quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Testes de Covid-19 podem ser abatidos do Imposto de Renda; entenda as regras

 

Queremos saber sua opinião

Por g1

 


Teste se Covid em Manaus — Foto: Divulgação

Teste se Covid em Manaus — Foto: Divulgação

Exames de diagnóstico de Covid-19 poderão ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda 2022, mas o benefício tributário não vale para todos os testes. Portanto, é importante guardar essa documentação e entender as regras do que pode e do que não pode ser abatido.

"Testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. Já os testes realizados em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão ser deduzidos", esclarece a Receita Federal.

Com a chegada da ômicron, aumentou a procura por testes de Covid no país. Dependendo da urgência, o exame chega a custar R$ 700.

Importante destacar que poderão ser informados como despesas de saúde na declaração do imposto de renda de 2022 somente exames feitos no ano passado. Já os testes realizados neste ano poderão ser declarados no IR de 2023.

Gastos com testes de Covid podem ser deduzidos do Imposto de Renda
00:00/02:50

Gastos com testes de Covid podem ser deduzidos do Imposto de Renda

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 deverá começar em março, mas o calendário ainda não foi divulgado pelo Receita.

O especialista Valdir Amorim, consultor tributário da IOB, explica que a legislação do Imposto de Renda permite apenas a dedução de despesas médicas com hospitais, laboratórios e clínicas.

"São dedutíveis as despesas médicas ou de hospitalização efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes. Gastos com compra de remédios e exames/testes de Covid-19 feitos em farmácias não são aceitos pela Receita Federal", afirma.

O benefício tributário, porém, só vale para pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes relacionados na declaração.

Como declarar

Os gastos com testes e exames de Covid devem ser relacionados no campo "pagamentos efetuados" no modelo completo do Imposto de Renda. Basta incluir o nome e CNPJ da empresa onde o exame foi realizado e o valor pago.

Para isso, é necessário ter em mãos a nota fiscal ou documento que comprove a data da despesa, o responsável pelo pagamento, o beneficiário do serviço e o número do CNPJ da clínica, hospital ou laboratório.

É recomendado que essa documentação seja guardada por ao menos 5 anos, que é o prazo fixado pela Receita para uma eventual declaração retificadora ou questionamentos do Fisco.

Quais despesas médicas podem ser deduzidas?

Pelas regras em vigor, há limite de valor a ser declarado para o abatimento de despesas médicas, ou seja, o contribuinte pode declarar todo o valor gasto e deduzir para no cálculo do valor devido.

Ao preencher a declaração, o próprio programa da Receita mostra qual o modelo mais vantajoso, se o simplificado ou o completo. Pelo modelo completo, as deduções permitidas que forem declaradas interferem no valor do imposto a pagar ou da restituição a receber.

São dedutíveis pagamentos a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, além de despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Ficam de fora, basicamente, a compra de medicamentos feita fora dos consultórios e os tratamentos estéticos.

Gasto com internação hospitalar efetuada em residência são dedutíveis somente se essa despesa integrar a fatura emitida por estabelecimento hospitalar.

Já despesas médicas realizadas no exterior podem ser abatidas do imposto de renda desde que devidamente comprovadas.

"Os pagamentos efetuados em moeda estrangeira devem ser convertidos em dólares dos Estados Unidos da América, pelo seu valor fixado pela autoridade monetária do país no qual as despesas foram realizadas, na data do pagamento e, em seguida, em reais mediante utilização do valor do dólar dos Estados Unidos da América, fixado para venda pelo Banco Central do Brasil para o último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do pagamento", explica Amorim.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Operadora que assumiu clientes da Amil se desfaz de planos coletivos

 


APS vai se concentrar em planos individuais e transferiu carteira para a Sobam, que faz parte do UnitedHealth Group, também dono da Amil

Por

|
Operadora que assumiu clientes individuais da Amil se desfez de planos coletivos
Divlugação
Operadora que assumiu clientes individuais da Amil se desfez de planos coletivos

A operadora de saúde APS (Assistência Personalizada à Saúde), que tem recebido a carteira de planos individuais da Amil, transferiu sua carteira de planos coletivos (empresariais e por adesão) para outra empresa, a Sobam, no dia 1º de fevereiro. A movimentação gerou reclamações de usuários.

A Sobam faz parte do UnitedHealth Group, dono da Amil. A nova operação ocorre após a Amil ter transferido, em janeiro, sua carteira de planos individuais e familiares, que soma 377 mil usuários, para a APS. Essa carteira era notoriamente deficitária.

Continua após a publicidade

Com o movimento, a APS, que era uma pequena operadora de saúde com 11 mil usuários até novembro do ano passado, passará a concentrar sua carteira de clientes em planos individuais e familiares. Isso é pouco usual no setor de saúde suplementar, já que essas modalidades de planos têm reajustes regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, portanto, costumam ser deficitárias ou ter margens reduzidas.

Em geral, as operadoras buscam concentrar seus beneficiários em planos coletivos, que tem margens maiores porque podem ter reajustes anuais acima do aumento estipulado pela ANS para os planos individuais.

Em nota, a UnitedHealth afirma que a ANS aprovou a transferência da carteira de beneficiários de planos coletivos da APS para a Sobam nas modalidades Empresarial, PME e Adesão, a partir do dia 01 de fevereiro de 2022.

"Nada muda para os beneficiários, que continuam sendo atendidos pela mesma rede credenciada, amparados pelas mesmas condições das prestações de serviços contratadas e sob as mesmas regras da agência reguladora. Com a transferência da carteira ocorrida, a APS passa a dedicar integralmente à gestão de planos individuais e familiares, inclusive aos que passaram a ser a ela vinculados pela transferência parcial da carteira da Amil", diz o conglomerado em nota

PIS/Pasep: Pagamento do abono começa hoje. Veja como consultar e saber se você tem direito a receber

 

Pagamento inclui os 154 mil trabalhadores que não receberam o abono referente a 2019 por erro. Consulta pode ser feita via app
PIS/Pasep: Pagamento começará dia 8 de fevereiro e será escalonado Foto: Agência O Globo
PIS/Pasep: Pagamento começará dia 8 de fevereiro e será escalonado Foto: Agência O Globo

Receba notícias em tempo real no app.

BAIXAR

RIO — A partir desta terça-feira, os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro com direito ao PIS poderão sacar o abono salarial nas agências da Caixa Econômica Federal.

O governo começa a pagar o benefício anual conforme o mês de aniversário. O pagamento inclui os 154 mil trabalhadores que não conseguiram receber o abono referente ao ano-base de 2019.

PIS/Pasep: Problemas para saber se tem direito ao benefício? Veja o que pode estar errado

No caso do Pasep, o abono será pago pelo Banco do Brasil (BB) a partir do dia 15. Fazem jus ao pagamento servidores e funcionários de empresas públicas. O pagamento será feito de acordo com o número de inscrição no programa.

O calendário deste ano é mais sucinto do que os de anos anteriores, que começavam em julho de um determinado ano e se estendiam até junho do ano seguinte.

Por conta da necessidade de guardar recursos para pagar o auxílio emergencial em 2021, o governo federal adiou para este ano todo o cronograma de liberação do abono.

Dinheiro esquecido: Novo sistema de consulta do BC inicia dia 14. Saiba como ter acesso

Cerca de 22 milhões de pessoas serão beneficiados, num total de R$ 20 bilhões. Para saber se tem algo a receber, é preciso acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital — acessando a aba "Benefícios" e depois "Abono salarial" — ou ligar para o telefone 158.

Quem tem direito

Têm direito ao pagamento aqueles que trabalharam com registro formal em 2022 por pelo menos 30 dias, recebendo, em média, dois salários mínimos nacionais. Também é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.

PIS/Pasep:Pedido de abono salarial atrasado só poderá ser feito em março e terá que ser presencial

Com o aumento do salário mínimo em 1º de janeiro, o valor do abono salarial passou a variar de R$ 101 a R$ 1.212, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor máximo quem trabalhou os 12 meses de 2020.

No caso dos 154 mil trabalhadores que poderão receber o abono de 2019, esses precisam ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.

É preciso também que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos naquele ano, e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.