Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral
Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral
terça-feira, 23 de maio de 2017
O que faz: Um Agente Penitenciário
O que faz: Agente Penitenciário
O Agente Penitenciário é responsável por vigiar as instituições prisionais, zelando pela segurança da sociedade, além de manter a integridade física e de saúde dos presos.
Escolaridade:Nível SuperiorSalário médio:R$ 2.600 a R$ 8.900Área de atuação:Segurança
Sobre a profissão
O profissional precisa ter bom tato para lidar com as pessoas, comunicar-se de forma expansiva e franca e deve ter equilíbrio emocional para lidar com as diferentes situações do presídio. Precisa manter o respeito às regras e normas institucionais, postura ético-profissional e capacidade de medir conflitos. Aptidão física é exigência obrigatória.
Mercado de trabalho
O Agente Penitenciário pode atuar em presídios e delegacias em qualquer parte do país.
A rotina do trabalho
Atende, orienta, dá assistência, disciplina do preso. Realiza revista nos presidiários e visitantes, realiza vigilância interna e lida com situações de conflito como rebeliões, fugas etc. Realiza contenção, escolta armada e auxilia a polícia na captura de presos foragidos do sistema penitenciário.
O profissional vigia os presos com a finalidade de assegurar à custódia, de estabelecer a ordem dentro dos presídios, impedir possíveis fugas, encaminhar demandas dos internos para a diretoria, informar possíveis ocorrências e conferir documentos. A atividade engloba também planejamento, organização e a participação de programas e ações para a socialização do preso. Conhecimento das leis e normas do sistema penitenciário são conhecimentos necessários para a atuação da profissão
E NÓS AGENTES DE APOIO SOCIOEDUCATIVO ????????????????
????????
Nós fazemos tudo isso, mas desarmados, além de ter que dar suporte ao trabalho de professores, agentes educacionais, psicólogos, assistentes sociais, redigir relatórios, realizar escolta desarmados, aceitar o descaso da sociedade e das autoridades em relação ao nosso trabalho... Enfim, somos como o ar, essenciais para a manutenção da ordem e disciplina, mas ninguém vê, e só se lembram da gente quando não estamos.
ResponderExcluir