segunda-feira, 13 de maio de 2019

Apesar de crise e queda de receita, gastos de estados com segurança pública crescem 30%

Por Clara Velasco e Thiago Reis, G1
 

Os gastos dos estados com segurança pública cresceram mais de 30% em 10 anos, mesmo com a crise econômica e com quedas de receita. É o que aponta um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (13).
Em 2008, as despesas dos estados com segurança chegaram a R$ 59,2 bilhões (em valores corrigidos pela inflação). Já em 2017, os gastos atingiram o valor de R$ 78 bilhões — ou seja, quase R$ 19 bilhões a mais.
Segundo dados do estudo, as despesas com o setor chegaram a cair ligeiramente em 2010 e em 2012. Desde então, porém, passaram a crescer, mesmo com queda na receita registrada nos últimos anos, decorrente da crise econômica enfrentada no país.
Entre 2014 e 2015, por exemplo, a receita dos estados caiu quase 8%, passando de R$ 970 bilhões para R$ 895 bilhões. No mesmo período, o gasto com segurança cresceu 3% (de R$ 74,5 bilhões para R$ 76,8 bilhões).
Gastos com segurança têm crescido nos estados — Foto: Igor Estrella/G1Gastos com segurança têm crescido nos estados — Foto: Igor Estrella/G1
Gastos com segurança têm crescido nos estados — Foto: Igor Estrella/G1
“É de se destacar que se essa despesa continua crescendo em situação de queda de arrecadação, demonstra-se uma clara priorização [da segurança]. É preocupante, no entanto, o fato de que a sociedade não consiga perceber melhoria nos índices de violência, criminalidade e insegurança, ao longo de todo o território nacional, com poucas exceções”, afirma o estudo.
O ano de 2017, inclusive, foi recorde de mortes violentas no país, com cerca de 60 mil pessoas assassinadas. Já 2018, ano que não entra no estudo do FBSP, teve queda de 13% no número de mortes, segundo levantamento do G1.

União: arrecada muito, investe pouco

O levantamento ainda aponta que, embora a União seja o principal arrecadador entre os entes federativos, não é ela quem financia majoritariamente as políticas de segurança.
Em 2017, a União arrecadou 58% do total de receitas do país, mas foi responsável por apenas 12% dos gastos de segurança pública. Já os estados, que pegaram 25% das receitas, foram responsáveis por 82% das despesas no setor.
“Os estados e o DF (...) são os maiores financiadores das políticas públicas de segurança pública, pois são responsáveis pelas polícias Civil e Militar e, ao mesmo tempo, ficam à mercê da política macroeconômica da União, que afeta diretamente a arrecadação de suas principais fontes de recurso, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, aponta o estudo.
Já as despesas da União, segundo o documento, estão relacionadas ao financiamento de projetos pulverizados e basicamente através de convênios com os estados, mas não necessariamente vinculados à uma política nacional e a objetivos pré-definidos.
Além disso, aproximadamente 70% dos gastos do Ministério da Justiça estão relacionados às despesas de custeio da própria administração pública e folha de pessoal (em especial das polícias Federal e Rodoviária Federal).
"A análise do financiamento da segurança mostra que o governo federal tem feito muito pouco pela área, seja do ponto de vista da coordenação de esforços em torno de um plano nacional de segurança, seja do ponto de vista dos recursos gastos com o setor. E a maioria dos estados depende dos recursos dos fundos federais para a implantação de projetos e para investimentos", afirma Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum.

Criação do Susp e mudanças no financiamento

O estudo analisa como mudanças recentes, como a criação em 2018 de um ministério próprio da Segurança (que foi extinto, porém, em 2019), de uma política nacional e de um sistema nacional de segurança, além de mudanças na legislação, podem impactar no financiamento da área.
Com a criação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), por exemplo, foi formulado um plano para definir as fontes de financiamento das ações de segurança pública. São quatro estratégias principais:
  • Garantir que os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional sejam utilizados com efetividade e eficiência
  • Desenvolver um modelo matemático para definir a aplicação dos recursos financeiros de forma justa
  • Repassar recursos aos entes federativos apenas se eles apresentarem planos de segurança com objetivos, metas e indicadores que permitam o monitoramento dos resultados
  • Condicionar os repasses do governo federal a estados e municípios que possuam objetivos e metas alinhados às prioridades destacadas no Plano Nacional de Segurança Pública
A alteração da lei do Fundo Nacional de Segurança Pública, aprovada em 2018, determina que a área da segurança contará com dinheiro proveniente de loterias, o que também deve significar mais recursos. “Embora não conte com vinculação orçamentária a exemplo do que ocorre nas áreas de educação e saúde, a destinação dos recursos arrecadados nas loterias ao FNSP garantirá certa perenidade de verbas para a segurança pública”, afirma o estudo.
Garantir a eficiência e a execução dos recursos previstos no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) está entre estratégias definidas após a criação do Susp — Foto: Danilo Pousada/GloboNewsGarantir a eficiência e a execução dos recursos previstos no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) está entre estratégias definidas após a criação do Susp — Foto: Danilo Pousada/GloboNews
Garantir a eficiência e a execução dos recursos previstos no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) está entre estratégias definidas após a criação do Susp — Foto: Danilo Pousada/GloboNews
Apesar disso, os autores ressaltam que é importante que haja, de fato, uma articulação com os estados para que as ações e os recursos sejam efetivamente executados, já que o Susp não regulamenta as atribuições e a responsabilidade de cada instituição de segurança pública.
“As menções aos papéis dos entes e instituições envolvidas são sempre feitas de forma genérica e, embora seja exaustivamente repetida a necessidade de integração, coordenação, cooperação e planejamento, não há definições claras sobre quais atores são responsáveis por coordenar estes processos, em especial no que se refere à tomada de decisão”, afirma o estudo.
Os autores ainda afirmam que, embora o Susp exista do ponto de vista formal, não está claro se a atual gestão deve implementá-lo — já que o governo reverteu medidas tomadas na gestão anterior sobre segurança pública, como a criação do ministério focado no setor, por exemplo. Por isso, o estudo destaca o papel da União diante dos desafios enfrentados no financiamento das políticas de segurança no geral.
“A União pode desempenhar um papel fundamental enquanto indutor das políticas de segurança pública, dando racionalidade e coordenação ao processo de elaboração das políticas, contribuindo para preencher o vácuo normativo deixado pela Constituição Federal”, aponta o documento.
Mas ressalva: “Embora integração, coordenação, cooperação e planejamento sejam gramáticas presentes nos textos normativos aprovados recentemente e aqui analisados, os mecanismos de indução e coordenação definidos possuem deficiências”.
"A aprovação do Susp, a alteração da lei do Fundo Nacional de Segurança Pública e a criação do Plano Nacional de Segurança Pública são indicativos de que a União está comprometida com um maior protagonismo. Agora, só será possível saber se isso vai se reverter em alguma ação prática quando o dinheiro for de fato transferido aos estados e as ações previstas no Plano Nacional de Segurança Pública forem induzidas", afirma Samira Bueno.

Previsões

Por isso, segundo os autores, a previsão para 2020 não é otimista. Eles lembram que, nos últimos anos, recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública têm sido utilizados basicamente para o financiamento da Força Nacional e de projetos próprios do Ministério da Justiça, como o Sinesp, não sendo repassados para ações nos estados e municípios.
“Os cálculos anunciados pelo governo federal quando da mudança da lei do FNSP em 2018, determinando receitas provenientes das loterias, indicam valores em torno de R$ 1 bilhão para a área, dos quais metade deve ser repassado para as unidades da federação. No entanto, não é sabido se esse valor vai se somar aos valores já disponíveis no FNSP, ou se a receita oriunda das loteria servirá como fonte alternativa de recursos. Em meio a este contexto, as unidades da federação estão especialmente pressionadas pela grave crise fiscal que assolou o país nos últimos anos, e estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão parcelando o 13º salário de 2018 para os profissionais de segurança.”
O estudo diz ainda que um componente que agrava ainda mais esse quadro é o custo da Previdência para os estados.
“Em suma, as evidências apresentadas indicam que o Susp constitui um importante avanço para a área da segurança pública ao propor uma reengenharia da arquitetura institucional da segurança pública em nível nacional, dotando o governo federal de maior protagonismo na coordenação e governança da política. Seu futuro, no entanto, parece incerto, tanto pela mudança de gestão no governo federal, como pelas limitações de recursos financeiros. Ao optar por restringir a utilização dos recursos do FNSP com projetos próprios, como é o caso da Força Nacional e do Sinesp, em detrimento de transferências para os estados, o Ministério da Justiça pode comprometer ainda mais a sua capacidade de liderar uma política de segurança pública em âmbito nacional”, conclui

EDITAL SAMU 2019 é aberto para nível fundamental, médio e superior! Até R$ 6.287,37

EDITAL SAMU 2019 é aberto para nível fundamental, médio e superior! Até R$ 6.287,37

Edital publicado. O Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS) faz saber aos interessados a abertura de novo edital para atuação no SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Segundo o documento publicado (01/2019), serão 77 vagas para candidatos de ensino fundamental, médio, técnico e superior. Além disso, haverá formação de cadastro reserva, para contratação conforme necessidade.
Os salários oferecidos oscilam entre R$ 1.022,04 e R$ 6.287,37. Além disso, haverá 20% de insalubridade e ticket alimentação, por jornada de trabalho de 12h/36h a 44 horas semanais. O edital reserva vagas para os seguintes cargos:
  • Condutor Socorrista;
  • Auxiliar Administrativo,
  • Médico
  • Técnico em Enfermagem,
  • Auxiliar de Serviços Gerais
  • Enfermeiro.

Sobre os cargos

Enfermeiro
Requisitos: Curso Superior em Enfermagem + Registro no COREN.
Salário: R$ 2.101,07 + Insalubridade de 20%, sobre o salário mínimo, + Ticket de R$ 14,00, por dia efetivamente trabalhado.
Atribuições: Supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. Executar prescrições médicas por telemedicina. Prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves e com risco de vida, que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas. Prestar a assistência de enfermagem à gestante, a parturiente e ao recém nato. Realizar partos sem distócia. Participar nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde em urgências, particularmente nos programas de educação continuada. Fazer controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes à sua profissão. Subsidiar os responsáveis pelo desenvolvimento de recursos humanos para as necessidades de educação continuada da equipe. Obedecer a Lei do Exercício Profissional e o Código de Ética de Enfermagem. Conhecer equipamentos e realizar manobras de extração manual de vítimas.
Técnico em Enfermagem
Requisitos: Curso Técnico em Enfermagem e Registro no COREN como Técnico de Enfermagem
Salário: R$1.151,67 + Insalubridade de 20%, sobre o salário mínimo, + Ticket de R$ 14,00, por dia efetivamente trabalhado.
Atribuições: Assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem. Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave, sob supervisão direta ou a distância do profissional enfermeiro. Participar de programas de treinamento e aprimoramento profissional especialmente em urgências/emergências. Realizar manobras de extração manual de vítimas. Atuando como Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) deve atender solicitações telefônicas da população na área de atendimento a chamadas de urgência/emergência 192.
Condutor Socorrista
Requisitos: Ensino Médio e Carteira de Habilitação “D”, ter no mínimo 21 anos de idade conforme Portaria 2048/GM de 05/11/2002 + experiência mínima de 06 meses em CNH categoria “D”.
Salário: R$ 1.497,29 + Insalubridade de 20%, sobre o salário mínimo, + Ticket de R$ 14,00, por dia efetivamente trabalhado.
Atribuições: Conduzir veículo terrestre de urgência destinado ao atendimento e transporte de pacientes. Possuir CNH categoria D e ter pelo menos 6 meses de experiência como motorista. Conhecer integralmente o veículo e realizar manutenção básica do mesmo. Estabelecer contato radiofônico (ou telefônico) com a central de regulação médica e seguir suas orientações. Conhecer a malha viária local. Conhecer a localização de todos os estabelecimentos de saúde integrados ao sistema assistencial local, auxiliar a equipe de saúde nos gestos básicos de suporte à vida. Auxiliar a equipe nas imobilizações e transporte de vítimas. Realizar medidas reanimação cardiorrespiratória básica. Identificar todos os tipos de materiais existentes nos veículos de socorro e sua utilidade, a fim de auxiliar a equipe de saúde. Comparecer, atuando ética e dignamente, ao seu local de trabalho, conforme escala de serviço pré-determinada, e dele não se ausentar até a chegada do seu substituto.
Auxiliar Administrativo
Requisitos: Ensino Médio Completo e Curso Básico de Informática
Salário: R$ 1.202,01 + Insalubridade de 20%, sobre o salário mínimo, + Ticket de R$ 14,00, por dia efetivamente trabalhado.
Atribuições: Prestar atendimento telefônico às solicitações de auxílio provenientes da população, nas centrais de regulação médica, devendo anotar dados básicos sobre o chamado (localização, identificação do solicitante, natureza da ocorrência). Prestar informações gerais, sua atuação é supervisionada diretamente e permanentemente pelo médico regulador e sua capacidade e atuação seguem padrões previstos no regulamento da Portaria GM/MS nº 2048, de 05 de outubro de 2002. Datilografar ou digitar, obedecendo a normas e rotinas previamente estabelecidas, todo tipo de memorando e ofícios, encaminhandoos para onde for necessário, respeitando os prazos estabelecidos. Receber e organizar correspondências, ofícios, informes entregues ao serviço, separando-os, arquivando-os por ordem, natureza, e observando a urgência de cada necessidade, informando ao coordenador sobre a mesma. Responsabilizar-se pela recepção de malotes. Acompanhar o registro diário da frequência dos funcionários, auxiliando na realização das folhas de frequência. Encaminhar convocatórias de reuniões. Auxiliar a chefia na confecção das escalas e cadastros dos médicos plantonistas. Ler e arquivar o Diário Oficial do Estado, comunicando ao coordenador e à equipe as informações relevantes ao serviço e à população.
Auxiliar de Serviços Gerais
Requisitos: Ensino Fundamental Completo.
Salário: R$1.022,04 + Insalubridade de 20%, sobre o salário mínimo, + Ticket de R$ 14,00, por dia efetivamente trabalhado.
Atribuições: Realizar a limpeza e a conservação das instalações e equipamentos do local do SAMU. Executar eventuais mandados, fazer chá ou café assim como servi-los, distribuir água e tarefas correlatas. Executar tarefas manuais simples que exijam esforço físico, certos conhecimentos e habilidades elementares. Efetuar a coleta de lixo domiciliar, comercial e industrial. Varrer as vias e logradouros públicos. Executar tarefas de limpeza em geral, inclusive com remoção de entulhos, carregar e descarregar em veículos de transporte de lixo. Cumprir, com pontualidade, seus horários de chegada. Tratar com respeito e coleguismo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas. Obedecer aos protocolos de serviço. Acatar e respeitar as rotinas estabelecidas. Participar das reuniões convocadas pela direção. Ser fiel aos interesses do serviço público, evitando denegri-los, dilapidá-los ou conspirar contra os mesmos.
Médico
Requisitos: Curso Superior em Medicina e Registro no CRM.
Salário: R$ 6.287,37 + Insalubridade de 20%, sobre o salário mínimo, + Ticket de R$ 14,00, por dia efetivamente trabalhado.
Atribuições: Exercer a regulação médica do sistema. Conhecer a rede de serviços da região. Manter uma visão global e permanentemente atualizada dos meios disponíveis para o atendimento pré-hospitalar e das portas de urgência, checando periodicamente sua capacidade operacional. Recepção dos chamados de auxílio, análise da demanda, classificação em prioridades de atendimento, seleção de meios para atendimento (melhor resposta), acompanhamento do atendimento local, determinação do local de destino do paciente, orientação telefônica. Manter contato diário com os serviços médicos de emergência integrados ao sistema. Prestar assistência direta aos pacientes nas ambulâncias, quando indicado, realizando os atos médicos possíveis e necessários ao nível pré-hospitalar.
LOTAÇÃO DAS VAGAS: Caeté, Mariana, Ouro Preto e Sabará, em MG.

Inscrição

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 17h do dia 29 de maio de 2019, no endereço eletrônico oficial da banca organizadora MS Concursos (www.msconcursos.com.br). O valor da inscrição oscila entre R$ 23,00 e R$ 49,00.

Provas

O processo seletivo consistirá com provas objetivas (caráter classificatório e eliminatório); prova de títulos (caráter classificatório) para os cargos de Médico, Técnico de Enfermagem, Condutor Socorrista e Enfermeiro; e treinamento introdutório (caráter eliminatório) para os cargos de Médico, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro. As avaliações serão aplicadas no dia 16 de junho, nas cidades de Ouro Preto, Sabará e Caeté, em locais e horários a serem informados até dia 11 de junho.
Os gabaritos provisórios serão divulgados no dia 16 de junho e os gabaritos definitivos no dia 01 de julho, no site já citado. A validade da seleção será de 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.
Informações do concurso
  • Concurso: Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS)
  • Banca organizadora: MS Concursos
  • Escolaridade: fundamental, médio, técnico e superior
  • Número de vagas: 77
  • Remuneração: R$ 1.022,04 a R$ 6.287,37
  • Inscrições: até 29 de maio de 2019
  • Taxa de Inscrição: R$ 23,00 e R$ 49,00
  • Provas: 16 de junho de 2019
  • Situação: PUBLICADO

EDITAL 2019

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