por email. “Em seguida, basta enviar o PDF ao seu empregador e pedir que ele o aceite. Se ele não aceitar o documento por escrito em tempo hábil, cancele-o gratuitamente e obtenha o atestado de um médico da clínica”, orienta o site.
Segundo a plataforma, o serviço é realizado por um grupo de “médicos internacionais, que trabalham online” e que, portanto, “não precisariam de uma licença” no Brasil.
Na ação, o Cremesp pede que o site seja imediatamente retirado do ar. A entidade também já enviou ofícios sobre o assunto ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Estadual à Polícia Civil e Procuradoria-Geral da República.
De acordo com o Cremesp, a plataforma não conta com representação no território nacional, o que afronta a lei 3.268/57. No artigo 17 dessa lei, consta que os médicos só poderão exercer seu trabalho no país com o prévio registro no MEC (Ministério da Educação e Cultura) e inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina) da respectiva jurisdição.
Para Angelo Vattimo, presidente do Cremesp, além de serem oferecidos atestados médicos sem consulta médica, as publicações “traduzem informações falsas”, e contrariam a legislação brasileira. A reportagem tentou falar com o site, por meio de um canal de atendimento da plataforma, e não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
A venda de atestados pela plataforma alemã não é um caso isolado. Atualmente, há uma proliferação de venda de atestados médicos falsos no Brasil por meio da internet.
Existem grupos nas redes sociais que divulgam, inclusive, uma tabela de preço. O valor aumenta de acordo com o número de dias de ausência. Um atestado de até cinco dias custa em torno de R$ 60. Se o período de ausência for maior, sobe para R$ 100 e, se for necessário um combo (atestado, resultado de exame e laudo), pode custar o dobro, R$ 200.
Em foto de arquivo, deputados no plenário da Alesp em dia de votação da privatização da Sabesp
Imagem: Saulo Pereira Guimarães/UOL
Cinco pessoas foram presas hoje suspeitas de tentarem "vender" supostos cargos públicos na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
O que aconteceu
Suspeitos tinham imobiliária de fachada na qual anunciavam cargos de assessor parlamentar. Também havia a "oferta" de supostos cargos na Administração Pública Estadual, afirmou a SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Cada cargo custava em torno de R$ 100 mil, e os criminosos aceitavam até carros como pagamento. A Polícia Civil apreendeu uma Mercedes,… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/01/11/alesp-venda-cargos-operacao-policia.htm?utm_source=whatsapp&utm_medium=compartilhar_conteudo&utm_campaign=organica&utm_content=geral&cmpid=copiaecola
Reportagem veiculada pela Rede Globo no SP2 na noite de ontem 10/01 é mostrado o aumento das reclamações recebidas pela ouvidoria do IAMSPE no ano de 2023 que saltaram de 5728 em 2019 para 12528 em 2023.
A reportagem mostra diversos casos de servidores que demoraram quase um ano para marcar uma consulta, pacientes com câncer sem atendimento e gestantes que não conseguem agendar consultas de pré-natal.
As reclamações sobre o atendimento telefônico do Instituto que promete retornar o contato quando conseguir marcar a consulta e acaba não entrando em contato também foram citados na reportagem, entre outros problemas.
Governo se nega a dialogar
A piora no atendimento a casos urgentes pode ser creditada em parte a recusa de diálogo da nova administração com a CCM IAMSPE, sempre existiu a possibilidade de encaminhamento de casos urgentes e graves ao conhecimento da Administração por parte da comissão, isto permitia que eventuais falhas de gestão ou falta de recursos fossem solucionados através do diálogo democrático entre os representantes dos servidores e a administração do Instituto.
Segundo Apolinário Leite, Diretor de Saúde do SIFUSPESP “A nova direção fechou as portas para a CCM, eles não entendem que a CCM acaba sendo a voz do servidor, lá na base, lá no interior. Muitas vezes conseguimos atendimento para casos graves e urgentes simplesmente comunicando o que estava ocorrendo. Nenhuma administração é perfeita e esse canal de diálogo funcionava para salvar vidas e evitar falhas de atendimento. Hoje isso não existe, o resultado é o que estamos vendo na reportagem.”
“Nem mesmo o governo Dória fechou totalmente as portas para a CCM IAMSPE pois sabia de sua importância!” Completou o sindicalista.
O que o IAMSPE alega
O IAMSPE comunicou que os casos pontuais citados na reportagem estavam sendo resolvidos e que implantou uma ferramenta de agendamento online para aumentar a eficiência do agendamento de consultas.
o vídeo da reportagem:
Nova ferramenta
A seguir reproduzimos o texto do IAMSPE sobre a nova ferramenta de marcação de consultas:
“9 DE JANEIRO DE 2024
Iamspe lança novo serviço on-line de solicitação de consultas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)
Além do novo serviço para o HSPE, o usuário também pode ser atendido na rede credenciada ao Iamspe. Confira os contatos na página: https://www.iamspe.sp.gov.br/rede/index.php
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Governo de São Paulo, lança um novo serviço on-line de solicitação de consultas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Para solicitar o agendamento, basta ter o login e senha de acesso ao “Portal do Beneficiário” do site do Iamspe (www.iamspe.sp.gov.br). A ferramenta é mais um recurso assistencial disponível na página do Instituto como o pedido de exame laboratoriais.
Para usar o novo serviço, é importante estar com o cadastro Iamspe atualizado. Caso seja necessário, procure pelo setor de Recursos Humanos (RH) do órgão ou da instituição pública de seu contrato para atualizar os seus dados com o Iamspe.
Confira aqui o passo a passo para solicitar a sua consulta:
– Acesse o site do Iamspe (https://www.iamspe.sp.gov.br/);
– Clique em “SOLICITE SUA CONSULTA”;
– Em seguida aperte o botão, “NO HSPE”;
– Na página seguinte, clique no link para solicitar a sua consulta;
– Faça login com o número de carteirinha, CPF ou e-mail e senha cadastrada;
– No menu superior, aperte “Solicitações”;
– Posteriormente, “Consultas”;
– Dê “Ok” à mensagem na tela;
– Confira os dados exibidos na página e, caso seja necessário, atualize as informações da seção “Dados retorno” caso considere necessário;
– Pressione o botão continuar na parte inferior da página;
– Na tela seguinte, estão disponíveis para escolha as opções: “Tipo de consulta”, “Especialidade”, “Subespecialidade” e “Possui Encaminhamento”;
– Após a sinalização adequada, clique em “Enviar solicitação”;
– Conclua o processo pressionando “Ok” na mensagem seguinte;
– É possível verificar as solicitações atendidas em “Minhas Agendas”.
O usuário que não conseguir realizar a solicitação pelo sistema poderá fazer o pedido de consulta presencialmente pelo Núcleo Estratégico de Saúde ao Servidor (Ness) localizados na Avenida Ibirapuera, nº 981 – Vila Clementino, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
Permanecem funcionando normalmente o atendimento na rede credencial por telefone, confira os números de cada instituição no site: https://www.iamspe.sp.gov.br/rede/index.php.
A nova ferramenta é uma das primeiras ações do projeto “Jornada Digital do Paciente” do Iamspe, que visa acolher com equidade as demandas dos 1,2 milhão de usuários do Instituto. Nessa primeira fase, o sistema é utilizado para receber pelo site solicitações de consultas nas mais de 50 especialidades do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), organizá-las e informar aos servidores a data do agendamento.
O serviço de solicitação pelo site é mais equânime e justo, além de oferecer mais autonomia ao usuário, que pode acompanhar o status do pedido no próprio portal do Iamspe, no botão “Histórico de solicitações”. A ferramenta vai possibilitar também a confirmação do pedido no ícone “Minhas agendas”.
A médio prazo, serão implementadas novas ferramentas do projeto como o acesso a outros serviços do Iamspe pelo site, aplicativo, central telefônica e pelo próprio médico.
legenda: Aulas têm como objetivo ampliar conhecimentos históricos, culturais e econômicos e fazem parte da agenda de férias do centro
FONTE DA FOTO: ASSESSORIA
As adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA feminino Anita Garibaldi, localizado em Cerqueira César (DRS), participarão ao longo do mês de janeiro de oficinas de confecção de bonecas (03, 17 e 31/01) e de costura de tecidos africanos (10 e 24/01).
As aulas serão ministradas pela modelista, Ana Cristina Reis da Silva, que possuí um ateliê de costura em Avaré, onde confecciona roupas voltadas para o público afro.
O objetivo da ação é ampliar os conhecimentos históricos, culturais e econômicos das adolescentes, apresentando as possibilidades que o artesanato e a costura podem proporcionar, como descoberta de uma nova profissão e até mesmo o ganho de recursos financeiros.
De acordo com o coordenador pedagógico, Renato Perez Gomez, a atividade também faz parte da agenda de férias escolares do centro socioeducativo. "As oficinas possibilitam ampliar a criatividade e preenchem o período do recesso escolar", concluiu.
O programa deve investir R$ 175 milhões na formação de agentes de segurança pública em todo o País durante o ano de 2024
09/01/2024 09:52
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Caixa inicia, nesta terça-feira (09/01), o pagamento do Bolsa Formação (PRONASCI 2), benefício destinado aos agentes de segurança pública. O programa, voltado à qualificação profissional, prevê o total de 100 mil bolsas aos profissionais integrantes das carreiras de policiais militares, civis e penais, dos bombeiros, agentes penitenciários, peritos criminais e dos trabalhadores das guardas civis municipais, que atendam aos critérios de elegibilidade.
Ao todo, o programa deve investir R$ 175 milhões na formação de agentes de segurança pública em todo o país durante o ano de 2024. O valor da Bolsa Formação é de R$ 900,00, devido a cada mês de duração do curso.
Os créditos da Bolsa Formação serão realizados em conta poupança digital na Caixa, com abertura automática para os beneficiários que não a possuírem.
A movimentação das contas digitais deve ser realizada pelo Aplicativo Caixa Tem, que permite consultas de saldos e extratos, pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual. O Caixa Tem também permite compras no comércio por meio de QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento.
Quem tem direito ao Bolsa Formação:
Integrantes das carreiras das polícias militar, civil e penal, do corpo de bombeiros militar, dos órgãos oficiais de perícia criminal, das guardas municipais e os agentes penitenciários, que preencham os seguintes requisitos:
Receber remuneração mensal bruta de até R$ 15.000,00, excluídos os valores referentes à gratificação natalina e férias;
Atender aos critérios de elegibilidade específicos de curso ofertado pelo Projeto Bolsa-Formação;
Não ter sido condenado pela prática de infração administrativa de natureza grave, nos últimos cinco anos;
Não possuir condenação penal nos últimos cinco anos;
Pertencer a corporação de ente federado que tenha assinado termo de adesão;
Frequentar, a cada 12 meses, ao menos um dos cursos ofertados pelo Bolsa Formação, observado o limite máximo de 3
PRONASCI:
Criado em 2007 e regulamentado pelo Decreto Nº 11.436, de 15 de março de 2023, o PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania é um programa de gestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, criado para articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas.
A identificação dos beneficiários do PRONASCI 2 – Bolsa Formação e a geração da folha de pagamentos será realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, cabendo à CAIXA o pagamento aos bolsistas.
Após o recebimento da folha de pagamentos enviada pelo MJSP, a Caixa disponibiliza a consulta quanto às informações de pagamento no Portal Cidadão .
Especialistas em inteligência artificial e sustentabilidade se destacam na lista de tendências
Por Victoria Nogueira Rosa*, Valor — São Paulo
Profissionais especialistas em inteligência artificial e sustentabilidade devem ganhar destaque nas empresas a partir deste ano, de acordo com um estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) em parceria com a Fundação Dom Cabral. O levantamento, que considerou aspectos como avanços tecnológicos, mudanças no perfil dos consumidores e o movimento de transição verde, apontou as dez profissões mais promissoras de 2024 até 2027.
No levantamento "O Futuro do Trabalho 2023", foram analisadas 45 economias ao todo, por meio de dados estatísticos — alguns fornecidos pelo LinkedIn e Coursera — atrelados à opinião executiva de 803 empresas distribuídas em 27 diferentes setores. Juntas, elas são responsáveis pela criação de mais de 11 milhões de empregos ao redor do mundo.
O estudo foi feito com objetivo de acompanhar os impactos da 4ª Revolução Industrial no mercado de trabalho.
LEIA
A expectativa é de que, até 2027, 69 milhões de postos de trabalho sejam abertos em todo o mundo. A pesquisa prevê que eles sejam impulsionados, principalmente, pela transição verde e transformação tecnológica. Para chegar ao montante estimado, 673 milhões de postos de trabalho foram analisados.
Confira as 10 profissões mais promissoras para 2024
Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
Especialista em sustentabilidade;
Analista em inteligência de negócios;
Analista de Segurança da Informação;
Engenharia de Fintechs;
Cientistas e analistas de dados;
Engenharia de robótica;
Especialista em Big Data;
Operadores de equipamentos agrícolas;
Especialistas em transformação digital.
Outras profissões com potencial de crescimento
O levantamento ressalta que arquitetos e agrimensores, engenheiros de energia renovável e engenheiros de instalação e sistema de energia solar são cargos de crescimento relativamente alto por conta da transição das economias para energia renovável.
Quanto à educação, é previsto que empregos na área cresçam cerca de 10%, o que representa 3 milhões de empregos adicionais para professores de educação profissional e professores universitários.
Outro ponto de destaque são os empregos para profissionais ligados à agricultura, especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladoras e classificadoras. Segundo a pesquisa, esses cargos podem ter um aumento de 15% a 30%, levando a mais 4 milhões de empregos.
Também é estimado um crescimento de 2 milhões de postos de trabalho no universo digital, contemplando especialistas em comércio eletrônico, especialistas em transformação digital e especialistas em estratégia e marketing digital.
Veja outras profissões listadas como tendência para este ano:
Mecânicos e reparadores de máquinas;
Profissionais de desenvolvimento de negócios;
Operários de construção em estrutura metálica;
Professores universitários e do ensino superior;
Engenheiros eletrotécnicos;
Trabalhadores de chapas e estruturas metálicas, moldadores e soldadores;
Vejam o vídeo, convocação pra assembléia, sua participação será muito importante pra decisão das eleições sindicais, através dela, que será definida a comissão pra organização das eleições.
ASSEMBLEIA GERAL será realizada no próximo sábado, dia 13 de janeiro de 2024, em sistema presencial no SINTAEMA, situado na Av. Tiradentes n° 1.323, no bairro Ponte Pequena, São Paulo, capital, com primeira chamada às 09h30 e segunda chamada às 10h.
Por tanto, servidores filiados, participem, faça parte dessa história, juntos somos mais fortes, unidos seremos imbatíveis!!!
UGEIRM acredita que déficit salarial é um dos principais motivos para a perda de policiais. Foto: Luiza Castro/Sul21
Por Felipe Prestes
O aumento nos pedidos de exoneração na Polícia Civil do Rio Grande do Sul preocupa a UGEIRM – sindicato que representa escrivães, inspetores e investigadores. Em 2023, segundo a entidade, 64 profissionais deixaram a instituição. O número é 48,8% maior que em 2022, com 43 exonerações registradas e 300% maior que em 2020, quando apenas 16 policiais civis deixaram a polícia.
Para a UGEIRM, a queda no poder de compra dos salários é o principal motivo para os pedidos de exoneração. Nos últimos cinco anos, a categoria teve apenas 6% de reposição salarial.
Segundo o vice-presidente do sindicato, Fábio Castro, há policiais que ficam poucos anos e já saem para outro cargo público por entenderem que o salário não compensa a atividade. “Do concurso ao curso de formação, processo que dura cerca de três anos, tem um investimento do Estado, da sociedade. Tem a bolsa de formação, o gasto com os equipamentos, como as munições usadas nos treinamentos. Com este investimento, se espera que a pessoa vá trabalhar na Polícia Civil por 30 anos, mas ela trabalha dois anos e vai para outro cargo, porque o salário não é atrativo”, avalia. Para Castro, as reformas previdenciárias, estadual e federal, que acabaram com a integralidade da aposentadoria dos policiais, também pesam nas baixas no efetivo.
De acordo com o sindicalista, a perda de policiais gera sobrecarga de trabalho, com maior realização de horas extras e esgotamento dos profissionais. “Há delegacias no interior com uma pessoa, que precisa atender e investigar. E essa pessoa tem problemas para tirar férias, precisa ir alguém de outra cidade para seu lugar, tem problemas para fazer um curso para se qualificar”, conta. O impacto do déficit de servidores, acredita Castro, se faz sentir pela população. “Há dificuldades para atender, equipes de plantão com menos gente para atendimento da população, há menos gente para atuar nas investigações.”
Atualmente, uma turma de cerca de 350 pessoas está concluindo o curso de formação para ingressar nas fileiras da Polícia Civil. Além de repor aposentadorias, estas pessoas deveriam incrementar o efetivo, de acordo com o sindicato. No entanto, um terço desses ingressantes irão repor as mais de 100 exonerações dos últimos dois anos. Hoje, a PC tem cerca de 5 mil policiais. O efetivo, em meados dos anos 1990, chegou a ser de 6,4 mil policiais. “De lá para cá, a população aumentou e os crimes ficaram mais complexos”, afirma o vice-presidente da UGEIRM.
O Sul21 procurou a direção da Polícia Civil gaúcha e aguarda uma resposta a seus questionamentos desde a última sexta-feira (5), mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Comunicamos que a ASSEMBLEIA GERAL será realizada no próximo sábado, dia 13 de janeiro de 2024, em sistema presencial no SINTAEMA, situado na Av. Tiradentes n° 1.323, no bairro Ponte Pequena, São Paulo, capital, com primeira chamada às 09h30 e segunda chamada às 10h.
Pauta
1) Instalação das eleições/processo eleitoral para renovação de sua Diretoria Plena e Conselho Fiscal para o exercício do mandato sindical – Gestão 2024/2028
2) Eleição e posse da Comissão Eleitoral
3) Definição do Presidente da Comissão Eleitoral
O SITSESP estará disponibilizado transporte.
Pedimos aos trabalhadores filiados e em dia com suas contribuições contatar o delegado da sua região ou ligar no sindicato: (11) 4324-7482
É de extrema importância a participação de todos filiados, pois dessa assembléia que será votada a comissão que organizará as eleições sindicais.
Venham fazer parte dessa história, juntos somos mais fortes, unidos seremos imbatíveis!!!