quinta-feira, 28 de julho de 2022

Mudanças no vale-alimentação podem afetar restaurantes

 


Medida Provisória que altera regras do benefício trabalhista é alvo de críticas de representantes do setor de bares e restaurantes.



O deputado Paulinho da Força (Solidariedade) apresentou uma Medida Provisória (MP) que altera as regras do auxílio alimentação e do home office. O texto foi criticado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em nota publicada na última terça-feira, 26.

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A proposta é criar normas mais severas, inclusive com possibilidade de pagamento do vale em dinheiro (espécie ou depósito em conta). Ela também proíbe negociações entre empregado e empregador a respeito do pagamento.

Caso o valor seja utilizado para outro fim que não seja a compra de alimentos, o trabalhador pode receber multa entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. Atualmente, o auxílio alimentação e refeição não são aceitos fora de bares e restaurantes e já contam com regulamentação.



Outro ponto previsto na MP é a criação de um valor máximo para os pagamentos, limitado a 30% e 50% do salário do funcionário. O prazo para discussão do texto na Câmara dos Deputados vai até o dia 7 de agosto. 

“Fica muito evidente quem ganha com isso: os bancos […] Mais evidente ainda é quem perde: o próprio trabalhador, que fica sob ameaça de fome, uma vez que deixará de se alimentar para suprir outros gastos, além dos bares e restaurantes, cujo faturamento com o auxílio-alimentação representa, em média, 20% do total, chegando a 80%”, disse presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

“Isso agrava a já dificílima situação do próprio trabalhador, que, mesmo que consiga manter seu emprego, terá seu acesso a alimentação comprometido, num cenário em que mais de 33 milhões de brasileiros já vivem em situação de fome”, acrescentou. 

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país

28/07/2022 14h55Atualizada há 5 horas
Por: RedaçãoFonte: Agência Brasil
IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado hoje (28) no Diário Oficial da União .

Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

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Inscrições

As inscrições para o certame são gratuitas e poderão ser efetuadas de hoje até dia 1º de agosto. Clique para acessar a versão completa do edital n.º 14/2022 .

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

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A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Fundação CASA, resposta aos servidores do complexo São Luiz


 

SITSESP INFORMA | FUNDAÇÃO CASA RESPONDE A OFÍCIO DO SITSESP SOBRE SITUAÇÃO NO COMPLEXO SÃO LUIZ 


Nesta terça-feira (26) a Fundação CASA respondeu ao ofício sindical 131/2022 que havia sido enviado no dia 30 de junho e questionava a Fundação sobre a questão da segurança no Complexo São Luiz que, frequentemente, tem sido afetado tanto por problemas de indisciplina dos internos quanto por questões de interferências externas, como drones sobrevoando o Complexo.


Contudo, a resposta da Fundação CASA, além de lenta, foi insatisfatória. O chefe de gabinete Yuri Horalek e Domingues afirma que o sistema de câmeras, o escâner corporal e o serviço terceirizado de segurança oferecem o apoio necessário aos servidores em casos de risco. Além disso, ele também afirma que as palestras que estão sendo ministradas aos servidores com os seguintes temas: “Agressão entre Adolescentes: como evitar" e “Comunicação Não Violenta" também são instrumentos úteis de segurança para os servidores.  


Por fim, o chefe de gabinete da Fundação CASA afirmou que na última visita das Superintendências de Segurança, Saúde e Pedagógica os internos estavam claramente mais calmos e tranquilos. 


Fica claro com esta resposta que a opinião e segurança dos servidores não interessa aos gestores da Fundação. Os relatos de indisciplina e de problemas de interferências externas relatados pelos servidores socioeducativos são prontamente dispensados pela gestão patronal que insiste na imagem de que tudo vai bem na instituição.


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quarta-feira, 27 de julho de 2022

O abono salarial de 2022 já está liberado para saque?

  


O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores ano que vem. Entenda melhor a seguir

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Tempo estimado de leitura: 3 minutos

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O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores no ano que vem. O pagamento do abono foi adiado por causa da suspensão do abono salarial em 2021. 

Por causa do atraso no pagamento do PIS/Pasep, é previsto que os valores relacionados a 2021 sejam feitos em 2023 e que os de 2022 sejam realizados no ano seguinte.

Contudo, o Governo Federal ainda não disponibilizou os detalhes sobre os pagamentos. Sendo assim, os trabalhadores só poderão retirar as quantias referentes aos anos de 2019 e 2020, que já estão liberadas. Continue a leitura para conhecer mais informações sobre o abono Pis/Pasep.

O que é o Abono salarial?

O Abono Salarial é um benefício anual no valor de um salário mínimo que esteja vigente na data do pagamento. O abono é garantido para trabalhadores que recebam até dois salários mínimos mensalmente de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP.

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É necessário que tenham exercido atividade remunerada por até 30 dias no ano-base, e que estejam cadastrados por no mínimo 5 anos no PIS-Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Quem pode sacar o PIS/Pasep?

Agora, para acessar o benefício, é exigido que o contribuinte cumpra os requisitos abaixo:

  • Ter cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido mensalmente até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Ter os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) /eSocial.

Como consultar o PIS/Pasep?

Quem desejar consultar se têm direito aos valores ‘esquecidos’ deve ligar para o telefone 158, ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. E mais, você poderá utilizar os canais de atendimento das instituições financeiras, veja como:

Para o PIS: colaborador de empresa privada

  • App Caixa Trabalhador;
  • Site da Caixa;
  • Pelo número: 0800 726 0207.
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Para o Pasep: servidor público

  • Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • Demais cidades: 0800 729 0001;
  • Deficientes auditivos: 0800 729 0088.

Quem não receberá o benefício mesmo tendo trabalhado em 2021?

Então, é importante ficar atento para saber se você tem direito ou não de receber o benefício caso tenha trabalhado em 2021. Confira quem não recebe.

  • Empregado (a) doméstico (a);
  • Trabalhadores urbanos contratados por pessoa física;
  • Trabalhadores rurais contratados por pessoa física;
  • Trabalhadores contratados por pessoa física semelhante a jurídica.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

O abono salarial de 2022 já está liberado para saque?

 


O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores ano que vem. Entenda melhor a seguir

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O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores no ano que vem. O pagamento do abono foi adiado por causa da suspensão do abono salarial em 2021. 

Por causa do atraso no pagamento do PIS/Pasep, é previsto que os valores relacionados a 2021 sejam feitos em 2023 e que os de 2022 sejam realizados no ano seguinte.

Contudo, o Governo Federal ainda não disponibilizou os detalhes sobre os pagamentos. Sendo assim, os trabalhadores só poderão retirar as quantias referentes aos anos de 2019 e 2020, que já estão liberadas. Continue a leitura para conhecer mais informações sobre o abono Pis/Pasep.

O que é o Abono salarial?

O Abono Salarial é um benefício anual no valor de um salário mínimo que esteja vigente na data do pagamento. O abono é garantido para trabalhadores que recebam até dois salários mínimos mensalmente de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP.

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É necessário que tenham exercido atividade remunerada por até 30 dias no ano-base, e que estejam cadastrados por no mínimo 5 anos no PIS-Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Quem pode sacar o PIS/Pasep?

Agora, para acessar o benefício, é exigido que o contribuinte cumpra os requisitos abaixo:

  • Ter cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido mensalmente até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Ter os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) /eSocial.

Como consultar o PIS/Pasep?

Quem desejar consultar se têm direito aos valores ‘esquecidos’ deve ligar para o telefone 158, ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. E mais, você poderá utilizar os canais de atendimento das instituições financeiras, veja como:

Para o PIS: colaborador de empresa privada

  • App Caixa Trabalhador;
  • Site da Caixa;
  • Pelo número: 0800 726 0207.
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Para o Pasep: servidor público

  • Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • Demais cidades: 0800 729 0001;
  • Deficientes auditivos: 0800 729 0088.

Quem não receberá o benefício mesmo tendo trabalhado em 2021?

Então, é importante ficar atento para saber se você tem direito ou não de receber o benefício caso tenha trabalhado em 2021. Confira quem não recebe.

  • Empregado (a) doméstico (a);
  • Trabalhadores urbanos contratados por pessoa física;
  • Trabalhadores rurais contratados por pessoa física;
  • Trabalhadores contratados por pessoa física semelhante a jurídica.

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