segunda-feira, 20 de julho de 2020

Brasil tem 80 concursos públicos com inscrições abertas para quase 9,5 mil vagas


Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Por G1

 


Concurso público  — Foto: Divulgação
Concurso público — Foto: Divulgação

Pelo menos 80 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (20) para preencher quase 9,5 mil vagas.

Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Nesta segunda, pelo menos cinco órgãos abrem o prazo de inscrições para quase 400 vagas. O maior concurso é o da Prefeitura e Câmara de Itamarandiba. São 131 oportunidades.

Veja abaixo as informações de cada concurso:

Câmara Municipal de Itauçu (GO)

  • Inscrições: até 18/08/2020
  • 71 vagas
  • Salários de até R$ 1.975,85
  • Cargo de nível fundamental, médio e superior
  • Veja o edital

Prefeitura de Bento Gonçalves (RS)

  • Inscrições: até 31/07/2020
  • 26 vagas
  • Salários de até R$ 1.400,00
  • Cargos de nível médio
  • Veja o edital

Prefeitura de Nova Lima (MG)

  • Inscrições: até 28/08/2020
  • 38 vagas
  • Salários de até R$ 1.652,24
  • Cargos de nível médio
  • Veja o edital

Prefeitura de Rialma (GO)

  • Inscrições: até 10/08/2020
  • 108vagas
  • Salários de até R$ 8.000,00
  • Cargos de nível fundamental, médio e superior
  • Veja o edital

Prefeitura e Câmara de Itamarandiba (MG)

  • Inscrições: até 19/08/2020
  • 131 vagas
  • Salários de até R$ R$ 12.504,56
  • Cargos de nível fundamental médio e superior
  • Veja o edital

Relatório de Reuniões de Sondagem ao Mercado Ação de Impacto Social – Fundação CASA



Com o intuito de apresentar e obter impressões sobre as questões a serem 
consideradas na etapa de modelagem, foram realizadas reuniões individuais de 
sondagem de mercado envolvendo Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com 
conhecimento na área do projeto.
A oportunidade de realização das reuniões de sondagem de mercado foi amplamente 
divulgada na Plataforma Digital de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo, 
bem como no site eletrônico da Fundação CASA, sendo que qualquer interessado 
poderia se candidatar à realização de uma reunião.
Destas reuniões participaram membros do governo e de OSCs, e todo conteúdo 
apresentado na discussão por parte do governo foi gerado a partir de informações 
públicas.
As contribuições descritas neste relatório são exclusivas dos participantes 
das OSCs, não necessariamente refletindo a posição do Governo do Estado 
de São Paulo sobre o tema. 
Data das reuniões: 12/05, 13/05, 14/05, 15/05, 18/05, 19/05, 27/05 e 01/06/2020
Local: devido à pandemia causada pelo COVID-19 e seguindo orientações do 
Governo do Estado de São Paulo, as reuniões foram realizadas online, pela 
plataforma Microsoft Teams.
Participantes das reuniões individuais:
 Ação Educativa
 Arca do Crescer
 Associação Dom Luciano
 Fundação Projeto Travessia
 Humanitas 360
 Instituto Alana
 Instituto C
 Instituto Mundo Aflora
 Instituto Sou da Paz
 Pastoral do Menor Campinas
 Reflexões da Liberdade
 SITAWI – Finanças do Bem 
 Vocação
Contribuições dos participantes da sondagem por tópico:
1. Modelo Jurídico e Atuação em Rede
1.1. Indicaram concordância com o modelo jurídico de termo de fomento, porque 
consideram importante para o atingimento dos resultados que haja 
flexibilidade para trabalhar as diferentes necessidades dos adolescentes, ou 
seja, é importante poder customizar os serviços oferecidos.
1.2. Indicaram que a possibilidade de trabalhar em Rede com outras OSCs é 
importante para a execução do projeto, dada a complexidade do problema 
social a ser enfrentado.
2. Adesão do adolescente ao projeto
2.1.Reforçaram a importância de ser feita uma transição do adolescente entre a 
medida socioeducativa e o projeto, aumentando assim a adesão dos 
egressos.
2.2.Citaram a importância de propor atividades atrativas para obter adesão dos 
jovens, mostrando que o projeto trará oportunidades novas a eles. A 
inspiração de iguais, nesse quesito, é importante. 
2.3. Foi pontuado que a responsabilidade pela adesão deve ser compartilhada 
entre a Fundação CASA-SP e a OSC responsável pelo projeto.
2.4. Uma organização manifestou preocupação quanto à adesão porque muitas 
vezes os adolescentes têm necessidade de renda imediata.
2.5.Citaram que é importante escutar os jovens no processo.
3. Informações sobre os adolescentes
3.1. Informaram que precisam de dados e informações dos egressos de medidas 
socioeducativas para darem continuidade aos trabalhos e melhor planejarem
as ações no pós-medida. 
3.2. Indicaram que é importante terem acesso aos dados do PIA (Plano Individual 
de Atendimento), construído pelos técnicos da Fundação CASA-SP, dos 
egressos que participarão do projeto.


4. Pagamento por resultado
4.1. Indicaram que o pagamento por resultado instiga a organização a conseguir 
resultados melhores. 
4.2. Manifestaram preocupação em relação à manutenção financeira da OSC 
durante o projeto, pois as organizações nem sempre têm financiamento para 
se manter.
4.3. Indicaram concordância com o pagamento por serviço, uma vez que precisam 
de parte do valor para custeio de suas atividades.
4.4.Reforçaram a importância de se prever gastos com transporte, alimentação, 
ou mesmo a criação de uma bolsa para os egressos – seriam medidas para 
incentivar a permanência dos jovens no projeto.
4.5. Foi levantado o ponto de que OSCs menores podem necessitar comprar bens 
patrimoniais, como computadores ou materiais didáticos.
4.6.Ressaltaram a necessidade de se ter em mente que há inúmeras variáveis 
quando se lida com adolescentes.
4.7. Foi solicitada uma explicação mais detalhada, no edital, de como será feito o 
cálculo dos indicadores para fins de pagamento por resultado.
4.8. Os participantes indicaram a importância de se escalonar a meta em relação 
aos pagamentos por resultados, principalmente considerando a sua inovação 
e os riscos inerentes.
4.9.Algumas OSC mostraram preocupação em garantir a qualidade e confiança 
nos dados que serão utilizados para fins de pagamento dos resultados 
(indicadores, metas e apuração dos resultados).
5. Avaliação Independente
5.1. Indicaram a importância da existência de avaliação independente no projeto
como forma de validação de resultados e metas. Consideram também 
essencial para a transparência do projeto.
5.2.Consideram importante que os resultados sejam aferidos por um verificador 
independente para que o projeto vire uma política pública baseada em 
evidência.
5.3.Citaram a importância de que o avaliador independente tenha experiência 
com o tema socioeducativo ou com a área social.
5.4. Informaram ser importante registrar o processo do projeto (qualitativo), até 
para uma questão de aprendizagem, indepentendemente da avaliação dos 
indicadores (quantitativos).

6. Geral
6.1. Indicaram a importância do indicador de frequência escolar e sugeriram que, 
para sua aferição, o próprio adolescente pode fornecer a respectiva 
declaração de frequência escolar.
6.2.Consideraram este um projeto extremamente inovador, reforçando a ideia 
que inovações sociais são imprescindíveis, principalmente quando se trata da 
complexidade da medida socioeducativa no Brasil.
6.3.Reforçaram a importância de serem consideradas questões de gênero para 
as atividades que serão propostas.
6.4.Algumas OSC manifestaram preocupação na relação com outras medidas 
socioeducativas de meio aberto que sejam determinadas para aquele egresso
de medida socioeducativa cumprida junto à Fundação CASA-SP.
6.5. Manifestaram preocupação quanto à situação de pandemia no país. 
Reforçaram que iniciar projetos de relação pessoal, como este, à distância, 
pode prejudicar o projeto.
Disclosure
A realização das reuniões de Sondagem ao Mercado não limita de nenhuma maneira 
as eventuais consultas ao mercado conduzidas por consultores, entidades de 
pesquisa ou organismos nacionais ou internacionais que auxiliem o Governo do 
Estado na estruturação de seus projetos. Estas reuniões tampouco limitam o Governo 
do Estado a conduzir outros modelos de consultas ao mercado, nacional ou 
internacionalmente.
A dinâmica das reuniões e os conteúdos apresentados pelo Governo do Estado de 
São Paulo, incluindo eventuais esclarecimentos, posicionamentos ou afirmações, não 
vinculam as partes e, por isto, não se confundem, substituem ou complementam 
quaisquer aspectos das interações entre interessados e Poder Concedente previstas 
no processo licitatório.
Toda e qualquer informação disponibilizada pelo interessado ao Governo do Estado
durante as rodadas de reuniões importam na anuência de seu uso para a estruturação 
do projeto em questão, não havendo direito de indenização, ressarcimento ou 
compensação de qualquer natureza por parte do poder público ou do parceiro 
privado.
A confirmação, a realização da reunião e a utilização das informações obtidas não 
serão levadas em consideração no processo de pré-qualificação ou habilitação do 
interessado em eventual procedimento licitatório a ser conduzido pelo Governo do 
Estado.

Agente receberá diferenças por falta de alternância em critérios de promoção


O plano da Fundação Casa/SP não previa promoções alternadas por antiguidade e merecimento.

14/07/20 - A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa/SP) foi condenada a pagar a um agente de apoio operacional diferenças salariais referentes ao Plano de Cargos e Salários de 2006. Segundo a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, ao não prever a alternância entre as promoções por antiguidade e por merecimento, o PCS violou a lei, sendo devido o pagamento das diferenças salariais.

Avaliação

O empregado alegou que, em decorrência da implantação do plano de cargos e salários, foi suprimida a avaliação por antiguidade, havendo somente previsão para desempenho e evolução profissional, e pediu o enquadramento no grau superior da sua função. Todavia, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) manteve a sentença que indeferira o pedido.

Diferenças devidas

O relator do recurso de revista do agente de apoio, desembargador convocado João Pedro Silvestrin, destacou o entendimento do Tribunal Regional de que, apesar de o PCS da entidade não observar a alternância das promoções por antiguidade e por merecimento, o Poder Judiciário não poderia substituir o empregador nessa prerrogativa, de modo a conceder progressões salariais. 

No entanto, ele observou que, de acordo com a jurisprudência do TST, o Plano de Cargos e Salários da Fundação Casa/SP, ao não dispor sobre os critérios de promoção por antiguidade e merecimento, de forma alternada, desatendeu aos comandos do artigo 461, parágrafos 2º e 3º, da CLT, o que implica o pagamento das diferenças salariais requeridas. 

A decisão foi unânime. 

Processo: ARR-1869-13.2013.5.02.0082    

O TST possui oito Turmas, cada uma composta de três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

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Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
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Texto designado ao Gilberto, que só causa atritos entre os servidores, tentando rachar a categoria

Texto designado ao Gigi 

Autor Gustavo Justino, agente de apoio socioeducativo


Este tal Gilbeto Brown não passa de um sofista que faz jus a sua alcunha de "Gigi fala tudo".
Sim, fala tudo o que lhe convém, que é de seu interesse mas na verdade não dá a mínima para os trabalhadores do sistema sócio educativo, só quer causar caos e histeria coletiva e certamente tem um fundo ideológico por trás das suas boas intenções.

Utiliza de uma eloquência invejável, retórica toda construída e arrisco dizer que conhece e utiliza alguns estratagemas de Arthur Shorpehauer da arte de sempre ter razão ou no mínimo leu em algum manual barato de persuasão que contenha tal referência.

Fala asneiras com propriedade, utiliza fragmentos de verdade e até mesmo deboche e sarcasmo, além é claro dos palavrões e recursos ad hominem para esconder os equívocos e falta de conhecimento teórico.

É necessário até mesmo recorrer a uma análise hermenêutica para desmascarar sua fala cheia de equívocos em relação ao direito administrativo quando este demonstra não entender a diferença mínima entre empresa pública de direito privado e autarquias fundacionais de direito público.
Até mesmo sua escolha na conjugação dos verbos parece ter interesse em causar histeria.

A categoria não *ficará* em frangalhos como ele afirma mas já *está* em frangalhos e desvalorizada há muitos anos.
Na verdade nunca teve o valor que merece dada a sua relevância social.

E aqui e talvez apenas aqui ele acerta quando fala em relação à política de contenção de gastos da máquina pública dos governos de direita.

Sim está é uma tendência que não somente nossa classe está sujeita mas o funcionalismo público em geral, seja na administração pública direta ou indireta.

Mas não é tão fácil assim dissolver entes estatais e os eventos das demissões na gestão de Alexandre de Moraes nos ensinaram que isto é verdade.

A política de privatização encontrará inúmeros problemas para se concretizar como o fato por exemplo da segurança ser competência exclusiva do estado.

Ora, não é isto que ocorreu  nas gestões compartilhadas?
 No mínimo à segurança continuou sendo competência do estado não podendo ser terceirizada.

E agora, com a dissolução das ONGs e a retomada das unidades plenamente geridas pelo estado temos a prova que está política de privatização fracassou em termos econômicos.
Algo igualmente lamentável pois mesmo os empregados terceirizados que serão demitidos tem tantas necessidades e competências quanto os concursados.

Mas meu escopo não é afirmar que não há motivos para preocupações pois qual servidor quer perder sua tão sonhada lotação próximo a sua residência?
E este fato per si já é motivo para união da classe e não para sua cisão como nestas disputas sindicais.

 Entretanto também não é razão para lamentar a falta de rebeliões nos centros para que a classe seja valorizada como este cidadão tão bem intencionado insinua em seu discurso.

Mas apenas chamar a atenção de que estes são os sinais do tempo, da modernidade batendo à porta como aconteceu com o fechamento de muitas agências bancárias com a chegada dos aplicativos.

Nada, absolutamente nada permanece imutável ainda mais neste mundo líquido moderno onde os resultados são mais importantes do que os fatores humanos.
E o ser humano como sendo o único animal capaz de se adaptar às mudanças no meio deverá aprender a lidar com tais mudanças ou sofrerá com consequências.

Em alguns anos, audiências serão todas através de vídeo conferência, inclusive os fóruns serão ocupados por prédios menores após a experiência home-oficce, o que demandará muito menos recursos humanos.

E por acaso alguém imaginou que tais mudanças não chegariam à fundação casa?
É uma tendência moderna a banalização do sujeito em prol da tecnologia e este fenômeno é geral, não será apenas nossa classe que sofrerá com isto.

Mas não é motivo para se desesperar, pois nosso setor embora não seja valorizado tem relevância social, é serviço essêncial e não será tão fácil nos colocarem na rua.
 É necessário sim nos preparar para o pior mas sempre esperando o melhor e que alguns destes efeitos são datados por conta da pandemia e irão passar.

Gustavo Justino

“Existem mais coisas, Lucílio, susceptíveis de nos assustar do que existem de nos derrotar; sofremos mais na imaginação do que na realidade… Assim, algumas coisas nos atormentam mais do que deveriam; algumas nos atormentam antes do que deveriam; e algumas nos atormentam quando não deveriam nos atormentar. “

Carta XIII, 4 Sêneca

domingo, 19 de julho de 2020

Novo empréstimo Caixa libera saque do FGTS como garantia; VEJA como fazer


Até a totalidade do saque-aniversário poderá ser dada em garantia, o que permite ao trabalhador obter o máximo de financiamento com base nos recursos a que tem direito

Em vigor desde abril, para quem aderiu à modalidade, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi liberado para ser utilizado como pagamento ou garantia de empréstimos com instituições financeiras. A medida, de acordo com o Governo, vai ser válida para linhas de crédito contratadas a partir de 26 de junho.

O último ato que faltava para liberação do uso do FGTS em garantia para empréstimos foi decidido pelo Ministério da Economia, que atualizou o Manual de Orientação às Instituições Financeiras da Caixa Econômica Federal. No fim de abril, o Conselho Curador do FGTS havia aprovado a modalidade de garantia.

Vale lembrar que a garantia representa um bem ou ativo que o tomador do empréstimo dá às instituições financeiras como proteção para possíveis calotes. Em caso de inadimplência, os bancos executam os valores do FGTS, diminuindo, assim, o risco das operações para o sistema financeiro.

Até a totalidade do saque-aniversário poderá ser dada em garantia, o que permite ao trabalhador obter o máximo de financiamento com base nos recursos a que tem direito. Para as taxas de juros praticadas nas operações será usado o teto do consignado no serviço público.

Caixa e BB vão liberar o empréstimo

Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão liberar o empréstimo financeiro com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), modalidade saque-aniversário.

O diretor do Departamento de Gestão de Fundos do Ministério da Economia, Gustavo Tillmann, confirmou que, ao todo, cinco instituições financeiras já podem disponibilizar essa operação.

O diretor confirmou que com a garantia do saque-aniversário, o custo do crédito ficará mais barato para os trabalhadores de empresas privadas.

Anteriormente, o benefício só era dado aos servidores públicos que tem acesso ao crédito consignado com taxas mais baixas. A confirmação foi dada durante entrevista coletiva virtual sobre o boletim Macrofiscal.

“As operações de crédito consignado em maio para setor público chegaram a R$ 230 bilhões, enquanto para a iniciativa privada, eram de R$ 23,8 bilhões.

Isso se deve muito pela falta de garantia nessas operações (para empregados de empresas privadas). O saque-aniversário preenche essa lacuna, popularizando o acesso ao crédito”, disse.

Ademais, muitos trabalhadores, de acordo com informações da Caixa, vão poder solicitar o crédito. Ao todo, são mais de 5,3 milhões de pessoas escolheram o saque-aniversário do FGTS, o que equivale a a distribuição de aproximadamente de R$ 6,7 bilhões por ano.

Veja também: Correntista deve liberar saque até hoje para receber FGTS antecipado