O Dia da Bandeira é uma homenagem à nova bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa foi a data foi escolhida.
A Proclamação da República foi um movimento encabeçado pelo Exército Brasileiro, que, a partir de uma manifestação, destituiu o gabinete ministerial e convidou a Família Real a sair do Brasil.
No dia 15 de novembro de 1889, O então Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma força que pressionou o Visconde de Ouro Preto a renunciar sua posição no gabinete. A proclamação aconteceu no fim do dia, quando José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República.
Assim, era necessária a substituição dos símbolos nacionais que remetessem à monarquia.
O estilo básico da Bandeira Nacional (o losango amarelo em meio a um quadro verde) já fazia parte da bandeira do Império e foi definido pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Com a Proclamação da República, algumas transformações pontuais aconteceram na bandeira:
• O losango amarelo foi redimensionado
• O símbolo de Armas do Império foi substituído por uma esfera republicana da cor azul.
• Na esfera, foi acrescentado um lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca.
• Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8:30h.
Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e apresentado em 1906.
“Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!”
(Estribilho do Hino da Bandeira)
“Somos nós, fortalecendo a profissão”
Fonte: Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário