quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Ribeirão Preto lidera certificações da Fundação CASA no interior paulista

 Ribeirão Preto lidera certificações da Fundação CASA no interior paulista


A cidade registrou 27 jovens aprovados no Encceja PPL 2025, o maior número entre os municípios do interior do estado

Ribeirão Preto foi o município com o maior número de adolescentes certificados pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025 no interior de São Paulo. Ao todo, 27 jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA conquistaram a certificação dos ensinos fundamental e médio.

 

O destaque vai para o CASA Ribeirão Preto, unidade que obteve 19 certificações — o maior resultado entre os centros de atendimento do Estado, somando conclusões de ensino fundamental e médio.

 

Em todo o Estado de São Paulo, 413 adolescentes conquistaram a certificação em 2025, número 5,6% superior ao registrado em 2024, quando 391 jovens obtiveram o documento. Do total de aprovados neste ano, 250 conquistaram o certificado do ensino fundamental e 163 concluíram o ensino médio. Ao todo, 2.210 jovens realizaram as provas, aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro, em 71 centros de atendimento.

 




Além de Ribeirão Preto, outros municípios do interior que registraram certificações foram Sorocaba (20), Lins (20), São José do Rio Preto (18), Cerqueira César (16), Campinas (14), Iaras (12), Sertãozinho (9), Marília (8), São José dos Campos (8), Mogi Mirim (7), Jacareí (6), Araraquara (6), Irapuru (6), Araçatuba (4), Bauru (4), Piracicaba (2), Limeira (2), São Carlos (2), Botucatu (2), Itapetininga (2), Atibaia (1), Franca (1) e Lorena (1).

 

Na capital paulista, foram 109 jovens certificados. Já na Região Metropolitana de São Paulo, os destaques foram Itaquaquecetuba (26), Santo André (23), Franco da Rocha (18), Guarulhos (11), Osasco (9) e São Bernardo do Campo (1). No litoral, registraram certificações São Vicente (8), Peruíbe (6), Caraguatatuba (3) e Mongaguá (1).

 

“Quando vi que tinha alcançado a nota necessária para conquistar a certificação, senti que estava começando uma nova fase. Tinha parado de estudar antes de entrar na Fundação CASA e achava que não conseguiria terminar. Agora quero fazer um curso técnico, uma faculdade e seguir em frente para dar um futuro melhor aos meus pais”, conta o jovem Cristian (nome fictício), um dos adolescentes certificados no CASA Ribeirão Preto.

 

O Encceja PPL é destinado a pessoas privadas de liberdade que buscam a certificação escolar fora da idade-série adequada. Aplicado nos sistemas socioeducativo e prisional, o exame avalia conhecimentos para obtenção do diploma ou proficiência em disciplinas específicas. Para obter o certificado do ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio, o candidato deve ter 18 anos completos e ter concluído os anos iniciais do ensino básico.

 

A oferta de educação básica nos centros de atendimento é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com aulas ministradas por professores da rede pública estadual. Além do conteúdo regular, os educadores desenvolvem estratégias específicas de preparação para o Encceja PPL e outros vestibulares, com revisões, simulados e reforço nas áreas de maior dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário