Governo de SP quer privatizar 14 serviços de balsa, incluindo as travessias Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela
atualizado
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São Paulo – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) abriu, nesta sexta-feira (22/11), uma consulta pública para privatizar a gestão dos serviços de balsas no estado em 2025. Ao todo, 14 linhas devem ser concedidas à iniciativa privada, incluindo as travessias Santos-Guarujá, na Baixada Santista, e São Sebastião-Ilhabela, no litoral norte.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, o valor estimado com a privatização dos serviços é de R$ 300 milhões, podendo chegar a R$ 1 bilhão. O contrato de concessão é de 30 anos.
O ex-governador João Doria (sem partido) prometeu, durante a campanha ao governo paulista, em 2018, a privatização. No entanto, ao abrir a licitação, em 2021, nenhum interessado se manifestou. No ano seguinte, o governo suspendeu o edital para revisar os termos e não retornou com a proposta.
Com a concessão, o governo Tarcísio prevê renovar as balsas, reformar os ancoradouros e implementar novos, além de eletrificar todo o processo. A consulta pública ficará aberta até o dia 23 de dezembro deste ano.
Confira quais travessias o governo quer privatizar:
- São Sebastião-Ilhabela (Litoral norte)
- Porto Paraitinga (Vale do Paraíba)
- Porto Natividade da Serra (Vale do Paraíba)
- Porto Varginha (Vale do Paraíba)
- João Bosco-Taquacetuba (Grande SP)
- Taquacetuba-Bororé (Grande SP)
- Bororé-Grajaú (Grande SP)
- Santos-Guarujá (Baixada Santista)
- Bertioga-Guarujá (Baixada Santista)
- Santos-Vicente de Carvalho (Baixada Santista)
- Cananéia-continente (Litoral sul)
- Cananéia-Ariri (Litoral sul)
- Cananéia-Ilha Comprida (Litoral sul)
- Iguape-Juréia (Litoral sul)
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