segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Revisão do FGTS vai pagar média de R$ 10 mil para cada trabalhador

 


Imagem por @leonidassanatana / freepik / editado por Jornal Contábil

Imagem por @leonidassanatana / freepik / editado por Jornal Contábil

A Revisão do FGTS ainda causa dúvidas na cabeça dos trabalhadores, isso porque, muitos desconhecem até mesmo do que se trata. Em poucas palavras podemos dizer que a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo afastar a TR (Taxa Referencial) de correção mensal do FGTS, pois a mesma não acompanha a inflação. E com isso aplicar outra mais vantajosa.

Mensalmente o FGTS perde seu poder de compra, e a ação busca tal reparação. A TR desde 1999 faz o trabalhador perder seu poder de compra, a inflação “engole” o seu dinheiro depositado na conta fundiária.

O desejo dos trabalhadores é que o FGTS tenha sua correção monetária baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) que tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias.

A substituição da TR para o IPCA, por exemplo, pode garantir um ganho de milhares de reais para cada trabalhador que tem ou teve valores depositados nas contas do Fundo de Garantia em qualquer momento de 1999 até hoje. Mesmo que você já tenha sacado o saldo terá direito a revisão.

Segundo a startup LOIT, que disponibiliza um serviço gratuito de cálculo, o valor médio das revisões gira em torno de R$ 10 mil por pessoa.

Mas o trabalhador precisa ficar atento, este valor pode variar para mais ou para menos de acordo com o tempo que o dinheiro esteve depositado no fundo, e claro, com a quantia depositada.

Sendo assim, quanto mais tempo de trabalho e quanto maior for o salário, maior será o valor da Revisão do FGTS. Para você ter uma ideia acesse http://fgts.loitlegal.com.br e faça o cálculo gratuito.

Caso você já tenha sacado todo o saldo do seu Fundo de Garantia, mesmo assim poderá entrar na revisão pois o valor do saque poderia ser maior com a correção adequada da inflação.

Para realizar o cálculo você vai precisar do extrato que poderá ser solicitado no aplicativo Caixa FGTS.

Para quem é advogado e deseja fazer o cálculo da revisão para o seu cliente, saiba que existe o serviço ELI FGTS que está disponível em http://fgts.elibot.com.br.

Decisão do STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá decidir uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) de 2014 que pede a troca do índice de correção monetária para as contas vinculadas ao FGTS. O julgamento estava marcado para 13 de maio deste ano mas acabou sendo adiado pelos ministros sem uma nova data para voltar a discutir o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário