Instituição implementa Forcepoint DLP, solução que mitiga, identifica e isola ameaças, sem impactar operação
A Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do mercado, implementou o Forcepoint DLP na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de São Paulo – Fundação Casa SP. Trata-se de uma solução de segurança com foco na Prevenção de Perda de Dados, ou Data Loss Prevention, que apresenta análise preditiva contra ataques de ransomware, antispam e hacker, por exemplo, baseada em parâmetros estabelecidos a partir das tecnologias embarcadas na solução.
O Forcepoint DLP garante a integridade das informações e permite mapear, classificar e proteger dados ao definir ações preventivas e proativas. “Não é mais necessário ter um problema para só então intervir; a ferramenta envia alertas e notificações por meio de monitoramento constante e, caso necessário, bloqueia a máquina e isola a ameaça da rede. Isso significa trabalhar um passo à frente para evitar invasões de vírus ou ransomware que comprometam o ambiente do seu negócio – e ganhar velocidade na análise de artefatos maliciosos”, comenta o diretor Regional Brasil da Forcepoint, Marcelo Saburo.
Com o apoio dos especialistas de segurança da Brasoftware, a equipe de TI da Fundação Casa implementou as políticas de classificação de dados, atrelado às diretivas de segurança, o que resultou na redução drástica do número de falsos positivos e elevou o nível no controle da informação.
“A ferramenta oferece proteção unificada de dados e IPs para a Fundação Casa, de forma híbrida e multinuvem. Ela tem a capacidade de fazer o monitoramento das duas pontas: consegue analisar o que está on-premise no servidor de arquivos do cliente e o que está sendo replicado para a nuvem por meio de políticas de segurança definidas na solução Forcepoint”, afirma o gerente de Serviços, Rodrigo Rick Vieira.
A solução Forcepoint agrega valor porque mitiga, identifica e isola o problema sem impactar a operação do cliente. Com isso, ela otimiza o tempo dos analistas e, com uma solução robusta, pode gerar relatórios para a tomada de decisões. “Todo o ‘machine learning’ que há por trás da solução é como um canivete suíço para nós, que dispomos de uma equipe enxuta na área, e o papel de autodiagnóstico da ferramenta tem sido muito efetivo em toda a infraestrutura da instituição”, afirma o CIO da Fundação Casa SP, Julio Signorini, CIO da Fundação Casa SP.
Processo de Transformação Digital
Até 2006 conhecida como Febem, a Fundação Casa presta anualmente assistência a cerca de 19,5 mil jovens entre 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado de São Paulo, executando as medidas socioeducativas de restrição. Ao lidar com dados críticos, tutorados pelo Estado, a instituição está em uma crescente com relação ao grau de maturidade de gestão de Dados, bem como em um processo de Transformação Digital contínuo.
Em 2021, a Brasoftware implementou as soluções da Veritas na instituição, com foco na gestão de proteção dos dados da instituição. Nos últimos 18 meses, a Fundação continuou passando por mudanças e a quantidade de dispositivos que operam na rede da passou de 4500 para quase 11 mil dispositivos. Além disso, dos mais de dez mil colaboradores, quase 1.000 estão trabalhando no modelo home office (a tendência é que chegue a três mil até o fim de 2022) e a implantação, portanto, foi mais um importante passo em toda a política de segurança que a instituição vem adotando.
“A análise de risco adaptativa que a solução agregou dentro do nosso parque foi um grande diferencial. Ela traz um dashboard que não tínhamos, como análise de risco comportamental, o tipo de acesso que o usuário tem em mãos, a forma como esse dado é manipulado”, explica Signorini. “Hoje temos um panorama muito abrangente de todo dado armazenado e conseguimos ter um mapa de risco, visto que as informações do adolescente estão debaixo de legislação e há impactos sobre a forma como ele é tratado”, completa.
Por isso, para Vieira não é simplesmente implementar uma ferramenta, mas atuar de forma consultiva e apresentar as melhores soluções de segurança. “A Brasoftware possui uma metodologia madura de implementação, sustentação e consultoria, que nos permite identificar pontos de falha e customizar uma arquitetura de segurança de acordo com as necessidades de cada cliente”, diz.
“Temos compromisso com a qualidade, o prazo e os custos, e para o cliente é muito vantajoso ter uma empresa que pode oferecer esse tipo de garantia”, completa. “Com profissionais certificados e capacitados, a Brasoftware tem sido um parceiro estratégico no processo de política de segurança que temos adotado dentro da instituição”, conclui Signorini
Nenhum comentário:
Postar um comentário