Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral
Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
Com Fundação Casa 'lotada' em Campinas, adolescente que matou namorada é internado na capital
Com Fundação Casa 'lotada' em Campinas, adolescente que matou namorada é internado na capital
Segundo a instituição, centro de internação provisória atende ao limite de jovens infratores desde o dia 5 de janeiro.
Por G1 Campinas e região
09/01/2019 09h00 Atualizado há uma hora
Local onde menina de 13 anos foi morta pelo namorado, de 17 anos, em Campinas (SP) — Foto: Daniel Mafra/EPTV Local onde menina de 13 anos foi morta pelo namorado, de 17 anos, em Campinas (SP) — Foto: Daniel Mafra/EPTV
Local onde menina de 13 anos foi morta pelo namorado, de 17 anos, em Campinas (SP) — Foto: Daniel Mafra/EPTV
Por falta de vaga na unidade da Fundação Casa para internação provisória de Campinas (SP), o adolescente de 17 anos apreendido pela Polícia Militar após matar a namorada de 13 anos com um tiro no Jardim Flamboyant no dia 4 de janeiro está internado em um centro socioeducativo da capital.
De acordo com a Promotoria da Infância, o jovem teve a internação provisória de 45 dias decretada pela Justiça no dia seguinte ao crime, e foi transferido para São Paulo (SP).
Segundo a Fundação Casa, o fato ocorre pois o centro socioeducativo Rio Amazonas, unidade da cidade para este tipo de medida, está operando com sua capacidade máxima desde o dia 5 de janeiro: 36 adolescentes.
"Sendo assim, como a Instituição não pode ultrapassar esse limite de jovens e pela gravidade do ato infracional e, principalmente para garantir a sua segurança, o adolescente em questão está sendo atendido em um centro da Capital. Vale ressaltar que a Fundação disponibiliza verba de transporte aos familiares", informa, em nota.
Ainda segundo a Fundação Casa, "assim que for decretada a internação definitiva (de até 3 anos), o adolescente será transferido para um centro socioeducativo mais próximo de seu local de moradia. Por motivo de segurança, a instituição não poderá dar a localização."
De acordo com a Fundação Casa, os outros quatro centros de Campinas operam dentro da capacidade.
CASA Andorinhas - capacidade 64; lotação 53
CASA Campinas - capacidade 64; lotação 53
CASA Jequitibá - capacidade 72; lotação 62
CASA Maestro Carlos Gomes - capacidade 64; lotação 54
Milena Optimara Soares Cardenas, de 13 anos, foi morta pelo namorado, de 17, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução/Facebook Milena Optimara Soares Cardenas, de 13 anos, foi morta pelo namorado, de 17, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução/Facebook
Milena Optimara Soares Cardenas, de 13 anos, foi morta pelo namorado, de 17, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução/Facebook
Feminicídio
A morte da adolescente Milena Optimara Soares Cardenas, de 13 anos, vítima de um tiro na coxa, foi registrada como feminicídio pela Polícia Civil, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Um rapaz de 17 anos, que morava com a vítima, foi apreendido em flagrante pelo crime.
De acordo com a Polícia Militar, o casal de adolescentes morava sozinho em uma casa no Jardim Flamboyant havia pelo menos seis meses. Vizinhos contaram aos policiais militares que escutaram barulho de tiro e encontraram a menina no imóvel.
Ainda no hospital, uma testemunha indicou que o suspeito do crime seria o namorado. A PM localizou o rapaz de 17 anos na espera da unidade médica e, segundo a corporação, o adolescente negou a autoria do crime no primeiro momento.
Arma utilizada para matar adolescente em Campinas (SP) está atrás do sofá, no imóvel onde o casal morava — Foto: Polícia Militar/Divulgação Arma utilizada para matar adolescente em Campinas (SP) está atrás do sofá, no imóvel onde o casal morava — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Arma utilizada para matar adolescente em Campinas (SP) está atrás do sofá, no imóvel onde o casal morava — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Depois, de acordo com a Polícia Militar, o jovem confessou o crime e levou os policiais até o imóvel, onde indicou a localização da arma, atrás de um sofá. O revólver calibre 32 foi apreendido. A motivação do crime, no entanto, não foi esclarecida.
Segundo informações da Polícia Militar, o adolescente já tinha sido apreendido outras vezes por receptação de celular roubado e porte de drogas
Nenhum comentário:
Postar um comentário