Jovens da capital e de cidades próximas mostram seus talentos musicais no Sesc Santo Amaro
Cerca de 700 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 58 centros no Estado de São Paulo participam da edição 2016 do MUSICASA, o Festival de Música da Fundação CASA. A primeira das quatro apresentações na capital paulista aconteceu nesta quinta-feira (14 de setembro), no Sesc Santo Amaro.
As outras três exibições serão nesta quinta-feira (15 de setembro) e nos dias 20 e 21 de setembro, respectivamente terça e quarta da próxima semana.
Nessa etapa participam 388 jovens internados em 38 centros socioeducativo de São Paulo e cidades próximas da Região Metropolitana e de regiões como Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral.
Os centros socioeducativos localizam-se na capital, Arujá, Itaquaquecetuba, Santo André, Osasco, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, Atibaia, Bragança Paulista, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba, São Vicente, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Campinas, Mogi Mirim, Piracicaba e Sorocaba.
Todos mostram seus talentos com a música, em canções próprias ou releituras de grandes sucessos da música popular brasileira, rap, samba, dentre outros gêneros.
Funcionários da Fundação CASA e educadores de organizações parceiras também podem participar das apresentações dos jovens. O tema deste ano é o protagonismo juvenil no século XXI.
“Queremos saber o que os adolescentes que cumprem medida socioeducativa têm de protagonistas, quais são suas ideias de participação na sociedade? Qual sua esperança no amanhã? O que fazem ou pensam fazer olhando para o futuro?”, destaca o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo.
Ao todo, são sete apresentações em diferentes regiões do Estado. A primeira ocorreu no dia 1º de setembro no Teatro Municipal de Botucatu, em Botucatu.
O Festival contará com outras duas apresentações no mês de setembro nas cidades de Araraquara e São José do Rio Preto. O evento não possui caráter competitivo.
O MUSICASA
O MUSICASA é um festival de música que envolve centros socioeducativos de todas as regiões do Estado de São Paulo. Além dos adolescentes, alguns funcionários e educadores de organizações parceiras também estarão no palco ao lado dos jovens tocando, cantando e dançando.
Neste ano, o MUSICASA terá a participação de aproximadamente 700 adolescentes internados em 58 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O tema é protagonismo juvenil.
O evento é promovido pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA e tem como objetivo estimular a criatividade na linguagem musical e promover a interação e troca de experiências entre adolescentes de diferentes centros socioeducativos.
Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação CASA conta com a parceria do SESC Santo Amaro para a realização do evento. De acordo com a gerente do SESC, Claudia Darakjian, abrir as portas para os jovens da Fundação é um privilégio uma vez que vai ao encontro dos objetivos da instituição. “Temos como prerrogativa valorizar o trabalho humano e educativo, valorizar as pessoas e dar a elas autonomia”, comentou.
No repertório, canções originais e releituras de composições conhecidas, compostas pelos jovens, com o apoio dos funcionários e professores das organizações não-governamentais parceiras nas oficinas de música nos CASAs. Os ritmos variam: pagode, rap, funk, entre outros.
As organizações parceiras da Fundação CASA que participam do evento são: Projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário