Agentes na net

Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral

Agentes na net

Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral

quarta-feira, 20 de março de 2024

URGENTE: Câmara aprova fim da saidinhas de presos e texto espera sanção de Lula

 

Por Terra Brasil Notícias
 
 20/mar/2024

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Detentos que estudam ou trabalham mantém direito a saídas temporárias para cumprir carga horária de cursos profissionalizantes

O plenário da Câmara dos Deputadosaprovou em votação simbólica, nesta quarta-feira (20/3), o projeto de lei (PL) nº 2.253/22, que acaba com as saídas temporárias de presos, as chamadas saidinhas. Agora, o texto será enviado para a mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele sancione ou vete a lei. Como o PL foi aprovado por unanimidade na Câmara, a tendência é que o presidente assine a sanção.

Jjjhhggg

Anuncios

O texto foi aprovado pelo Senado em fevereiro deste ano e retornou à Câmara dos Deputados. Na última semana, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, se licenciou do cargo para reassumir temporariamente o mandato de deputado federal. Ele foi relator do projeto quando o texto passou pela Câmara em 2022, e assumiu novamente a relatoria do texto, diretamente no plenário.

O texto abre exceção apenas para detentos que estudam e trabalham. Nesses casos, eles terão direito a saídas temporárias para cumprir a carga horária de cursos profissionalizantes, ensino médio ou superior.

Esta exceção não constava no texto aprovado inicialmente pela Câmara, mas foi incluída pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da matéria no Senado, após mobilização de Sergio Moro (União-PR).

“Permitir que presos que cometeram crimes de diminuta gravidade, sem violência ou ameaça, possam estudar parece ser uma válvula impulsionadora do processo de reinserção do apenado, possibilitando uma reintegração mais efetiva após o resgate das reprimendas a ele impostas”, argumentou Derrite.

O autor do projeto original, deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), criticou as alterações feitas no texto e afirmou que elas acabam com a ressocialização de detentos. “Sair pra estudar e trabalhar não é ressocializar”, ressaltou.

“Nós estamos, por um problema de uma minoria que poderia ser controlada e contida, extinguindo esse direito pra grande maioria”, continuou Pedro Paulo, em discurso no plenário.

Entenda a legislação

Atualmente, a Lei de Execução Penal permite que presos em regime semiaberto sejam beneficiados com a saída temporária, cumprindo requisitos como bom comportamento. As saidinhas costumam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal.

Detentos que tenham cometido crimes hediondos não têm direito ao benefício. Os presos precisam informar o endereço onde permanecerão durante a noite, e são proibidos de frequentar locais como bares e casas noturnas.

Metrópoles

ANTERIORPRÓXIMO
grupo whatsapp

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lascou: Secom culpa Bolsonaro por falha na identificação de objetos sumidos do Alvorada

 MARÇO 20, 2024

Globo tem lucro bilionário após dois anos de prejuízo operacional 

 MARÇO 20, 2024

Marcos Mion e Serginho Groisman brigam feio nos bastidores da Globo 

 MARÇO 20, 2024

URGENTE: Câmara aprova fim da saidinhas de presos e texto espera sanção de Lula

 MARÇO 20, 2024
Receba até R$1.412: Descubra se Você tem Direito ao Abono Salarial! Saiba Mais;

Receba até R$1.412: Descubra se Você tem Direito ao Abono Salarial! Saiba Mais;

 MARÇO 20, 2024

INSS toma nova decisão sobre bloqueio benefício sem prova de vida

 MARÇO 20, 2024
Chegou o Alarme que afasta rapidamente os LadrõesConheça o Alarme mais moderna do mercado, que irá te proteger de qualquer tentativa de invasão em seu imóvel. Agora por até 40% de desconto. Alarme Verisure|
Sponsored
Conheça o Alarme que afasta os LadrõesMuitos estão apostando nessa nova inovação do Mercado. Kit de Alarme com câmera de segurança Arlo®, que irá te proteger de qualquer tentativa de invasão em seu imóvel. Agora por até 40% Off. Alarme Verisure|
Sponsored
Invenção põe fim aos pombos e morcegos invasores em Ribeirão PretoSem utilizar venenos, tecnologia acessível revoluciona mercado de repelentes Repele tudo|
Sponsored
Truque inédito espanta pombos e maritacas para longe de sua casaSem venenos, novo aparelho põe fim as aves invasoras e morcegosRepele tudo|
Sponsored
Assine já um veículo 0Km da MitsubishiEscolha o Modelo e o Plano que Mais Combinam com Você e Viva a Experiência de Dirigir um Mitsubishi 0KmMitsubishi Motors|
Sponsored

© 2023 Terra Brasil Notícias

  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
  •  CONECTE-SE
00:00/00:00
sistema news às 16:25:00
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‹
›
Página inicial
Ver versão para a web
Tecnologia do Blogger.