Objetivo do “Projeto Games” é promover a inclusão digital dos adolescentes em medida socioeducativa, utilizando para isso a plataforma do jogo League of Legends
Em continuidade ao processo de inclusão digital realizado com os jovens em medida socioeducativa na Fundação CASA, a Instituição implantou recentemente um projeto dedicado especialmente aos jogos eletrônicos para computador, utilizando para isso o game online de estratégia e batalhas, League of Legends, mais conhecido como LoL.
A ação, chamada “Projeto Games”, foi criada e desenvolvida pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação CASA juntamente com a Divisão de Tecnologia da Instituição.
O “Projeto Games” é realizado de forma extra-curricular com os adolescentes, após todas as atividades formais da Instituição, como a rotina escolar e de educação profissional básica.
As oficinas são monitoradas pelos profissionais de educação física e, até o momento, ocorrem em seis centros da Instituição, sendo quatro masculinos e um feminino: CASAs Mário Covas e Juquiá (na capital paulista), CIP Ruth Pistori (feminino, também da capital paulista), Sertãozinho (interior – região de Ribeirão Preto), São Vicente (litoral) e Arujá (região metropolitana - Vale do Paraíba).
De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, os jogos online já fazem parte da realidade de muitos jovens e também promovem a inclusão social. “No jogo, por exemplo, os adolescentes trabalharão uma série de conhecimentos, por exemplo, pessoais e psicossociais, como aprender a lidar com a derrota ou a vitória, fair play, concentração, utilizar o raciocínio estratégico, o trabalho em equipe”, comentou.
O período de testes do projeto terminou em janeiro de 2022, e as oficinas serão estendidas aos poucos para todos os centros socioeducativos da Fundação CASA.
Sobre o jogo League of Legends
Desenvolvido pela Riot Games e lançado em 2009, o jogo é ambientado em um mundo de magia, e consiste em batalhas entre duas equipes de cinco avatares cada, conhecidos dentro da plataforma como “Campeões”. Cada jogador pode escolher um dentre 140 tipos diferentes de Campeões para participar das batalhas.
Vence a equipe que criar a melhor estratégia para destruir a base inimiga, precisando, para isso, encarar mecanismos de defesa, como torres e inibidores, e escolhendo três tipos de rotas (trilhas) para ultrapassar uma zona neutra (chamada selva), cheia de oponentes e monstros.
Em 2016, a final do Circuito Brasileiro de League of Legends atraiu mais de 10 mil pessoas presencialmente ao Ginásio do Ibirapuera, para assistirem às partidas de suas equipes de eSports preferidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário