O objetivo foi ensinar sobre a importância do sistema penitenciário na segurança pública
Agentes de Segurança do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-9) ministraram palestra para uma turma de 70 alunos do Ensino Fundamental II da Escola Adventista de Marília. A ação ocorreu em outubro e teve como objetivo explicar sobre a importância do sistema prisional na segurança pública, além de falar um pouco da rotina dos policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
O bate-papo com os estudantes abordou sobre a atuação do GIR em situações de risco dentro dos estabelecimentos penais, tais como: intervenções em motins, remoções internas de presos, tentativas de fuga e realização de ações preventivas relacionadas à área de segurança. Os profissionais da SAP também citaram sobre a relevância do trabalho dos agentes penitenciários, sobre a criminalidade e o efeito negativo do uso de entorpecentes.
Há 15 anos no GIR-9, o comandante da tropa, Acir de Melo Prata, disse que, para ele, essa foi uma das missões mais importantes da sua trajetória vestindo a farda preta. Já a policial penal Ana Paula Miranda expressou a satisfação em fazer parte da iniciativa: “Foi um momento ímpar em que pudemos ensinar os adolescentes sobre a função dos servidores da SAP, que trabalham com tanta dedicação, a fim de que a sociedade desenvolva uma imagem construtiva sobre o sistema prisional”, relatou.
O projeto contou com a participação das equipes operacionais do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho e da Penitenciária de Marília. A ideia é que as palestras possam atender alunos de outras faixas etárias de colégios da cidade e região.
CEP: 02033-000 - Fone: (11) 3206-4700 - E-mail: faleconoscosap@sp.gov.br | Localização
Agente penitenciário policial penal não.
ResponderExcluir