terça-feira, 4 de setembro de 2018

Sob Alckmin, estado perde o 1º lugar na educação básica

Sob Alckmin, estado perde o 1º lugar na educação básica

Paulo Saldaña e Estêvão Gamba
Folha de S.Paulo
Na semana passada, em entrevista ao Jornal Nacional, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à Presidência da República e ex-governador, disse que o estado de São Paulo tem a melhor educação do país. Não tem mais.
A rede de ensino paulista perdeu a liderança no principal indicador de qualidade da educação básica.
Ficou para trás tanto em duas etapas do ensino fundamental quanto no ensino médio, onde a situação é mais grave.
A radiografia aparece no mais recente Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação), de 2017, produzido a cada dois anos e divulgado ontem pelo governo federal.
Na edição anterior, em 2015, São Paulo liderava nos anos iniciais (5º ano) e nos finais (9º ano) do ensino fundamental e no médio.
Resposta
O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem por meio de nota que o estado "está no caminho correto, já que seus estudantes tiveram crescimento nas provas de matemática e português".
"A perda de posições no ranking elaborado pela imprensa aponta que, apesar do crescimento paulista, outros estados avançaram mais, o que é positivo para o país", disse.
A Secretaria da Educação, gestão Márcio França (PSB), disse que há "a necessidade de aperfeiçoar" a educação.
"A pasta reconhece resultados importantes, o esforço dos profissionais da rede estadual, porém, ações como a valorização do professor e o investimento em tecnologia de ponta, com lousas digitais, são fundamentais para avançar a qualidade."
(Colaborou Bernardo Caram

Nenhum comentário:

Postar um comentário