Posto da PM próximo ao local foi desativado. Corporação afirma que medida atende a nova estratégia de policiamento.
Por G1 DF
Servidores do sistema socioeducativo do Distrito Federal suspenderam as atividades na Unidade de Internação de Planaltina (UIP), no Distrito Federal, por conta da falta de policiamento no local.
A paralisação, que teve início na terça (9), é contra a desativação do posto da Polícia Militar que fica em frente à unidade. Segundo os servidores, sem o auxílio da PM, há sensação de insegurança.
Em 2016, o Ministério Público recomendou ao Governo do Distrito Federal que determinasse ao Comandante-Geral da Polícia Militar a instalação de postos da corporação na área externa de cada unidade de internação do Distrito Federal.
No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse), Alexandre Rodrigues, todos as unidades foram retiradas. O posto de Planaltina era o último que restava.
"Os agentes estão inconformados, já que a unidade de Planaltina é vulnerável no quesito segurança. Temos históricos de violência na região", afirmou.
Segundo os servidores, durante a paralisação, foram mantidos apenas serviços essenciais. Ao G1, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) informou que as atividades foram parcialmente suspensas como medida de segurança.
No entanto, segundo a pasta, não houve fuga. A Sejus afirmou ainda que "está articulando com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) no sentido de verificar as possibilidades do retorno imediato dos policiais militares".
A Polícia Militar, por sua vez, afirmou que o posto da PM foi desativado em função da "nova estratégia de policiamento". Segundo a pasta, as unidades "estão sendo substituídas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) à pé, bem como o policiamento com viaturas e bases móveis".
A corporação afirma ainda que "o intuito é aumentar a agilidade no atendimento policial e expandir a área de atuação das equipes".
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário