segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Carnaval é feriado, ponto facultativo ou dia útil? Veja a situação nas capitais


Por g1

 


Último carnaval realizado em Maceió em 2020, antes da pandemia de Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Último carnaval realizado em Maceió em 2020, antes da pandemia de Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Por todo o país, os desfiles, blocos e festas foram suspensos para combater a disseminação da Covid-19. Com isso, a pergunta que todos estão fazendo é: e o feriado? Apesar de o carnaval não ser um feriado nacional, alguns estados e cidades declaram feriados locais ou ponto facultativo.

E este ano não será diferente. Enquanto algumas capitais ainda estudam o que será definido, cidades como o Rio de Janeiro e Brasília já anunciaram que os dias em que haveria festa será ponto facultativo. Em Belo Horizonte, por exemplo, não haverá ponto facultativo. (Veja lista abaixo)

Em 2022, a terça-feira de carnaval será no dia 1º de março. Muitas cidades definem ponto facultativo na segunda-feira anterior (28 de fevereiro) e na quarta-feira de cinzas (2 de março).

Contudo, com o avanço da variante ômicron, muitas cidades e estados suspenderam o dia de folga junto com as festas. Sendo assim, nessas cidades, as empresas devem manter os dias de trabalho normais.

LEIA MAIS:

Como se calcula a data do carnaval?
00:00/01:43

Como se calcula a data do carnaval?

Ainda não será desta vez que a folia será aproveitada no formato tradicional. Desde que a OMS declarou a pandemia da Covid-19, em 11 de março de 2020, esse é o segundo ano consecutivo em que o carnaval é afetado pela doença.

Veja abaixo como ficarão os dias de carnaval nas capitais brasileiras:

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

Comentários
Acesse sua Conta Globo e participe da conversa

Veja também

Fantástico

Petrópolis: conheça histórias de quem lutou pela vida em ônibus arrastados por enxurrada

Fantástico revela detalhes do que aconteceu com as pessoas que tentaram se salvar em cima de dois ônibus. São histórias de luta pela vida, de solidariedade e de heroísmo.

20 de fev de 2022 às 20:51

Próximo
Mais do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário