sábado, 19 de novembro de 2022

Corrigido só pela inflação, como nos últimos anos, salário mínimo seria de R$ 1.285 em 2023; proposta de orçamento prevê R$ 1.302

 

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília

 


A redução das expectativas oficiais de inflação para o ano de 2022, anunciada nesta semana pelo Ministério da Economia, fez com que o reajuste do salário mínimo para 2023 incluído no projeto de orçamento que já tramita no Congresso Nacional ficasse acima das projeções do governo atual.

O texto foi enviado ao Legislativo no fim de agosto prevendo um salário mínimo de R$ 1.302 – 7,41% maior que os R$ 1.212 atuais. Esse percentual correspondia à expectativa de inflação para 2022 realizada naquele momento, ou seja, reajustava o mínimo sem prever ganho real para os trabalhadores.

Esse reajuste para corrigir o impacto da inflação é obrigatório porque está previsto na Constituição. O orçamento de cada ano pode prever um reajuste maior, como ocorria até 2019 (veja abaixo), mas nunca menor que a inflação oficial.

Quase três meses depois, no entanto, a previsão do Ministério da Economia para a inflação desse ano, medida pelo INPC, caiu dos 7,41% para 6%. Com isso, os R$ 1.302 previstos no projeto passaram a representar um ganho real no salário mínimo para 2023.

Para manter a intenção de apenas reajustar o mínimo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o governo teria que refazer o cálculo. O valor seria de quase R$ 1.285 – R$ 17 a menos que o salário inscrito no projeto de orçamento.

 — Foto: Arte/g1

— Foto: Arte/g1

A correção do salário mínimo apenas pela variação da inflação vem sendo adotada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro desde 2020. A última alta real, acima da inflação, foi em 2019.

De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 56,7 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

g1 entrou em contato com o Ministério da Economia e perguntou se será proposto, ainda neste ano, o valor para o salário mínimo de 2023. O reajuste de 2022, por exemplo, foi anunciado no dia 31 de dezembro do ano passado. A área econômica informou, porém, que não irá se manifestar sobre o assunto.

Salário mínimo perdeu poder de compra no governo Bolsonaro, aponta estudo
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Novo governo promete alta real

O governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já informou que haverá alta do salário mínimo acima da inflação em 2023. A última informação é que a alta real será de 1,3% a 1,4% no próximo ano (veja abaixo).

A reportagem do g1 procurou o senador eleito Wellington Dias (PT), coordenador do orçamento de 2023 na transição, e questionou qual o valor será proposto para o salário mínimo no próximo ano. No entanto, também não obteve resposta.

Apesar de estimar um reajuste com ganho real, o governo eleito ainda não disse claramente qual seria esse valor para 2023.

A cada R$ 1 de aumento, acima dos R$ 1.302 que constam na proposta de orçamento do próximo ano, o custo adicional é de R$ 370 milhões.

Isso porque as aposentadorias e o seguro-desemprego, assim como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não podem ser menores do que o mínimo.

Para abrir espaço no orçamento para essa nova despesa, o governo encaminhou ao Congresso Nacional a chamada "PEC da Transição" – proposta do governo eleito que retira todo o Bolsa Família do teto de gastos.

A PEC, se aprovada, permitirá remanejar os R$ 105 bilhões que, atualmente, estão reservados para pagar o Auxílio Brasil de 2023 (com valor menor do que o atual).

Além da alta real para o salário mínimo, a intenção é recompor recursos para a saúde e para a educação, entre outras áreas.

Auxílio Brasil e 1,4% de reajuste real para o mínimo estão garantidos no governo PT
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Auxílio Brasil e 1,4% de reajuste real para o mínimo estão garantidos no governo PT

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Estatística da Fundação CASA até dia 18 de novembro de 2022




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Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral

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Estatística da Fundação CASA até dia 18 de novembro de 2022


 
FUNDAÇÃO CASA - SP
CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE
AIO  -  ASSESSORIA DE INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL
Rua Florêncio de Abreu, nº 848 - 5º andar - Luz - São Paulo/SP - CEP 01030-001 - Fone 2927-9152
BOLETIM ESTATÍSTICO DIÁRIO DA FUNDAÇÃO CASA - POSIÇÃO 18/11/2022 - 10h15
PROGRAMAS DE ATENDIMENTO 31.12.2019 31.12.2020 31.12.2021 18.11.2022 FAIXA ETÁRIA 31.12.2021 18.11.2022 IDADE Quantidade
Atendimento Inicial ( Art. 175 ) 48 15 51 79 12 a 14 anos 248 312 12 14
Internação Provisória ( Art. 108 ) 753 555 470 704 15 a 17 anos 3113 3436 13 61
Internação Sanção ( Art. 122-III ) 145 33 48 80 18 e mais 1138 1082 14 237
Internação ( Art. 122 ) 5555 3929 3765 3783 15 574
Semiliberdade ( Art. 120  ) 330 0 136 175 16 1100
TOTAL 6831 4532 4470 4821 MASCULINO 96,19% 17 1762
ATENDIMENTO EXTERNO (CDP/Clínica/DP/Hospital/Residência) 19 379 29 9 FEMININO 3,81% 18 932
TOTAL (com atendimento externo) 6850 4911 4499 4830 19 131
20 19
21+ 0
ATO INFRACIONAL Nº de Adolescentes REGIÃO DE MORADIA E DE CUMPRIMENTO
TRÁFICO DE DROGAS 2070 42,86% Adolescentes por Região de Moradia Capital 24,80%
ROUBO QUALIFICADO 1680 34,78% Grande São Paulo 15,03%
ROUBO SIMPLES 246 5,09% Interior 52,13%
FURTO QUALIFICADO 127 2,63% Litoral 6,92%
FURTO 87 1,80% Outros Estados 0,75%
ESTUPRO 70 1,45% S/I 0,37%
HOMICÍDIO DOLOSO QUALIFICADO 64 1,33%
RECEPTAÇÃO 51 1,06% Adolescentes por Região de Cumprimento Capital 29,59%
HOMICÍDIO SIMPLES 49 1,01% Grande São Paulo 15,07%
ROUBO QUALIFICADO TENTADO 46 0,95% Interior 48,18%
DEMAIS ATOS INFRACIONAIS 340 7,04% Litoral 7,16%
QUANTIDADE DE CENTROS POR TIPO DE ATENDIMENTO Quantidade REGIONAL Lotação atual Capacidade Instalada Taxa de Ocupação
Atendimento Inicial  (Art. 175)  ( NAI ) 3
Atendimento Inicial / Internação Provisória (Art. 175 e Art. 108)    1 DRL - Guarujá 513 676 76%
Atendimento Inicial / Internação (Art. 175 e Art. 122) 3 DRMC - Campinas 635 787 81%
Atendimento Inicial / Internação Provisória e Internação Sanção (Art. 175 e Arts. 108 e 122-III) 11 DRMNO - Noroeste 673 888 76%
Atendimento Inicial / Internação Provisória e Internação Sanção / Internação (Art. 175, Arts. 108 e 122-III e Art. 122) 17 DRMSE - Sudeste 842 1143 74%
Internação (Art. 122) 59 DRN - Ribeirão Preto 560 692 81%
Internação / Internação Sanção (Art. 122 e Art. 122-III) 2 DRO - Marília 519 722 72%
Internação Provisória e Internação Sanção (Arts. 108 e 122-III) 3 DRS - Iaras 576 784 73%
Internação Provisória e Internação Sanção / Internação (Art. 108 e Art. 122-III, e Art. 122 ) 4 DRVP - Jacareí 512 714 72%
Semiliberdade (Art. 120) 13
TOTAL (distribuidos em 46 municípios, incluindo a Capital) 116 FUNDAÇÃO 4830 6406 75%
 sendo que 0 centros de atendimento são gestão compartilhada.
COR DE PELE Atendimento Inicial Int. Provisória (Art. 108) Internação Sanção Internação (Art. 122) Semiliberdade (Art. 120) TOTAL % da Cor de Pele Série de Total
(Art. 175) (Art. 122-III) Referência
(Matriculados)
AMARELA 0 4 0 6 1 11 0,23% EF - Ciclo I 160
BRANCA 18 200 26 1046 54 1344 27,83% EF - Ciclo II 2438
INDÍGENA 0 0 0 9 0 9 0,19% Ensino Médio 2039
PARDA 48 393 42 2152 92 2727 56,46% EM - Completo 46
PRETA 13 109 13 574 29 738 15,28% Superior Cursando 0
NÃO DECLARADO 1 0 0 0 0 1 0,02% Não Informado 147
Total de adolescentes 80 706 81 3787 176 4830 Total 4830
ATENDIMENTO EXTERNO Atendimento Inicial Int. Provisória (Art. 108) Internação Sanção Internação (Art. 122) Semiliberdade (Art. 120) TOTAL % de atendimento Externo
(Art. 175) (Art. 122-III)
CDP 0 0 1 0 0 1 11,11%
CLÍNICA 0 0 0 0 0 0 0,00%
D.P. 0 0 0 0 0 0 0,00%
HOSPITAL 1 2 0 4 0 7 77,78%
RESIDÊNCIA 0 0 0 0 0 0 0,00%
RESIDÊNCIA - COVID-19 PROV. CSM Nº 2546_2020 0 0 0 0 1 1 11,11%
Total de adolescentes 1 2 1 4 1 9






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PROGRAMAS DE ATENDIMENTO 31.12.2019 31.12.2020 31.12.2021 18.11.2022 FAIXA ETÁRIA 31.12.2021 18.11.2022 IDADE Quantidade
Atendimento Inicial ( Art. 175 ) 48 15 51 79 12 a 14 anos 248 312 12 14
Internação Provisória ( Art. 108 ) 753 555 470 704 15 a 17 anos 3113 3436 13 61
Internação Sanção ( Art. 122-III ) 145 33 48 80 18 e mais 1138 1082 14 237
Internação ( Art. 122 ) 5555 3929 3765 3783 15 574
Semiliberdade ( Art. 120  ) 330 0 136 175 16 1100
TOTAL 6831 4532 4470 4821 MASCULINO 96,19% 17 1762
ATENDIMENTO EXTERNO (CDP/Clínica/DP/Hospital/Residência) 19 379 29 9 FEMININO 3,81% 18 932
TOTAL (com atendimento externo) 6850 4911 4499 4830 19 131
20 19
21+ 0
ATO INFRACIONAL Nº de Adolescentes REGIÃO DE MORADIA E DE CUMPRIMENTO
TRÁFICO DE DROGAS 2070 42,86% Adolescentes por Região de Moradia Capital 24,80%
ROUBO QUALIFICADO 1680 34,78% Grande São Paulo 15,03%
ROUBO SIMPLES 246 5,09% Interior 52,13%
FURTO QUALIFICADO 127 2,63% Litoral 6,92%
FURTO 87 1,80% Outros Estados 0,75%
ESTUPRO 70 1,45% S/I 0,37%
HOMICÍDIO DOLOSO QUALIFICADO 64 1,33%
RECEPTAÇÃO 51 1,06% Adolescentes por Região de Cumprimento Capital 29,59%
HOMICÍDIO SIMPLES 49 1,01% Grande São Paulo 15,07%
ROUBO QUALIFICADO TENTADO 46 0,95% Interior 48,18%
DEMAIS ATOS INFRACIONAIS 340 7,04% Litoral 7,16%
QUANTIDADE DE CENTROS POR TIPO DE ATENDIMENTO Quantidade REGIONAL Lotação atual Capacidade Instalada Taxa de Ocupação
Atendimento Inicial  (Art. 175)  ( NAI ) 3
Atendimento Inicial / Internação Provisória (Art. 175 e Art. 108)    1 DRL - Guarujá 513 676 76%
Atendimento Inicial / Internação (Art. 175 e Art. 122) 3 DRMC - Campinas 635 787 81%
Atendimento Inicial / Internação Provisória e Internação Sanção (Art. 175 e Arts. 108 e 122-III) 11 DRMNO - Noroeste 673 888 76%
Atendimento Inicial / Internação Provisória e Internação Sanção / Internação (Art. 175, Arts. 108 e 122-III e Art. 122) 17 DRMSE - Sudeste 842 1143 74%
Internação (Art. 122) 59 DRN - Ribeirão Preto 560 692 81%
Internação / Internação Sanção (Art. 122 e Art. 122-III) 2 DRO - Marília 519 722 72%
Internação Provisória e Internação Sanção (Arts. 108 e 122-III) 3 DRS - Iaras 576 784 73%
Internação Provisória e Internação Sanção / Internação (Art. 108 e Art. 122-III, e Art. 122 ) 4 DRVP - Jacareí 512 714 72%
Semiliberdade (Art. 120) 13
TOTAL (distribuidos em 46 municípios, incluindo a Capital) 116 FUNDAÇÃO 4830 6406 75%
 sendo que 0 centros de atendimento são gestão compartilhada.
COR DE PELE Atendimento Inicial Int. Provisória (Art. 108) Internação Sanção Internação (Art. 122) Semiliberdade (Art. 120) TOTAL % da Cor de Pele Série de Total
(Art. 175) (Art. 122-III) Referência
(Matriculados)
AMARELA 0 4 0 6 1 11 0,23% EF - Ciclo I 160
BRANCA 18 200 26 1046 54 1344 27,83% EF - Ciclo II 2438
INDÍGENA 0 0 0 9 0 9 0,19% Ensino Médio 2039
PARDA 48 393 42 2152 92 2727 56,46% EM - Completo 46
PRETA 13 109 13 574 29 738 15,28% Superior Cursando 0
NÃO DECLARADO 1 0 0 0 0 1 0,02% Não Informado 147
Total de adolescentes 80 706 81 3787 176 4830 Total 4830
ATENDIMENTO EXTERNO Atendimento Inicial Int. Provisória (Art. 108) Internação Sanção Internação (Art. 122) Semiliberdade (Art. 120) TOTAL % de atendimento Externo
(Art. 175) (Art. 122-III)
CDP 0 0 1 0 0 1 11,11%
CLÍNICA 0 0 0 0 0 0 0,00%
D.P. 0 0 0 0 0 0 0,00%
HOSPITAL 1 2 0 4 0 7 77,78%
RESIDÊNCIA 0 0 0 0 0 0 0,00%
RESIDÊNCIA - COVID-19 PROV. CSM Nº 2546_2020 0 0 0 0 1 1 11,11%
Total de adolescentes 1 2 1 4 1 9