Um dos fugitivos havia sido apreendido há 14 dias por suspeita de agir em assalto com morte de frentista. Corregedoria Geral da instituição e Polícia Civil investigam a fuga.
Por G1 Ribeirão Preto e Franca
Três menores são resgatados da Fundação Casa em Ribeirão Preto
Dois homens armados invadiram a Fundação Casa em Ribeirão Preto (SP) e resgataram três internos na noite desta segunda-feira (1º). Segundo a Polícia Civil, um dos fugitivos é suspeito de agir no assalto a um posto de combustível, que terminou com a morte do frentista Vail Julião. Ele havia sido apreendido há 14 dias.
Em nota, a Fundação Casa informou que a Corregedoria Geral instaurou uma sindicância para apurar o caso. Ainda segundo a instituição, a Polícia Militar foi acionada logo após a fuga e realizou buscas nas proximidades da unidade, mas nada foi encontrado.
Dois agentes socioeducativos, de 50 e 58 anos, foram rendidos pela dupla, que usou uma escada, cordas e alicates para escalar a muralha da unidade, às margens da Rodovia Geovana Aparecida Deliberto, na zona rural de Ribeirão.
Os homens tinham como alvo o Centro Ouro Verde, um dos quatro que funcionam na unidade, e que tem capacidade para 83 internos – nesta segunda-feira, havia 78 menores ali. Os agentes contaram à Polícia Civil que o local não possui câmeras de segurança.
Ainda de acordo com as vítimas, a dupla exigiu a liberação de dois internos, de 16 e 17 anos. Em seguida, os adolescentes indicaram um terceiro, de 17 anos, que também foi liberado. Os fugitivos respondem por tráfico de drogas, roubo e latrocínio.
Um radiocomunicador dos agentes também foi roubado. Peritos do Instituto de Criminalística foram acionados.
Segurança
Em nota, a Fundação Casa informou que a Corregedoria Geral instaurou uma sindicância para apurar os fatos e a Polícia Civil investigará o resgate por meio de inquérito civil. A instituição não respondeu aos questionamentos sobre instrumentos de segurança do local.
“Sobre a área de segurança, por motivo de segurança dos funcionários e adolescentes, a Fundação CASA não pode dar qualquer tipo de informação”, diz o comunicado.
Latrocínio
Segundo a Polícia Civil, um dos fugitivos, de 17 anos, havia sido apreendido em 18 de junho, por suspeita de assaltar uma casa no bairro Vila Maria. Um comparsa dele, de 24 anos, também foi preso. O grupo tentou fugir da PM, foi perseguido e acabou detido.
Na delegacia, os PMs descobriram que o menor era procurado pela Justiça, por suspeita de envolvimento no assalto a um posto de combustível na Avenida Capitão Salomão, em 20 de abril deste ano, que terminou com a morte de um frentista.
O frentista Vail Julião, de 60 anos, morreu baleado e o gerente do posto foi atingido de raspão por um tiro. O ladrão deixou cair um celular no momento em que lutou com as vítimas e foram as informações contidas no aparelho que levaram a polícia ao grupo.
De acordo com a Polícia Civil, o adolescente pilotava a moto usada na fuga do atirador, após o crime. Imagens registradas por câmeras de segurança mostram o adolescente na moto, no cruzamento das ruas Hermínio Morandini e João Nutt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário