Criação do Dia do Servidor Público 'Bonito Esteticamente' em Petrópolis, RJ, é alvo de críticas na internet
Lei do vereador Márcio Arruda foi sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi e publicada no Diário Oficial do Município na terça-feira (21).
Por Ariane Marques, G1 Região Serrana
A sanção da Lei que criou o Dia do Servidor(a) Público Municipal ‘’Bonito Esteticamente”, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está repercutindo nas redes sociais. De autoria do vereador Márcio Arruda, a Lei nº 7.587 foi sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi e publicada no Diário Oficial do Município em 21 de novembro.
Em nota à Inter TV, a Prefeitura explicou que a sanção ocorreu por não haver impedimento legal.
"O referido projeto de lei foi apresentado pelo vereador Márcio Arruda, tramitou na Câmara de Vereadores, onde passou por todas as comissões e foi aprovado em duas votações. Após a aprovação no Legislativo, o projeto foi remetido à prefeitura. Uma vez que e não existe nenhum impedimento legal, a Lei foi sancionada".
O G1 tenta contato com o autor da Lei, vereador Márcio Arruda. Assim que houver uma posição, essa reportagem será atualizada.
A proposta da Lei é a realização anual, no mês de dezembro, de um concurso de beleza entre os servidores, sendo o primeiro em 8 de Dezembro no Teatro Dom Pedro. No texto, o autor explica o regulamento e o cunho social do projeto.
"O concurso não poderá exceder a 10 (dez) participantes que receberão um número de 1 a 10, por sorteio; Os participantes desfilarão graciosamente; Cada participante colaborará com a venda de 10 (dez) ingressos; O valor do ingresso será de R$ 20,00 (vinte reais), visto se tratar de evento beneficente; A venda dos ingressos será revertida para 3(três) Instituições de Caridade, sendo uma de idosos, uma de deficientes e uma de crianças, a critério das primeiras damas do Executivo e do Legislativo; A entrega do valor apurado às instituições será feito pela 1ª Dama do município de Petrópolis e a 1ª Dama do Poder Legislativo; Se eventualmente houver despesa, serádescontada dos ingressos vendidos..."
Mesmo esclarecendo o lado social da proposta, muitos interpretaram como preconceito o "Bonito Esteticamente" presente no título da Lei e postaram a indignação na internet, alguns parecendo não acreditar na publicação.
"Não é possível!"
"Parece mentira!"
"Será que a chamada para o concurso público quando tiver será 'candidatos de boa aparência'".
"Porque ele não cria os (vários) dias sem leites para as crianças...sem frutas e legumes nas escolas...que decepção!"
"Seria algum tipo de preconceito com os servidores 'feinhos esteticamente'?
Um vídeo também foi postado na internet chamando atenção para a Lei Municipal. Na imagem, aparece um homem dançando em uma boate simbolizando um servidor público 'bonito esteticamente'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário