Com intuito de fortalecer as atividades desenvolvidas pelo Sistema Socioeducativo do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) finalizou na quarta-feira, 01, mais um curso de Escolta Tática para os agentes do Sistema Socioeducativo. Promovido pela Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo e ministrado pelo Grupo de Operações Especiais (Gope) do Sistema Penal, o curso está na sua quinta turma e já capacitou mais de cem servidores do Sistema Socioeducativo ao longo das edições.
O curso ocorreu em três dias e foi ministrado para 30 participantes com o objetivo garantir mais segurança para os servidores e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Durante as aulas teóricas e práticas foram repassadas orientações relacionadas a direção defensiva, manutenção de veículos, imobilização, sobrevivência administrativa e outros.
O superintendente de Administração e Proteção do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Claudemir Prevital, ressalta que a ideia é capacitar todos os servidores do Sistema em procedimentos diários. “Já estamos na quinta turma do curso de escolta tática voltado aos servidores do socioeducativo em parceria com Gope. O objetivo é qualificar os agentes para o dia a dia porque sabemos dos riscos voltados ao nosso trabalho e o intuito é prepará-los cada vez mais”, afirmou.
Para o agente de segurança socioeducativo, Lucios Cavalcante Guimarães, o curso proporciona ainda mais preparação para o exercício de duas atividades. “Essa formação continuada vem colaborar com a execução do nosso trabalho, a fim de garantir que quando precisarmos conduzir um adolescente, seja saindo da nossa unidade para o fórum, seja para outros ambientes, estaremos capacitados para entregá-los ilesos e com tranquilidade, preservada a integridade deles e de nós servidores”, disse.
Integração
Além de garantir a capacitação dos servidores, o Curso de Escolta Tática promove a integração entre o Sistema Socioeducativo e Sistema Penal, uma vez que é ministrado por integrantes do Grupo de Operações Especiais (Gope) da Polícia Penal. De acordo com o subcoordenador do Gope e um dos instrutores do curso, Wanderson Silva Veras, a parceria já tem gerado frutos positivos para o trabalho desenvolvido nos Sistemas.
“Essa interação entre a Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo é bem importante. O Gope tem instrutores capacitados e sempre se coloca à disposição para passar esses conhecimentos. Já estamos na quinta turma com mais de 100 agentes socioeducativos formados e percebemos uma melhora nos serviços prestados à sociedade, como a diminuição de acidentes e de evasões durante a escolta”, comemorou.
Interação entre Estados
Além da integração entre os diferentes setores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a capacitação também promoveu a interação entre diferentes Estados, já que o curso contou com a capacitação de três servidores do Sistema Socioeducativo de Santa Catarina.
O agente de segurança socioeducativo, Jeferson Garcia, agradeceu a oportunidade dada pela Seciju. “Para nós é muito gratificante sair de Santa Catarina e vir até o município de Palmas fazer parte desse curso. Adquirimos bastante conhecimento e tivemos o aprimoramento de algumas técnicas aprendidas em cursos operacionais, além de aprendermos algo novo, também estamos conhecendo nossos colegas de profissão, por isso, agradecemos muito a oportunidade”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário