quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Receita Federal irá devolver R$ 880 milhões! Saiba se você também tem direito

 


A Receita Federal deu início a um novo lote de restituição do Imposto de Renda que deve contemplar 471 mil brasileiros.

 0

A Receita Federal deu início ao processo de restituição de um novo pacote de lotes residuais do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Os contribuintes que têm direito à restituição são aqueles que pagaram mais impostos do que deveriam. O valor aproximado de R$ 880 milhões deverá compor a quantia total a ser devolvida aos 471 mil brasileiros contemplados.

“Cair na malha fina” significa que a Receita Federal observou incontinências na declaração de Imposto de Renda do indivíduo, fazendo com que a mesma seja direcionada para uma análise mais profunda. Para ter direito à restituição, é preciso que a declaração do cidadão saia da malha fina.

Para consultar a restituição, deve-se acessar o site da Receita Federal. O processo se dá clicando em “Imposto de Renda”, em seguida em “Consultar a restituição”, e “Etapas para a realização deste serviço”.

Depois, é só acessar a aba “Consultar Restituição IRPF” e informar a data de nascimento e o CPF. Também é possível fazer a consulta baixando o aplicativo Meu Imposto de Renda na App Store ou Google Play, ou entrar no Portal e-CAC.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda ou por chave PIX. Se por alguma razão o pagamento não for realizado, os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Para reagendar o pagamento dos valores, o cidadão pode ligar para a Central de Relacionamento Banco do Brasil pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos). 

Restituição da pensão alimentícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá devolver o dinheiro do imposto sobre a pensão alimentícia dos últimos cinco anos. Desse modo, os pensionistas da modalidade também estarão isentos de declaração de Imposto de Renda. Tanto o alimentante quanto o alimentado estarão isentos. Além da pensão alimentícia, não haverá mais tributação de outros valores do direito da família.Agora, esses valores vão passar a ser declarados como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, portanto não incidirão impostos sobre eles. Até o presente momento, a Receita Federal não se manifestou quanto a restituição específica dos valores de impostos que dizem respeito à pensão alimentícia, mas espera-se um pronunciamento em breve.

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com

[Fancy_Facebook_Comments]

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar

Fundação CASA, UNICASA, convida a todos os integrantes do sistema socioeducativo brasileiro a participarem da primeira edição do “Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento na Socioeducação”.


 

A Fundação CASA, por meio de sua Gerência de Governança da Educação, vinculada à Superintendência Pedagógica e a Universidade Corporativa - UNICASA, convida a todos os integrantes do sistema socioeducativo brasileiro a participarem da primeira edição do “Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento na Socioeducação”.   


O evento é inédito e deverá acontecer entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2022, por meio da plataforma online do Microsoft Teams.   


O Seminário tem como objetivo celebrar e compartilhar projetos e boas práticas de todo o país, direcionadas para adolescentes em medida socioeducativa de ambos os sexos, reconhecendo iniciativas que visam superar as dificuldades de aprendizagem nesse âmbito.  


Os projetos deverão se encaixar em um dos quatro eixos temáticos do seminário, que são: 1) Alfabetização: trabalho desenvolvido com o analfabeto absoluto; 2)Letramento: trabalhos voltados a fluência leitora e produção textual; 3)Ambientes Aprendentes: produção e utilização dos ambientes aprendentes como ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem; e 4) Integralidade das áreas no processo de alfabetização e letramento: ações das áreas de Arte Cultura, Educação Profissional e Educação Física e a própria área escolar na contribuição do processo de alfabetização e pós alfabetização na socioeducação.   


A inscrição dos projetos será dividida em duas fases.   


Na primeira, os Estados interessados devem encaminhar seus projetos, pré-selecionados e revisados do ponto de vista gramatical, ortográfico e de digitação, pelo e-mail da Gerência de Governança da Educação (gerenciaescolar@fundacaocasa.sp.gov.br) até o dia 11 de novembro (uma sexta-feira).   


Na fase seguinte, os Estados deverão realizar a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira fase, entre os dias 16 e 18 de novembro, através de link que será enviado aos Estados participantes, via e-mail cadastrado anteriormente.   


Os projetos devem ser encaminhados em formatos variados como Power Point, audiovisuais, dentre outros recursos, mas devem conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: 1) Breve descrição do trabalho realizado; 2) Fundamentação teórica; 3) Descrição da metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho; 4) Número de adolescentes participantes; 5) Faixa Etária; 6) Responsável(s) pelo desenvolvimento da proposta; 7) Espaço utilizado; 8) Período de aplicação e 9) Resultados parciais ou finais.   


É importante encaminhar registros, em foto ou vídeo, da execução dos projetos. Também serão aceitos depoimentos de estudantes, professores, profissionais das Unidades Socioeducativas e eventualmente parceiros. Lembrando que todas as imagens de socioeducandos devem atender as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com suas identidades preservadas.



quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Fundação CASA: Com 4,5 mil dispositivos, a instituição reduziu o tempo de relatórios de semanas para minutos.

 

Fundação CASA: gestão de dispositivos com Quest Software

08/11/2022 16:33

Com 4,5 mil dispositivos, a instituição reduziu o tempo de relatórios de semanas para minutos.

A Fundação CASA presta anualmente assistência a cerca de 19,5 mil jovens entre 12 a 21 anos incompletos em todo o estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Tamanho da fonte: -A+A

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) adotou a solução da Quest Software, fornecedora especializada em gerenciamento de sistemas, proteção e segurança, para gerir seus ativos de Tecnologia da Informação.

A implementação do Kace, ferramenta voltada para estratégias unificadas de gerenciamento de endpoint, foi realizada pela Formato e pela LenanzoTech, consultorias de TI parceiras da Quest.

Até então, as informações dos relatórios sobre os dispositivos e licenças eram coletadas em um período que se estendia por semanas.

A atualização de manutenção dos mais de 4,5 mil dispositivos da instituição eram atualizados manualmente, o que gerava erros no mapeamento dos aparelhos e, consequentemente, uma visão parcial da infraestrutura como um todo.

Segundo a Fundação, a gestão realizada então por três pessoas não possuía a agilidade adequada para garantir a segurança e conformidade necessárias.

Com a implementação do Kace, tornou-se possível obter relatórios em poucos minutos. Além disso, agora é preciso que apenas um funcionário de TI se ocupe com a administração de todos os dispositivos.

“Implantamos correções com rotinas de programação executadas pelo Kace, aplicando as medidas de remediação em poucos minutos, em vez de precisar de 20 a 30 minutos na assistência técnica tradicional. Se a assistência destaca um problema comum em toda a rede, a equipe de TI aproveita o Kace para automatizar a remediação”, detalha Julio Signorini, diretor-executivo de TI da Fundação CASA.

De acordo com a instituição, a mudança garante padrões de conformidade e segurança, bem como compatibilidade com tecnologias inteligentes usadas para auxiliar a equipe na tomada de decisões, o que resulta na redução de despesas administrativas públicas.

A partir do projeto, a Fundação CASA também passou a utilizar cloud computing. O próximo passo é a transição das informações armazenadas em nuvem para uma plataforma DevOps.

No futuro, a instituição também tem planos de implementar a One Identity, solução que complementaria a gestão de sistemas e o Kace, garantindo acesso seguro a aplicativos e dados, bem como o cumprimento de políticas de cibersegurança.

Até 2006 conhecida como Febem, a Fundação CASA presta anualmente assistência a cerca de 19,5 mil jovens entre 12 a 21 anos incompletos em todo o estado de São Paulo, executando as medidas socioeducativas de restrição.

Atualmente, a instituição conta com mais de 10 mil colaboradores.

A Quest Software, atuante desde 1987, tem origem estadunidense e registra o uso de suas soluções em mais de 130 mil companhias distribuídas em 100 países.

A presença de suas soluções em empresas listadas no ranking da Fortune 500 é de 95%, através de um portfólio focado em gerenciamento de banco de dados, de identidades e acessos, da plataforma Microsoft e de endpoints.

Há mais de 20 anos no mercado, a Formato atua em projetos com grandes bancos de dados, em sistemas transacionais e analíticos, incluindo business intelligence, data analytics, data warehouses e data marts.

A integradora brasiliense atua com as marcas Quest, Hitachi e Cloudera.

Fundada em 2017 e com sede em Campinas, a LenanzoTech foi formada por profissionais com experiência em empresas como Dell, IBM, HP e Tivit. Seu foco é integrar soluções de cibersegurança para gerenciar, modernizar e proteger endpoints, infraestrutura local e nuvem no modelo zero trust.

Comunicado da Fundação CASA aos servidores

 



Classif. documental 006.01.10.001
Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente
DRH - DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Comunicado
Número de Referência: 060/2022
Interessado: Divisão de Recursos Humanos
Assunto: Esclarece sobre a compensação da emenda do feriado do dia 15 de novembro, data 
comemorativa da Proclamação da República 
A Divisão de Recursos Humanos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao 
Adolescente - Fundação CASA-SP, no uso de sua competência, e
Considerando o Decreto Estadual nº 67.246 de 07 de novembro de 2022, que dispõe sobre o 
expediente dos servidores nas repartições públicas estaduais no dia 14 de novembro, que recai entre 
o fim de semana e o feriado de 15 de novembro, data comemorativa da proclamação da República.
COMUNICA
Artigo 1º - O expediente nesta Fundação CASA - SP, no dia 14 de novembro de 2022 (segunda-
feira) será facultativo aos setores administrativos da Instituição;
Artigo 2º - Os setores responsáveis pela execução da atividade fim, e os prestadores de serviços 
essenciais, deverão garantir que a prestação do serviço não sofra interrupções, devendo os Centros 
de Atendimento, bem como as Divisões Regionais manter a respectiva organização;
Artigo 3º - Os servidores das áreas de saúde e segurança trabalharão conforme as escalas regulares;
Artigo 4º - Os servidores que forem convocados a trabalhar no dia 14 de novembro de 2022 
(segunda feira), deverão obrigatoriamente atender à convocação, uma vez que é considerado dia 
normal de trabalho, não devendo ser remunerado como horas extras;
Artigo 5º - Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas referentes ao dia 14 de 
novembro de 2022 (segunda-feira), observando a quantidade mínima de 30 (trinta) minutos a 2 
(duas) horas diárias, a partir de 08 de novembro de 2022, com término desta compensação até 

Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente

DRH - DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS

2

31 de dezembro de 2022, sendo que a não compensação acarretará os descontos pertinentes ou a 

falta ao serviço no dia sujeito à compensação;

Artigo 6º - Poderão ser utilizadas para efeito de compensação, no dia 14 de novembro de 2022 

(segunda-feira), Falta Abonada, definida na Seção VIII, do Capítulo I da Portaria Normativa nº 337

/2020, ou Folga em decorrência de serviços prestados ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE, 

devendo, contudo, haver avaliação do gestor imediato quanto a possíveis prejuízos na execução das 

rotinas do setor.

São Paulo, 08 de novembro de 2022.

EDUARDO FRANCISCO CANDIDO DA COSTA 

DIRETOR DE DIVISÃO I EM EXERCÍCIO 

DRH - DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS

FUNDCASASPMEM202211971A

Assinado com senha por EDUARDO FRANCISCO CANDIDO DA COSTA - 08/11/2022 às 15:39:42.

Documento Nº: 56972727-1695 - consulta à autenticidade em

https://www.documentos.spsempapel.sp.gov.br/sigaex/public/app/autenticar?n=56972727-1695



DETRAN divulga abertura de concurso inédito com 366 vagas para candidatos de ensino médio e superior completo

 


8 de novembro de 2022 às 23:56
Compartilhe
Siga-nos no Google News
DETRAN divulga abertura de concurso inédito com 366 vagas para candidatos de ensino médio e superior completo
Foto: JC Concursos
ouça este conteúdo
play_circle_outline

O Detran está com inscrições abertas para seu concurso público no Distrito Federal. São centenas de vagas para candidatos de ensino médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 6,4 mil.

Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou um edital de concurso público nesta semana, visando a abertura de 366 vagas para diversos cargos. De acordo com as regras estabelecidas pela entidade, os interessados já podem se inscrever a partir desta semana. As oportunidades são destinadas a candidatos de nível médio e superior, nos cargos de técnico e analista, com salários iniciais chegando aos R$ 6,4 mil por mês em uma jornada de 8 horas por dia.

Requisitos para concorrer às vagas do concurso público do Detran

Os interessados em concorrer a uma das vagas do concurso do Detran devem cumprir os requisitos exigidos pela entidade:

Artigos recomendados
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto;
  • Comprovar escolaridade mínima para o cargo reconhecido pelo MEC. Para os cargos de nível superior, são aceitas formações em qualquer área;
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos na data da contratação;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, para candidatos do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;
  • Estar em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
  • Não possuir registro de antecedentes criminais;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego, que será comprovada através de exames médicos específicos no processo de admissão;
  • Não ter nenhuma condenação devido a um crime contra a Administração, com trânsito em julgado.

Inscrições e informações adicionas sobre o concurso público Detran DF 2022

Os interessados em participar do concurso do Detran terão entre os dias 10 de outubro e 8 de novembro deste ano para realizar a inscrição por meio do site do IBFC, instituto responsável pela realização do processo seletivo.

concurso público realizado pelo Detran será composto por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, comum para todos os cargos. Está prevista também uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, apenas para o cargo de analista em atividades de trânsito.

PUBLICIDADE

A prova objetiva avaliará os candidatos através de 90 questões de múltipla escolha, divididas entre noções de informática, conhecimentos básicos sobre o Distrito Federal e Língua Portuguesa, além de conhecimentos específicos que variam de acordo com cada cargo. A realização das provas objetiva e discursiva está prevista para o dia 11 de dezembro deste ano.

É importante ressaltar que, do total de vagas oferecidas no Concurso Público, 20% delas são voltadas aos candidatos com deficiência e outras 20% para candidatos que se auto declararem pardos ou negros no ato da inscrição. Para os candidatos hipossuficientes, isto é, possível condição econômica insuficiente, são reservadas 10% das vagas.

Atribuições e salários do Concurso do Detran

O salário oferecido pelo Detran-DF para o cargo de nível médio é de R$ 4.650 para uma jornada de 40 horas por semana.

Já a remuneração do cargo de nível superior é de R$ 6.437,50, também para uma jornada de 40 horas por semana. Fique por dentro das descrições sumárias de cada oportunidade oferecida no concurso do Detran DF.

Técnico em atividades de trânsito (240 vagas)

Responsável por executar atividades ligadas ao suporte no desempenho das atribuições da Carreira Atividades de Trânsito e executar atividades do interesse da área.

Analista em atividades de trânsito (126 vagas)

Responsável por fiscalizar e controlar as atividades das entidades credenciadas, conveniadas ou contratadas pelo Detran DF, coletar dados estatísticos, instruir processos, ministrar cursos voltados para as questões de trânsito, fiscalizar a emissão, guarda e arquivo do Certificado de Licenciamento Anual do Certificado de Registro de Veículos, da Carteira Nacional de Habilitação, da Permissão para Dirigir e outros documentos previstos na Lei.