O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores ano que vem. Entenda melhor a seguir
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O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores no ano que vem. O pagamento do abono foi adiado por causa da suspensão do abono salarial em 2021.
Por causa do atraso no pagamento do PIS/Pasep, é previsto que os valores relacionados a 2021 sejam feitos em 2023 e que os de 2022 sejam realizados no ano seguinte.
Contudo, o Governo Federal ainda não disponibilizou os detalhes sobre os pagamentos. Sendo assim, os trabalhadores só poderão retirar as quantias referentes aos anos de 2019 e 2020, que já estão liberadas. Continue a leitura para conhecer mais informações sobre o abono Pis/Pasep.
Tabela de conteúdos
O que é o Abono salarial?
O Abono Salarial é um benefício anual no valor de um salário mínimo que esteja vigente na data do pagamento. O abono é garantido para trabalhadores que recebam até dois salários mínimos mensalmente de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP.
É necessário que tenham exercido atividade remunerada por até 30 dias no ano-base, e que estejam cadastrados por no mínimo 5 anos no PIS-Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
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Quem pode sacar o PIS/Pasep?
Agora, para acessar o benefício, é exigido que o contribuinte cumpra os requisitos abaixo:
- Ter cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Ter recebido mensalmente até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter trabalhado por no mínimo 30 dias no ano-base;
- Ter os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) /eSocial.
Como consultar o PIS/Pasep?
Quem desejar consultar se têm direito aos valores ‘esquecidos’ deve ligar para o telefone 158, ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. E mais, você poderá utilizar os canais de atendimento das instituições financeiras, veja como:
Para o PIS: colaborador de empresa privada
- App Caixa Trabalhador;
- Site da Caixa;
- Pelo número: 0800 726 0207.
Para o Pasep: servidor público
- Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- Demais cidades: 0800 729 0001;
- Deficientes auditivos: 0800 729 0088.
Quem não receberá o benefício mesmo tendo trabalhado em 2021?
Então, é importante ficar atento para saber se você tem direito ou não de receber o benefício caso tenha trabalhado em 2021. Confira quem não recebe.
- Empregado (a) doméstico (a);
- Trabalhadores urbanos contratados por pessoa física;
- Trabalhadores rurais contratados por pessoa física;
- Trabalhadores contratados por pessoa física semelhante a jurídica.
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